terça-feira, 14 de outubro de 2008

ONE MAN BAND


Filipe Mendes, o Jimi Hendrix português, gravou em 1969 um disco totalmente a solo no que o "Diário Popular", à época, classificou de "invulgar maratona musical".

Ao entrar para a tropa, Filipe Mendes foi obrigado a acabar com os Chinchilas. Aliás este foi o destino da maior parte dos conjuntos ié-ié da altura. O serviço militar obrigatório matava-os.

A minha ida para a tropa obrigou-me a desfazer o conjunto "Os Chinchilas". E a falta de quem me acompanhasse tornou imperioso o recurso às minhas possibilidades. Como toco, razoavelmente, vários instrumentos, pude assim abalançar-me a executar, sozinho, o trabalho de um conjunto.

Recorri a um gravador de quatro canais. No primeiro canal gravei o acompanhamento de viola. Seguidamente, com a ajuda de auriculares, a fim de ouvir o acompanhamento, gravei a viola-baixo. Sempre com a ajuda dos auriculares, para ouvir as gravações anteriores, sobrepus-lhes a bateria. Por último, gravei o solo de viola, dentro do mesmo processo.

O disco terá saído em Junho de 1969. Como se chama? Já vi três versões: "Rato Ki", "Urso Ki" e "Urso Qi".

9 comentários:

Fantomas disse...

É "Urso Ki", sendo o outro lado do single composto pelo tema "Ring Stone Eyes".

daniel bacelar disse...

Olha o meu grande amigo Filipinho!!
Que enorme prazer que eu tive em ver-te hoje aqui no nosso BLOG.
MALTA!!!
Este HOMEM ,é dos tipos mais porreiros e solidários que encontrei em tôda a minha vida.
Que saudades da AA60, de ti,dos CHARRUAS e de todas aquela horas que passámos a ROCKAR.
O FILIPE E O ZÉ PINO são para mim os dois melhores guitarristas portugueses.OBRIGADO!!!
UM GRANDE BEIJO MEU E DA FERNANDA!!!

JÁ GANHEI O DIA!!!

daniel bacelar

filhote disse...

E como eu me lembro de assistir aos ensaios dos Roxigénio lá para as bandas de Oeiras. Inesquecível! Filipe Mendes 4ever!!!

daniel bacelar disse...

Pois é Pedro!!!
Peloa vistos só eu e tu nos lembramos do FILIPE e lhe prestamos uma pequena e merecida homenagem!!!
É a tal coisa,cada vêz aquela velha frase :
DAR PÉROLAS A PORCOS!!!
Tem mais cabimento nesta "coisa" (eu nem lhe chamo país!!!)
Depois dizem que um tipo tem msu feitio!!!

Jack Kerouac disse...

Calma, o Phil Mendrix está bem presente, ainda toca por aí. Umas vezes com os Irmão Catita, outras com os Charruas, outras com uma banda dele em que tocam musicas dos 60s. Ainda este ano ele actuou na Festa do Avante e no Maxim, pelo menos. É um grande guitarrista Português, dos melhores que já vi. Tive a sorte de o ver em vários registos, desde as Galas da AA60, até aos tempos dos Roxigénio e por aí fora. Pena é por exemplo a D. Catarina em vez de levar falsificações das Supremes ao seu programa, não aproveite o que de bom cá temos ainda dos 60s e faça a justa homenagem que merecem. Além de dar a conhecer aos mais novos, que antes do "Pai do Rock" existiram os "Avôs do Rock".

Jack Kerouac disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
daniel bacelar disse...

Caro Paulo
Como sempre é um prazer ler um comentário de alguém que sabe do que fala (o que é o caso em referência ao historial deste extraordinário guitarrista).
Ainda bem que eu fui um pouco desagradável no meu comentário anterior,mas confesso que foi intencional pois a ideia foi espicaçar "o pessoal".
Um BLOG tem de ser vivo,com a malta a expôr as suas opiniões.
Que tu sabes do assunto,e que viste logo dar a tua colaboração,é optimo,só tenho pena de não terem surgido mais opinativos.
Se o Luis publicou (e bem!!)a fotografia do Filipe,o minimo que se poderia esperar é que todos os cérebros que povoam este blog saltassem logo e dicessem de sua justiça.
Afinal de contas,só eu disse alguma coisa,o nosso querido Pedro F.Branco sempre atento colaborou imediatamente,e depois viste tu dara atua colaboração.
O nosso meio artistico é pobre,mas não devemos esquecer oas nossos "herois".
O FILIPE,é um deles,e depois é de tal maneira porreiraço que é impossivel não ser seu amigo.
Quanto áquela desgraça na RTP1 "a minha geração" a culpa não é bem da Catarina,a qual está ali "PARA ENCHER CHOURIÇOS" mas sim de quem está por detrás do programa mais os serviços técnicos que percebem tanto daquilo como eu percebo de astrofisica.
O que se passou no programa em que participaram as pseudo-Surpremes e os Sheiks,não tem classificação quanto a falta de profissionalismo.
Quem paga é sempre o artista e isto de estar a a cantar ao vivo com os microfones desligados,só cá!!!!
O pobre do PAULO (SHEIKS)bem tentou pôr água na fervura,mas nos olhos dele, bem se viu que a vontade era bem outra.
ENFIM!!!Lá vamos cantando e rindo levados ,levados sim!!!!
ONDE É QUE EU JÁ OUVI ISTO?????

filhote disse...

E nunca esquecendo que no EP "I´m a Believer" dos Chinchilas estão belíssimas canções originais de um "teen" Filipe Mendes... oiçam!!!

barcarossa disse...

eu ontem até me passei quando vi o homem na tv...já não julgava possível, ele é um exemplo raro dum guitarrista que consegue passar do ritmo ao solo sem se notar,tudo acontece naturalmente, à la Jeff Beck... ;-)
hoje em dia há putos muito bons, como o Joel Xavier, mas sem a multi-disciplinaridade do Filipe Mendes.
Abraço e parabéns pelo blog.
António