terça-feira, 13 de janeiro de 2009

XUTOS: 30 ANOS


Os Xutos e Pontapés celebraram hoje 30 anos de carreira com uma festa muito in no abandonado Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa.

Longe vão os tempos em que os Xutos actuavam para 7 pessoas no Rock Rendez-Vous, conforme assinalava João Megre.

Toda a gente foi à festa, até o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, que, em vez de resolver o problema do Pavilhão, foi lá beber uns copos à borla. Que país este! Já a presença da esquerda caviar, Francisco Louçã, não foi de estranhar.

Muitos músicos portugueses marcaram presença, Rui Veloso, Rui Reininho, Paulo Gonzo, Sérgio Godinho, Rui Pregal da Cunha, Fernando Cunha, etc, mas, curiosamente, nenhum deles assistiu ao showcase dos Xutos, optando pelas cervejas à borla e pelos peixinhos da horta.

Como quer que seja, a nova música dos Xutos é mais do mesmo, o que não quer dizer que seja intragável.

"Eu já editei isto há umas décadas atrás", confidenciava um ex-executivo discográfico perante uma das novas músicas dos Xutos.

Mas a tirada da noite pertenceu a um cinzento da Optimus - o novo patrão dos Xutos - quando revelou que um estudo da sua empresa indicava que os Xutos eram a banda nacional e internacional preferida pelos portugueses entre os 14 e os 19 anos.

Só contaram mesmo para você!!!

Ah! A coisa mais engraçada da noite foi o creme de cenoura (ou coisa que o valha) em copos de shot!!!!!!!!!

E, sim, os Xutos são uma instituição do rock em português!

3 comentários:

Jack Kerouac disse...

Tá visto que também comeste á pala dos "Contentores" :)

daniel bacelar disse...

Meus queridos amigos
Tenho uma confissão a fazer:
Sou um fan incondicional dos XUTOS.
Num ("país"????) onde ninguém se entende e onde a maledicência e a dôr de cotovelo são modos de vida,considero os Xutos um exemplo de amizade pois manterem-se juntos ao fim de 30 anos é algo a que não estamos habituados.
Todos conhecemos o nosso triste hambiente artistico onde como uma vêz se prova por este artigo os "amigalhaços" vão lá pelo croquete e pelas bejecas á borla ou para um sorriso idiota para qualquer CARAS ou revista do estilo.
Nunca tive o prazer de os conhecer pessoalmente apesar de os ter seguido desde miudos roqueiros,no VÁ-VÁ e na Av. de Roma mas aqui lhes deixo um grande abraço pois para mim são um exemplo a todos os níveis neste triste (país???).
Houvesse mais XUTOS,e talvêz nos tivessemos realmente tornado em qualquer coisa de jeito.

Jack Kerouac disse...

Os Xutos já são uma instituição, eu comparo-os, e espero que o filhote não me mande com algum coco vazio na cabeça, aos Rolling Stones, salvos as devidas proporções. Não surpreendem, mas também nunca desiludem, são garante de bons espectáculos, e de bom Rock. Como diz e bem o Daniel, são um bom exemplo de camaradagem e amizade, e passaram por vários problemas, não apareceram de repente no Top.