quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

PORTUGUESA COM O CASAL LENNON


O jornalista neerlandês Jan-Cees ter Brugge acredita que a empregada de hotel que está nesta fotografia com o casal Lennon é portuguesa e se chama Maria de Soledade de Alves.

A portuguesa trabalhava no Hilton de Amesterdão quando em Março de 1969, de 25 a 31, John Lennon e Yoko Ono protagonizaram a famosa Bed-In.

Jan-Cees ter Brugge está a coordenar um documentário e a escrever um livro sobre esta acção militante do casal Lennon e anda desesperadamente à procura desta portuguesa ou de familar (também eu já andei à procura, sem sucesso - nota do editor).

Alguém ajuda?

16 comentários:

josé disse...

Uma ajuda:

Na Conservatória de Registos Centrais, está arquivado todo o registo de pessoas nascidas em Portugal. Basta uma consulta, às primeiras décadas do seec. XX, pelo nome. Aposto que é pessoa do Norte.

Para a Holanda, em 1968-69, era a emigração. Pelo ar da senhora, teria para aí 50 anos. Pode ter sido casada com um emigrante e arranjado emprego no Hotel.
O Hotel provavelmente terá registos ou memória das pessoas estrangeiras que por lá passaram a trabalhar.

Duas pistas.

Jack Kerouac disse...

E dáme a ideia que os colchões são "Coelima".

Anónimo disse...

Na internet há referência a várias Maria Soledade Alves...

Será que a embaixada holandesa ou o consulado português em Amsterdão/Holanda não poderão ajudar.

A Senhora deverá ser bem velhinha ou já faleceu.

daniel bacelar disse...

Caro JACK (PAULO)
Tens tôda a razão,não há dúvida nenhuma que são "Coelima".
Além disso,segundo me contaram (não se confirma!!)na altura desta fotografia,o Hambiente estava bastante "pesado" pois o John acho que se passou e perguntou á senhora:
Let's make a trio????
A Yoko embezerrou,e os tipos da "Coelima"que tinham gasto uma pipa de massa a patrocinar esta "espontânea" demonstração de "make love not war" estavam a ver que iam perder dinheiro.
De qualquer maneira consta que foi um "fiasco",pois o John para desespero da Yoko,esteve uma semana em "contemplação"para igual desespero dos cameramen pois não houve meio de se resolver a.....ao vivo.
Claro que constou logo que a culpa era dos colchões,e caro Jack (PAULO)foi muito chato,pois daí a pouco tempo a "Coelima" foi á falência.
Azares,pois deviam saber que já naquela altura o John já não dava uma para a caixa...

Unknown disse...

Caro Daniel Bacelar. Confesso que não entendi a sua graça se é que teve alguma. Estará a imitar o Herman, jah k se diz tão fã?

João

daniel bacelar disse...

Caro amigo João
Os meus agradecimentos por me comparar ao Herman (espero que na sua primeira fase).
Lamento que tenha perdido tanto dinheiro em acções da "Coelima" e que desde que ela faliu tenha ficado tão mal disposto.
São coisas da vida,umas vezes ganhamos,outras perdemos!!!!
Não tenho culpa que se tenha metido em tão "maus lençois"!!!!
Vá lá!!!Sorria!!!
A VIDA SÃO DOIS DIAS!!!!

Anónimo disse...

Eu continuo a achar que se trata da minha tia Ermelinda...

Anónimo disse...

Não pára de me espantar esta versão burguesa suburbana do Jack Kerouac e o fino sentido de humor do Daniel Bacelar. Sim senhor!
JB

Anónimo disse...

Realmente esta fotografia presta-se a inúmeras interpretações.
Cá para mim o Lennon está com ar de quem pensa, "esta gaja nunca mais se despacha a fazer a cama? Todos iguais estes tugas! Se calhar é melhor dar-lhe uma ajudazinha..."
Já a Yoko, com aquele ar resignado, deve estar a milhas, provavelmente a pensar como sacar mais uns milhões à custa dos Beatles...

daniel bacelar disse...

Caro Anónimo
Se se confirma que era a tua tia Ermelinda,parabéns pois nem imagina do que é que se safou!!
Caros Anónimo,João e Paulo (jack)
E que tal se alinhassem no "cozido á portuguesa" organizado pelo Rato no próximo dia 25???
Não garanto que dure uma semana em nome do "Peace and Love" como o do John,mas pelo menos durante uma ou duas horas a malta vai-se divertir em grande.
Ex.mos meninos Paulo (jack) e Luis (ié-ié)
Na ultima lista de presenças,não vi lá os vossos nomes!!!!
Será que estão distraidos ou por qualquer razão particular não podemos contar com a vossa imprescindivel presença????

Um abraço para todos e para a tia Ermelinda,claro!!!!

ié-ié disse...

Cozido? Qual cozido?

LT

Rato disse...

à portuguesa, claro...

Anónimo disse...

Eu também quero ir ao cozido, talvez encontre por lá o meu sobrinho. E prometo levar a fronha da almofada onde o John dormiu para um pequeno leilão...à portuguesa!
Onde é que me posso inscrever?

Rato disse...

Cara Tia Ermelinda
As inscrições estão abertas a todos os frequentadores deste blog. No seu caso é grátis, desde que não se esqueça da fronha, é claro. E desde já sugiro que a base de licitação sejam 300 euros (por si, pelo John e pela Yoko também)

daniel bacelar disse...

Meus amigos
Estou em estado de Graça!!!
Esta noite o John apareceu-me em sonhos e segundo me disse está chateadissimo LÁ EM CIMA pois segundo parece aquilo é só Novenas e Missas a toda a hora,anda doido por fumar um "bom charro",mas o J.Cristo só se ganza com material ordinário,e está farto de ver a Yoko a dar-lhe cabo dos milhões.
Manda um grande abraço para a Tia Ermelinda (essa ficou-lhe atravessada pois deu-lhe uma grande nega,mas LÁ está á espera dela para recuperar o tempo perdido,segundo parece a Yoko não era ....grande coisa)
Segundo vi está com óptimo aspecto,e talvêz nos faça uma visita no pròximo cozido à portuguesa no dia 25.

daniel bacelar disse...

Meus amigos
Isto não tem nada a ver com o John Lennon,mas esta tarde peguei na minha Ermelinda e fui ao cinema vêr o novo filme português de acção "CONTRATO".
Só lhes digo que há muito tempo não via um filme tão bom,bem interpretado e realizado como este.
Atá parecia que estava a assistir a um "thriller " inglês ou americano.
O cinema português está de parabéns e sugiro que peguem nas vossas Ermelindas e vão vê-lo.
Acreditem que não é tempo perdido!!!!