terça-feira, 14 de outubro de 2008

L'AVENTURE C'EST L'AVENTURE


PHILIPS - 6009 252 - edição portuguesa

L'Aventure C'est L'Aventure - Comme Si Je Devais Mourir Demain

Este filme foi um fartote de rir! Aquela cena da praia...

Lino Ventura, Jacques Brel, Charles Denner, Johnny Hallyday...

19 comentários:

josé disse...

Francis Lai, na música. Love Story, imediatamente.
Where do i begin...la la la la....

1970-71, em todo o esplendor. É aí que começam as minhas memórias musicais seguras.

daniel bacelar disse...

Grandes recordações
Vi este filme no antigo cinema STAR na GUERRA jUNQUEIRO (julgo que já não existe)e só lhes digo que era uma FILMAÇA DO CARAÇAS uma banda sonoraa condizer,enfim uma época brilhante do cinema francês e nunca mais me esqueci de um dos personagens (membro daquela troupe)de origem italiana chamado ALDO MACCIONI que tinha imensa piada pois inventou uma maneira de andar "á mangas" que era um espectáculo além de ser um actor cómico excepcional como todos os outros monstros sagrados que lhe faziam companhia
TANTAS RECORDAÇÕES!!!!!!

Rato disse...

E felizmente que esta pérola da comédia francesa (é de 1972) já foi editada em DVD (lá fora, lá fora...). Eu tenho a edição americana (Região 1), com subtítulos em inglês. Um MUST!

Anónimo disse...

tem graça que há poucos dias consegui finalmente este filme!!!!!!!!

jpa

gin-tonic disse...

A impagável cena de Jaques Brel a ser mergulhado num bidon de água e a vir à superficie sempre de charuto ao canto da boca...
Daniel: há muitos anos que o "Star" já não existe. Está lá agora uma delegação da "Zara"...

josé disse...

Música de filmes: bute aí!

Um mundo em não sei quantas imagens paradas, mas a mexerem à pressa, num segundo.

Qual a melhor bso, de sempre?

E os compositores? Jarre? Lai? Mancini? O italiano das coboiadas spaghetti, Morricone ?

Rota? O dos filmes do Fellini? Os americanos Williams?

Os pot pourris de música popular tipo Easy Rider?

Foi só um apanhado e à pressa que tenho outras coisas para fazer.

Rato disse...

Em matéria de bandas sonoras, e sem pensar muito, um nome estará para mim sempre à frente de todos os outros: ENNIO MORRICONE. Por uma simples razão - é que não se limita a musicar um filme, quase sempre "constrói" um "outro filme", feito só de música, dentro do filme original.
E que qualidade, senhores, que qualidade...

daniel bacelar disse...

Olá Ganda Hugo (gin-tonic)
Com que então o STAR agora é a ZARA!!!!
Olha que sorte não ser mais um banco!!!
A semana passada,passei no Chiado em frente ao velho CHIADO-TERRASSE,e agora é o Milénio-Bcp.
Em compensação o velho LORETO na Calçada do Combro mantém-se de pé (já foi catedral da pornografia,filmes indianos,agora voltou á normalidade mas o que é certo é que lá está!!!!)

daniel bacelar

JC disse...

As minhas primeiras memórias do que era o cinema estão ligadas ao Chiado-Terrasse, teria não mais de 5 ou 6 anos. Fui com o meu pai ver um filme do Estica e Bucha (Laurel & Hardy). Antes passou um documentário s/ a coroação da Rainha Isabel II. É, de facto, a 1ª vez que me lembro de ter ido ao cinema e, o que é curioso, é nunca mais ter tornado a ir ao Chiado-Terrasse. Pelo menos que me lembre!

daniel bacelar disse...

Caro JC
Associarei sempre o Chiado-Terrasse ao filme "A invasão dos discos voadores" (The earth vs the flying saucers")fantástico filme série B que se tinha estreado no velho OLIMPIA (proscrito a meninos no segundo ano do liceu pois era considerado um cinema de má fama-pura estupidez!!).
Os meus pais levaram-me mais tarde a ver esse filme no Chiado-Terrasse,nessa altura o chamado cinema de reprise pois levava sempre via de regra,uma cowboyada como complemento do filme de fundo.
Aí,já era mais fino,pois o Chiado era a zona da moda.
Nunca mais me esqueci da alegria que tive em poder ter visto essa "joia" da ficçaõ cientifica no meu CHIADO-TERRASSE.
Claro que hoje em dia este filme faz parte da minha colecção de DVDs,mas sempre que o revejo com redobrado agrado,lembro-me sempre do cinema da minha juventude.
O Milénio-BCP É.......outra coisa que não digo aqui,senão o Luis máta-me!!!!!

daniel bacelar disse...

