segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

DIAMANTES NEGROS FAZEM 45 ANOS


Conjunto ié-ié de Sintra, os Diamantes Negros festejam 45 anos de carreira no próximo domingo, dia 25 de Janeiro, conforme informação que se pode colher aqui.

Segundo depreendi da história do grupo, os Diamantes Negros apresentaram-se pela primeira vez em público no dia 25 de Janeiro de 1964 na Sociedade União Sintrense.

Eram então constituídos por Carlos José Paulo dos Santos (Caínhas) - que faz o favor de colaborar com este blogue - Álvaro José Silvestre, Carlos Alberto Rodrigues e Carlos Henriques (Xixó).

O resto é história, mas, do meu ponto de vista, há sobretudo três pontos altos na carreira do conjunto.

O primeiro ocorreu no dia 11 de Setembro de 1965 quando venceu a terceira eliminatória do Concurso Yé-Yé no Teatro Monumental, em Lisboa.

Os Diamantes Negros eram então formados por Carlos Manuel Mendes, 17 anos, viola-solo e vocalista, Carlos Alberto Duarte, 17 anos, sax tenor, Luís Manuel Caroço, 16 anos, baixo, Álvaro Silvestre, 22 anos, militar da Força Aérea, e Carlos José Santos (Caínhas), 18 anos, empregado de escritório.

Ficaram-se depois na 1ª meia-final (08 de Janeiro de 1966), ganha pelos Sheiks.

O segundo pico da carreira dos Diamantes Negros é notoriamente a edição em 1966 do seu único EP (Alvorada AEP 60781) que incluiu "O Dia Em Que Te Vi" (Roger Greenaway-Júlio Ribeiro), "Rosa Brancas" (popular), "Quero-Te Sempre A Meu Lado" (Lennon/McCartney/Júlio Ribeiro) e "Eu Sei, Meu Amor" (Mosley/Swearringon/Simington).

A banda não aceita esta ilacção, referindo até que dos pontos mais baixos do Grupo foi mesmo a gravação do disco.

O terceiro ponto alto foi o 2º lugar conquistado no dia 17 de Maio de 1968, no cinema Império, em Lisboa, do I (e único) Concurso Académico de Música Moderna, organizado pelo C.I.T.U (Centro de Intercâmbio e Turismo Universitário). O concurso foi ganho pelos Espaciais.

Nos tempos modernos, o reconhecimento oficial dos Diamantes Negros dá-se em 1997 com a inclusão de "O Dia Em Que Te Vi" na esgotadíssima dupla colectânea "Biografia do Pop/Rock" (Movieplay MOV 30.367 - A/B) e em 2004 na esgotada colectânea "All You Need Is Lisboa" (EMI - 7243 5 93391 2 2) com "Quero-Te Sempre A Meu Lado", versão lusitana de "I Don't Want To Spoil The Party", dos Beatles.

Notas soltas:

- por volta de 1966, Henrique José, filho do famoso Max da "Mula da Cooperativa", integrou os Diamantes Negros, tendo chegado mesmo a gravar, mas não a editar, "Lady Jane" , dos Rolling Stones;

- em 1968, venceram o II Festival da Costa do Sol;

- ainda em 1968, os Diamantes Negros assinalaram o seu 4º aniversário com uma festa em que participaram também os Sheiks, Ekos, Snobs, Flyers e os 6 de Portugal. Eram então formados por Carlos Henriques (Xixó), Francisco Martins, Luís Manuel, Carlos Branco (Camena) e José Raimundo.

Hoje em dia, os Diamantes Negros podem ser vistos aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Dia 25 é domingo...