quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

BEATLES NA RÁDIO & TELEVISÃO


A juventude "nova vaga" aplaude-os até ao delírio, idolatra-os até ao misticismo, grita pelo seu nome até à rouquidão, persegue-os desvairadamente, esfarrapa-os, extasia-se, desmaia.

O mundo idóneo e sensato olha-os como infensivos loucos feitos vedetas e, com boa vontade, desculpa-os. Os de menos boa vontade, acusam-nos de perturbar doentiamente os espíritos de milhares de adolescentes irresponsáveis.

Vedetas ou réus, os quatro rapazes londrinos de cabeleiras espectaculares continuam a ganhar a sua vida, com a convicção de que o fazem honestamente. Sim, já são muito ricos. Mas não ainda o suficiente para assegurarem o futuro.

Até que ponto os Beatles têm culpa da sua fama, das loucuras das multidões jovens, do fenómeno que outros decidiram descobrir no simples agrupamemnto musical que eles, um dia, criaram?

Paul McCartney (22 anos), George Harrison (22), John Lennon (24) e Ringo Starr (24) são, no fundo, quatro rapazes vulgares. As suas ambições nada têm de inédito. Como tantos outros, procuraram na sua vocação artística uma profissão.

Ainda há pouco tempo, quando um jornalista lhes perguntou porque se tinham tornado cançonetistas, um deles, Harrison, respondeu com a mais desassombrada sinceridade: "porque tínhamos fome!". Foi dessa necessidade de ganhar dinheiro que nasceu o grupo. O rock e o twist eram a sua tendência. Seguiram-na.

E surgiu um nome. Beatles. Depois veio o frenesim e o mito. Porquê? Porque os ritmos modernos são vertigem irresistível para certas camadas de raparigas e rapazes de hoje? Porque eles são excêntricos e usam cabeleiras incríveis? Serão eles realmente loucos?

Para o definir, teria de se esclarecer onde acaba a excentricidade e começa a burguesia nestes quatro rapazes londrinos
(ah! ah! ah! - nota do editor).

E não seria difícil descobrir desejos burgueses nos quatros elementos do fenómeno Beatles. Harrison afirma: "Queremos ganhar e poupar dinheiro. Aos 30 anos já não seremos super-vedetas!". McCartney confessa: "Aos 25 anos comprarei uma loja de discos. E casarei com uma rapariga francesa. Porque as francesas sabem cozinhar..". Estas e outras confidências corresponderão ao retrato autêntico dos Beatles?

De qualquer modo, para eles, a loucura (ou talvez antes pseudo-loucura) é um modo de vida.

Texto não assinado em "Rádio & Televisão", de 01 de Maio de 1965

7 comentários:

Anónimo disse...

E o acordeonista de corridinho e vira ?

Anónimo disse...

rádio e televisão

e cassete pirata amde in portugal?

não há exemplares desse tipo?

(Estou a falar a sério)

NS disse...

[off-topic]

LT muito bom o pormenor...

"...enquanto o piloto sueco Bjorn Waaldegaard espatifava um Mercedes em Oliveira de Frades..." :-)

Anónimo disse...

Falta etiqueta para Filipe Brito ?

ié-ié disse...

Qualquer dia coloco o Filpe de Brito.

LT

Anónimo disse...

Então um acordenista aparecer referenciado nesta capa não é merecedor de etiqueta :)

Anónimo disse...

Errata: acordeonista