Caro Lino
O Luis caba de me enviar um e-mail com a tua correcção sobre o cinema Loreto.
Realmente é lógico que aquela zona se chame rua do Loreto sendo no entanto a continuação da Calçada do Combro,dai a minha confusão.Desculpa lá.
Falas noutrso cinemas que me são caros faltando falar no ROYAL na Graça,e uma coisa incrivel que havia no Largo de Alcântara.cinema EDEN (Não tinha nada a ver com o outro).Os ourinois eram logo a seguir á entrada e por debaixo do ecran.Hoje é uma churrascaria.
Antigamente eu e minha mulher costumávamos fazer uma espécie de peregrinação aos "nossos queridos cinemas de bairro"hoje infelizmente desaparecidos e é com alguma lágrima ao canto do olho que os relembro,e então cada vêz que vejo essa maravilha que é o "CINEMA PARAISO"é uma autêntica desgraça.
Rapaziada nova,desculpem lá estas coisas,mas um dia mais tarde vocês também compreenderão como é bom recordar,e talvêz também repitam em surdina aquela velha frase:
AFINAL DE CONTAS,EU FUI TÃO FELIZ E NUNCA DEI POR ISSO!!!

DANIEL BACELAR

daniel bacelar

Camilo disse...

No "perfil" do meu blogue, tenho este filme como um dos meus favoritos.

Rato disse...

Alguém se lembra de um filme de 1970, também francês, também comédia (hilariante!), que dava pelo nome de "O Distraído"?. O principal intérprete chama-se Pierre Richard e dois anos depois fez um outro filme de êxito que tinha um nome invulgar: "O Loiro do Sapato Preto"

Anónimo disse...

Caro Daniel

É sempre bom recordar os velhos cinemas de Lisboa. E que tal fazermos um levantamento desses cinemas? Faço já aqui esta proposta ao Luís. Vamos a isto!.

Lino

JC disse...

Recomendo um livro de Félix Ribeiro, fundador da Cinemateca, "Os Mais Antigos Cinemas de Lisboa - 1896-1939", uma edição do Instituto Português de Cinema (1978). Tem imensa documentação: fac-simile de programas, plantas das salas, fotos, etc. É um livro notável que talvez seja ainda possível comprar através da Cinemateca.

Rato disse...

Meu caro jc:
Também tenho esse livro, mas ou muito me engano ou não são essas salas que a maioria de nós gosta de recordar. Caramba, ninguém é assim TÃO velho!
Aliás, julgo que há meses atrás já se fizeram algumas "viagens" a esses templos perdidos da 7ª Arte. Eu próprio contribuí com um pequeno texto.

JC disse...

Tem lá tudo, Rato, porque muitos desses cinemas, inaugurados até 1939, resistiram até aos anos 50 e 60. Estão lá, p. ex., o Paris, o Chiado Terrasse, o Jardim Cinema, o Royal, o Lys, o Rex, o Tivoli, a Promotora, etc, etc. Tb tem alguns que não resistiram até ao "nosso" tempo, mas, no seu todo, vale bem a pena comprar (se ainda for possível), até pq não conheço mais nada no género. Se existir, alguém que se acuse, sff.

daniel bacelar disse...

Meus amigos
Se há coisas salutares num Blog,é exactamente esta troca de ideias,informações e a faculdade de se poder sonhar e recordar um pouco.
Gostaria de publicamente agradecer ao Luis esta possibilidade em nome de todos nós,e é exactamente essa possibilidade que torna este Blog tão interessante.
Este tema dos velhos cinemas é extraordináriamente interessante e ainda bem que surgiu.
Muito obrigado a todos!!!!

daniel bacelar

Anónimo disse...

Jardim Cinema, Musica no Coração, em cadeiras de verga, lindoooooooooooo!