quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

CHARLIE FEATHERS


Um pioneiro injustamente esquecido e até desconhecido, e que também tem carreira longa no "rockabilly" e na "country", para além de ter sofrido inspirações várias, como do "bluegrass", é este Charlie Feathers, quanto a mim, de todos eles, talvez o que melhor personifique a essência do "rockabilly", com os seus soluços, stutters e etc.

Gravou para a SUN apenas "hillbilly" e é o autor, de parceria com Stan Kesler, de uma das faixas que Elvis Presley também gravou para Sam Philips: "I Forgot To Remember To Forget" (Sun 223).

Feathers também interpretou "I'm Left, You're Right, She's Gone", também da autoria de Kesler e que Elvis gravou para a SUN (Sun 217).

Vale bem a pena uma incursão. Quem quiser um ficheiro é só pedir.

Colaboração de JC

3 comentários:

filhote disse...

Charlie Feathers... mais rockabilly que todos os outros... reapareceu depois em grande estilo, nos anos 80, salvo erro, na excelente editora New Rose... dessa última fase, tenho um disco dele - ainda guardado em Lisboa -,que é absolutamente demolidor...

Ai, senhores! Agora fiquei com saudades do disco!!!

Anónimo disse...

...ouve-se no carro da Uma Thurman na primeira parte do Kill Bill.

...diz-se ter sido o "pai" do Elvis, tendo-lhe ensinado os tiques pela qual hoje é identifidado.

JC disse...

Parece não ser bem verdade, Anónimo. Tb se diz que aproveitando o facto de ser o autor de "I Forgot to Remember to Forget" forjou uma série de lendas em relação a ele e Elvis. E as lendas são como os referendos: sabe-se como começam mas nunca se sabe como (oun onde) acabam!
Quanto ao "Kill Bill" (prefiro a 2ª parte e, acima de tudo, "Reservoir Dogs") trata-se do tema "That Certain Female". Não consta de nenhum dos meus 3 CDs de Feathers.