sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

HISTÓRIA DELICIOSA


Naquelas trocas amigáveis de músicos que havia então e que faziam com que o Edmundo Silva, dos Sheiks, tivesse tocado connosco durante um contrato em que tínhamos de tocar todas as noites na boîte «A Ronda», no Monte Estoril, até às 3 da manhã, porque o Alex tinha um emprego normal em que tinha de entrar às 9h, fui baterista dos Jets para efeitos do concurso do Cinema Roma em que ganharia o grupo que melhor imitasse os britânicos «The Shadows».

Isto porque o baterista dos Jets - não seria o João Alves da Costa? - se magoou numa mão, ou coisa assim.

Pelo meio, ainda actuei com eles no teatro da Marinha Grande, numa célebre sessão em que faltou a luz. Os protestos e a pateada da assistência foram enormes e começou a temer-se pela integridade das cadeiras. Os únicos instrumentos não eléctricos eram uma viola e a bateria.

Foi então que um dos irmãos Oliveira Leite (acho que era este o apelido, sendo o terceiro elemento da frente o Ricardo Levi, mentor da banda por ter muita massa, dado ser filho do dono das Caves Aliança, cargo que ocupa agora), iluminado pelas lanternas dos bombeiros, cantou, sem aparelhagem, acompanhando-se à viola e discretamente por mim na bateria, aquela letra jocosa sobre a História de Portugal:

"Se não me falha a memória / O primeiro rei da História / Foi um tal Afonso Henriques"... A letra acabava: «Veio depois um tal Tomás / Que não era mau rapaz / E andou na Escola Naval / Foi promovido a General / Por muitas vezes gritar / Viva, viva Portugal».

Tomás era o Almirante Américo Thomaz, Presidente da República da altura. Foi uma apoteose, já que estávamos na esquerdíssima e reviralhíssima Marinha Grande. Claro está que, dias depois, os Jets foram chamados à PIDE, para prestar declarações e acto de contrição.

Eu, talvez por não ser músico efectivo deles, não tive de lá ir. Já agora, no tal concurso, ganhou o Conjunto Mistério e os Jets (comigo na bateria) ficaram em 5.º lugar, entre perto de 50 «conjuntos» concorrentes de todo o País.

Colaboração de Daniel Gouveia (Quinteto Académico)

6 comentários:

JC disse...

E de quem era o Mg Midget, o elemento mais interessante da fotografia?

ié-ié disse...

Segundo informação do Daniel, o MG era do Mário Assis Ferreira.

LT

Nini disse...

Saudações!
Sabe-em dizer onde é que posso encontrar a letra completa dessa música (a tal "jucosa" da História de Portugal)?

Continuação de boas postagens,
D

Unknown disse...

Boa tarde
Também gostava de saber a letra completa desta visão da história de Portugal
Obrigado

Anónimo disse...

boa tarde.
por favor alguém que publique a letra completa. a memória já perdeu uns versos aqui e ali e seria interessante recuperar a totalidade do poema.
antecipadamente grato.
Pedro Costa

ié-ié disse...

Ainda não a consegui descobrir...

LT