domingo, 5 de outubro de 2008

ENGELBERT HUMPERDINCK


DECCA - PEP 1197 - edição portuguesa (1967)

Release Me - Ten Guitars - Dommage, Dommage (Too Bad, Too Bad) - When I Say Goodnight

10 comentários:

daniel bacelar disse...

ora aqui está uma capa que tem imenso a ver com o "release me" e com o ENGELBERTO.
Não sei se esta é a reproduçaõ da capa original (duvido)mas quem a criou e idializou deveria urgentemente deixar de se meter nos copos

Jack Kerouac disse...

Eu gosto desta canção, não faço ideia quem seja este Engelberto (que raio de nome), mas sempre gostei desta canção. Realmente esta capa parece mais de um livro do Corin Tellado do que de um disco, mas ok.

Rato disse...

Pois eu acho a capa deliciosamente kitsch!
E, Paulo, é imperdoável não conheceres um dos maiores "crooners" dos anos 60, grande "ódio de estimação" dos críticos musicalmente alinhados dessa altura. Mas a verdade é que este galã do vinil tinha versões de êxitos bem interessantes. Um dia destes ainda faço sair da toca uma coletâneazinha.
Por falar em kitsch, Daniel, ontem antes de adormecer ainda estive a ver o "Attack of the 50 foot woman". Aquela publicidade do poster é bem enganadora! Estive todo o tempo à espera de ver a auto-estrada, e nada...

Anónimo disse...

volta e meia dou por mim a cantar isto... uma vez estava a cantar em voz alta, em belém, uma velha turista inglesa fez coro comigo... eh eh eh e ficou espantada por eu conhecer a cantiga.....
pois este cromo tinha cantigas bem engraçadas, desde a last waltz às bicicletas de belsize......

jpa

JC disse...

O que talvez não saibam é que o Engelbert Humperdink original era um compositor alemão do século XIX/início do século XX, conhecido pela sua ópera (tenho que ir ver, não me lembro do nome)... "Hänsel und Gretel".
Nota: nunca ouvi a ópera!

paulo disse...

... e foi este senhor, pasme-se!, que impediu que, em Inglaterra o Penny Lane/Strawberry Fields, para muitos o melhor single de sempre da história da música, chegasse a nº 1 do top de vendas... Ele há coisas...

Rato disse...

Julgo que o Engelberto é perfeitamente inocente nesta precisa matéria. Aliás, não foi só o "Release Me" que esteve à frente do single dos Beatles. A Petula Clark, com "This is my song" também chegou a ultrapassá-los e a ocupar o 1º lugar das tabelas nas semanas de 18 e 25 de Fevereiro de 67 (o Engelberto esteve as seguintes seis). A Parlophone é que tem culpas no cartório ao lançar em single estes dois temas. Fabulosos, sem dúvida, mas sem o imediatismo necessário à liderança de qualquer TOP popular. Há certas músicas (sobretudo "Strawberry Fields Forever") que por serem "diferentes", "especiais", precisam de algum tempo para serem devidamente interiorizadas.

Anónimo disse...

Este single aparentemente foi número 1 no Reino Unido em vez do "Penny Lane/Strawberry Fields Forever" porque nos anos 60 as vendas dum single "double A-side" eram divididas por dois e atribuidas a cada lado A separadamente. Só isso impediu mais um número 1 para os Beatles. Gostava de saber se o blog Ié-Ié podia tirar a limpo esta história... ;-)

Rato disse...

É a primeira vez que ouço tal coisa. Aliás, tinha a ideia precisamente contrária, isto é, que um "double A-side" single tinha muito mais hipóteses de singrar no mercado. Ó Luís, explica lá isso, se souberes.

Anónimo disse...

Isto de facto é um bando de entendidos da música...santo deus...até dá pena lol