terça-feira, 13 de janeiro de 2009

2º E ÚLTIMO SINGLE DAS DAMAS ROCK (1982)


PHILIPS - 6031206 - 1982

Passarinho Passaroco (Fifi-Felícia Cabrita/CTT) - Chamem o 115 (Fifi-Felícia Cabrita/CTT)

Felícia Cabrita, controversa jornalista de "O Sol", usou a designação de FIFI como letrista e membro das Damas Rock, tida como a primeira banda nacional do rock feminino a editar um disco.

Em 1981, a banda era formada por Paula Cristina (futura directora de publicidade do BLITZ), Fifi (Felícia Cabrita), Anabela e Mitó.

Tinha um single, "Sabotagem", e actuado no programa de Júlio Isidro, "A Febre de Sábado de Manhã".

No ano seguinte, em 1982, a banda lançou um segundo single, "Passarinho Passaroco", na imagem, após o que não mais se voltou a falar dela.

24 comentários:

Queirosiano disse...

Longe de mim querer contrariar Mr. Ié-Ié, mas não foram a primeira banda rock feminina portuguesa. Havia as Pops dos anos 60, alunas do Liceu D. Leonor, que chegaram a actuar na RTP mais de uma vez em 1966. Provavelmente ainda haverá registos disso.

ié-ié disse...

É verdade, sim senhor! E o curioso é que tenho para aí recortes de jornais com essa informação. Como não editaram nada, passou-me.

E agora me lembro que há um outro grupo feminino, do Estoril, mas que também não editou.

Agora não descanso enquanto não encontrar os recortes...

LR

Karocha disse...

A Felicinha, rapariguinha tão adorável...

No outro dia teve a suprema lata de me telefonar a amorosa.

Obrigada pela valiosa informação iè-iè

Como vê a minha semana de trabalho está a correr bem :-)

Anónimo disse...

Alguém me sabe dizer o nome do tema delas que é assinado pelos CTT e como surgiu essa ligação.

Há um myspace não oficial do grupo.

ié-ié disse...

Lapso meu, peço desculpa. Ambas as canções deste single têm música dos CTT. Como estava focalizado na história de Felícia Cabrita, acabei por esquecer...

E provavelmente o primeiro disco também será...

LT

JC disse...

É verdade, agora que o Queirosiano as menciona tenho uma vaguíssima ideia das Pops. LT, pf postar informação.

Quanto à Felícia Cabrita, Fifi é de facto mais consentâneo com a personagem...

Karocha disse...

Tem toda a razão JC.

filhote disse...

Nunca ouvi as Damas Rock.

Que estilo seguiam? Joan Jett? Girlschool? Suzi Quatro?

Fiquei curioso...

Karocha disse...

Eu também não filhote.

Quanto à Felícia Cabrita, o estilo é, saca informação vende-a e vive na maior e,nunca acaba nenhuma investigação...

Anónimo disse...

Eu lembro-me que elas foram ao Passeio dos Alegre, mas não me lembro da sua sonoridade. Mas deveria ser uma rockalhada soft

Mas a FIFI ou o Armando Gama (ou eventualmente o José Pino que é colaborador do 5º beatle) poderiam vir cá esclarecer

Karocha disse...

MC

Essa pago para ver (a fifi) tá claro, quanto ao Armando Gama, além de eu ter sido capa de um disco dele, tinha uma frase muito engraçada acerca do meu ex.:-))))

Anónimo disse...

Foi capa de um disco dele e já reparei que na net existe uma outra foto da mesma sessão fotográfica.

Para ouvir as Damas Rock basta ir ao myspace não oficial delas onde se podem ouvir os quatros temas.

A letra e música destes dois temas indica apenas CTT? Era engraçado saber como surgiu a ligaçaõ entre os dois grupos.

Karocha disse...

Claro marcio está na minha página.
Digo já que vou alterá-la com fotografias actuais ;-)))

filhote disse...

E qual é a página da Karocha?

(um curioso)

Karocha disse...

Filhote basta ir ao meu perfil!
http://karochadb.no.sapo.pt

filhote disse...

Karocha, a navegação diz que o link para a sua página está corrompido... tentarei mais tarde...

Karocha disse...

Deu erro sim filhote, não percebo porquê?
Vai lá tanta gente incluindo do Brasil!
Tente mais tarde.

Anónimo disse...

Eu sou filha de uma dama rock !
Tenho vindo a conhecer vários fãs, agora a informação circula de outra maneira :)

Posso tentar esclarecer algumas dúvidas etc, sei que as amizades foram ganhando distância com o tempo e existem também curiosos sobre a banda.

As Pops apareceram mais cedo, mas era outra coisa. :)

Só não sei da Mitó, as outras meninas estão todas bem !

Anónimo disse...

Conte histórias das Damas, das Pops, identifique-se, pf.

Luís Bernardo

ié-ié disse...

Se é filha de uma Dama Rock não quererá dar o contacto de sua Mãe?

Obrigado!

LT

Edward Soja disse...

Eram mesmo de Lisboa?

Será que algum amigo reconhece a rua que aparece na capa do primeiro disco delas?

Edward Soja disse...

Podíamos perguntar à Fifi (ou à menina acima, filha de uma das Damas) o ano de nascimento?

Se ela voltar a aparecer por cá...

Ah, e amigo Luís, esse artigo das Pops, vem ou passou-me?

:)

Anónimo disse...

ié-ié, contacte-me para o
dee.dee.policarpo@gmail.com
obrigada !

*

PoPbAnGpt disse...

Goste-se ou não, estavam perfeitamente enquadradas para a época, fazendo lembrar as britânicas Delta 5, Girls at Our Best, Mo-dettes....