domingo, 10 de fevereiro de 2008

DELTONS: CONJUNTO RENOVADO COM ÊXITO


Da esquerda para a direita se é que não conseguem reconhecer: Fernando Tordo e Luís Moutinho, ainda Luís Antero e Jaime Queimado.

O título do post é o mesmo do recorte de imprensa, "Magazine", de 14 de Janeiro de 1967, da autoria de um antigo camarada meu, José Carneiro de Almeida.

A renovação aqui reside em Jaime Queimado e Fernando Tordo, já que os dois Luíses vinham do antigamente.

Em 1967, Jaime Queimado tinha 20 anos e estudava no 7º ano, alínea Económicas. Já tinha tocado nos Telstars, Fanatics, Gentlemen (que acompanharam Daniel Bacelar), Jotas e Claves.

Fernando Tordo tinha 18 anos e frequentava, no ensino doméstico, um curso de inglês (tenho para mim que isto era um eufemismo do meu amigo Carneiro de Almeida para dizer que Tordo não estudava a ponta de um corno).

Era a primeira vez que Fernando Tordo estava num conjunto, onde, além de tocar viola-ritmo, era vocalista.

Antes de encetar a carreira a solo que se conhece, Fernando Tordo esteve ainda nos Sheiks, com quem gravou o EP "That's All", que marcou o fim discográfico da banda nos anos 60.

Rui Oliveira Costa, que abrilhanta os ecrãs das nossas vidas seja como comentador desportivo do Sporting, seja como comentador de sondagens de opinião, ele que é o big boss da Eurosondagem, era o "jovem agente" dos Deltons (também foi posteriormente dos Sheiks e já tinha sido dos Farras).

Andava no 7º ano de Económicas no Liceu D. João de Castro, em Lisboa, e estava a fazer 19 anos.

Os Deltons, que tinham uma das melhores aparelhagens da Europa - vejam lá! (dedo de Rui Oliveira Costa) - tocavam em festas de beneficência e também na boîte Avózinha, em Portimão, no Hotel Estoril-Sol, Estalagem Mira Monte e na Ronda, no Estoril.

O conjunto era orientado tecnicamente pelo jovem estudante de um curso de electrotécnica, Miguel Bastos, 18 anos.

Em breve - escrevia Carneiro de Almeida - o agrupamento musical gravará um disco para uma conhecida etiqueta.

Nunca surgiu esse disco...

10 comentários:

bissaide disse...

Tanto quanto sei, nunca se chegou a materializar... Pouco depois deste artigo o Tordo mudou-se para os Sheiks, e pode ter sido isso a inviabilizar a edição...

Queirosiano disse...

Não sei se tinham uma das melhores aparelhagens da Europa, mas de Portugal seguramente. Tiveram uma existência demasiado curta para aquilo que prometiam. Na minha opinião eram mais completos que os Sheiks: instrumentalmente superiores e com harmonias vocais pelo menos ao mesmo nível.

bissaide disse...

E em termos do reportório do grupo (originais e/ou versões), que recordações há a registar para quem nunca teve a sorte de os escutar?

Queirosiano disse...

Que me lembre, não tinham originais. Tocavam músicas tecnicamente exigentes (sobretudo Hollies / Lovin' Spoonful). A dupla Tordo-Queimado tinha uma longa cumplicidade e funcionava muito bem. O Luis Antero era um grande guitarrista que teve sempre uma atitude diletante em relação à música, que para ele era sobretudo um passatempo privilegiado. Como o motor do grupo era ele (inclusivamente toda a aparelhagem lhe pertencia), o conjunto acabou quando ele decidiu parar.

daniel bacelar disse...

Pois é!!!Tantas recordações!!!
O Luis Antero e os seus Deltons!!!
Aquela rivalidade entre "OS GENTLEMEN" e "OS DELTONS" duas bandas de bairro de Restelo!!!
O Claude ,guitarra solo dos "GENTLEMEN" chamava ao Luis Antero "ANTEROSOIDE" e se calhar e muito bem,o Luis também devia ter un "nome" qualquer para o Claude.
Eu ria-me destas "cegadas" mas convenhamos que tinha muita piada!!
Hoje em dia,rimo-nos destes pequenos episódios pois naquela altura,eram graves ofensas.
Enfim ,são tempos que não voltam mais e que recordamos com saudade!!!
Luis Antero,se por acaso leres estas linhas,recebe um forte abraço meu e estou certo da malta toda,pois no final de contas eramos todos rivais mas lá no fundo bons amigos!!!

luizscot disse...

Dear Queirosiano,
Many thanks for you kind words...
Luiz Moutinho

Anónimo disse...

Olha o Fernando Travassos e o Toy Queimado e que saudades destes tempos .
Litó ( Fanatic´s)

Anónimo disse...

Algumas correcções, se me é permitido!Os Deltons, eram inicialmente formados pelo Luis Antero (já faleceu) e darei contas se pedidas, pelo Zé Bizarro -rebentava as "tarolas todas" daí o rebenta bexigas,(posteriormente é que veio o Luis Moutinho,pelo Luis Nabais (eu) no baixo Hoffner, depois andado para a tropa, e pelo João Nabais (ritmo)Uma Guild.
Tocaram por lá o Xico Henriques da Silva) o Cabeças (foi nosso embaixador na Guiné), que também tocou nos Gentlemen.
O Daniel Bacelar apareceu, mas saíu para os gentlemen, e fez um disco, penso eu, o Tordo esteve mas não ficou, como também não ficou o Carlos Mendes.
O Luis Antero foi o primeiro a ter uma Gibson em Portugal (veio da África do Sul), e tínhamos um equipamente fabuloso-ou o Luis Antero tinha....
O Gouveia Machado era o fornecedor, inicialmente das Eko (lembra.-se?).Ah! O Claude Carp, era chamado de o gordo!Até pelo irmão Jorge Carp, baixo dos gentlemen, e que teve o primeiro baixo de 6 cordas....
Eu morava a metros do Luis Antero, e também os outros...primeiro concerto na Covina, e o segundo na Escola Naval, convidados pelo Amável-recordam-se dele?
Nunca os Deltons gravaram...
Luis Nabais
Nota:Ó Luís (Moutinho)-ainda te recordas dos ensaios com uma garrafa de leite por causa da tua úlcera??????
Abraço a todos
nabais.luis@gmail.com

Martim VFG disse...

Carissimos senhores,

Tenho andado a organizar a videoteca de casa e apareceu-me nas mãos uma gravação feita há muitos anos possivelmente na RTP. Digo possivelmente porque a montagem não tem qualquer logotipo. São duas músicas gravadas, uma em que nenhum dos 4 artistas tem qualquer instrumento na mão, num cenario de cafe com uns convidados sentados, e umas escadas como pano de fundo. A outra, cantam e tocam os 4 (suponho que em playback) já com instrumentos nas mãos, num cenario em que o baterista está no meio ao alto no meio dum carroussel.
A minha razão de "postar" neste blog era porque gostava muito de saber os nomes dos 4 que apareceram (sendo que entre os fundadores estão Luis Moutinho e Luis Antero, falta saber o nome dos outros dois), assim como a data, o mais exacta possivel da ocorrência deste concerto.
Obrigado

Anónimo disse...

O Luis Moutinho NÃO FOI FUNDADOR do grupo.Apareceu muito depois.
Escrevi atrás quem foram os fundadores, mas, pouco depois saíram, tendo ficado do grupo inicial só o Luis Antero.
Luis Nabais