quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

GEORGE FORMBY


EMPORIO - EMPRCD 777 - 1997

It Could Be - We've Been A Long Time Gone - Mad March Hare - You Don't Need A License For That - Our Hanny's Gone All Yankee - Swim Little Fish - It's In The Air - Keep Fit - Said The Little Brown Hen - If I Had A Girl Like - Up In The Hair And Down In The Dumps - She's Got Two Of Everything - Leaning On A Lamp Post - Auntie Maggie's Remedy - The Window Cleaner (When I'm Cleaning Windows) - The Emperor Of Lancashire - Bell Bottom George - Mr. Wu's A Window Cleaner Now - Chinese Laundry Blues - Why Don't Women Like Me

A propósito de Lonnie Donegan - que os Beatles veneravam -, lembrei-me de outra figura dos anos 50 muito querida dos quatro de Liverpool, especialmente de George Harrison que, diz a lenda, foi mesmo presidente do seu clube de fãs.

Trata-se de George Formby, que tem uma fugaz presença no vídeo do single póstumo dos Beatles, "Free As A Bird", exímio tocador de banjo e de cavaquinho.

2 comentários:

Jack Kerouac disse...

A propósito de Beatles, Skiffle e George, eu tenho quase a certeza, embora não aposte 1 M de dólares, que apesar de se dizer que o George Martin antes dos Beatles só tinha produzido musica de orquestra ou clássica, dizia eu que antes ele chegou a produzir pelo menos um disco de Skiffle, não me lembro é de quem....

ié-ié disse...

Mas quem é que disse que George Martin só tinha produzido música clássica? Eu até acho que ele não produziu qualquer música clássica. Ele tem sim formação clássica.

Quando tomou conta dos Beatles, até era mais conhecido pelas produções de Dick James, Peter Sellers, Spike Milligan, Peter Ustinov, Rolf Harris, etc.

Até jazz, GM produziu. O grupo a que te referes, eu acho que são os Vipers, de quem Paul McCartney também fez uma versão ("No Other Baby").

LT