segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

FILARMÓNICA FRAUDE


PHILIPS - 841 407 PY (ESTEREOFÓNICO também utilizável em Mono) - (1969)

Epopeia (1ª Profecia) (António Pinho/Luís Linhares) - Na Ilha Virgem (António Pinho/Luís Linhares, sobre motivo popular) - Digo-Dai (António Pinho/Luís Linhares, sobre motivo popular) - Só Marinheiros E Escravos Se Afundam Com A Nau (António Pinho/Luís Linhares) - Homenagem Póstuma (António Pinho/Luís Linhares, sobre motivo popular) - Por Vós (Desgostoso, Carrancudo E Magro) (António Pinho/Luís Linhares) - Centenário (António Pinho/Luís Linhares) - Sebastião Morreu! (António Pinho/Luís Linhares) - Epílogo (António Pinho/Luís Linhares) - Os Bem-Aventurados (António Pinho/Luís Linhares) - 25 (António Pinho/Luís Linhares) - 2ª Profecia (Bandarra-Luís Linhares)

Este LP, raro na discografia nacional e que atinge preços irracionais no site de leilões MIAU, foi produzido por João Martins e Luís Vilas-Boas, ambos, infelizmente, já falecidos, com arranjos de Jorge Machado e sonoplastia, de Moreno Pinto.

A capa é da autoria de Lídia Martinez.

Cortesia de João Pinheiro de Almeida

9 comentários:

Anónimo disse...

O preço a que está neste momento no Miau este excelente LP está longe de ser irracional... Irracional será, quando muito, o valor a que está cotado no mercado internacional - acima dos 500 euros... Mas não se pode negar que é um disco bastante raro, como bem mencionas, e isso aliado ao interesse musical faz subir os valores...

Rato disse...

Mais uma vez é uma pena que a capa "gatefold" não seja mostrada integralmente. As obras de arte não se fizeram para ser vistas a metade.
Quanto ao disco, não me quero repetir mas recordo que a perda das "masters" deste album histórico foi um dos grandes crimes de lesa-cultura praticados neste País.

Anónimo disse...

lidia69

[um leitor do jornal blitz-coluna D. Rosa]

Não sei se já referiram aqui o blog http://ovelhoblitz.blogspot.com

Anónimo disse...

Amigo Rato:

se desejar a reprodução da capa em gatefold posso disponibilizá-la dado que possuo um exemplar deste disco em vinil, pois, por coincidência, a lidia martinez é minha irmã.

se quiser ficar com a reprodução da capa no formato original posso fotografá-la e enviá-la para si e para este blog com todo o prazer.

o vinil acho que ainda está em bom estado, não tenho bem a certeza, dado que se encontra há longos anos em casa dos meus pais!!!

alguma coisa mais disponha sempre.

um abraço,
vitor martinez

ié-ié disse...

Caro Vítor:

Obrigado pela disponibilidade, mas também tenho um exemplar, ou melhor, sei quem tem.

Como este mundo é muito pequeno, é fantástico que seja irmão da autora da capa.

E como tenho aí uma coisa em mente, acaso me pode dar o contacto da sua irmã para luistita@gmail.com?

Obrigado!

LT

Rato disse...

Amigo Vítor
Estas "coisas" são realmente fantásticas, como muito bem diz o YéYé. O meu LP original ficou por Moçambique, pelo que o único som que consegui arranjar desse mítico disco foi o extraído do CD editado aqui há alguns anos, por sinal muito mauzinho.
Como o Luís sabe, eu conheço uma pessoa em Oeiras (onde o Vítor também reside) que me tem feito autênticos "milagres" em transcrições de vinil para CD.
Se um de vocês me conseguir o vinil original em condições razoáveis, ofereço-me para o levar a esse meu conhecido que quase de certeza fará um trabalho impecável. Se ambos me conseguirem o album, melhor ainda, pois assim haverá uma alternativa de escolha por parte desse técnico.
Será que é desta que vamos ter direito a ouvir o "Epopeia" em perfeitas condições?

ié-ié disse...

E o melhor está para vir e mais não posso dizer!

LT

ié-ié disse...

Na edição de CD em 1998 está lá bem escrito que a fonte sonora é o vinil! Não há gato por lebre!

LT

LM,paris disse...

Olà, bonsoir,
aqui é a mana do Victor Martinez,
a Lidia...lindo ver aqui a capa que fiz aos 17 anos...é, jà là vao...muitos!
Bom, estou feliz de saber isto tudo, a Epopeia foi uma aventura genial, era muito amiga do Joao Martins assim como do Mendes Martins, do Impacto, do radio clube, belos tempos de musica e de coisas que se faziam com grande entusiasmo.
Esse disco é para mim muito importante, pela beleza das mùsicas, e claro, foi a minha primeira ilustraçao a este nivel.
Nem sabia que havia este interesse a nivel de leiloes!
De qualquer das maneiras o meu nao està à venda, isso é de certeza. Espero que esteja em bom estado, e vê-lo sair de casa dos meus pais...nao sei, nao acho isso muito possivel!
Desculpem là.
Vamos ver , o meu irmao poderà fazê-lo certamente, ele tem muito jeitinho para isso.
Bravo e um abraço de paris, com frio e gelo...
lidia
LM