quinta-feira, 2 de outubro de 2008

CHICO BUARQUE DE HOLLANDA



MANTECA WORLD MUSIC - 2001

A Banda - Sonho De Um Carnaval - Quem Te Viu, Quem Te Vê - Roda Viva - Carolina - Funeral De Um Lavrador - Pedro Pedreiro - Logo Eu? - Retrato Em Branco E Preto - Um Chorinho - A Rita - Meu Refrão - Será Que Cristina Volta? - Ela Desatinou - Lua Cheia - Onde É Que Você Estava - Desencontro - Até 2ª Feira - Madalena Foi Pró Mar - Olé Olá

Não sou especialmente fã de Chico Buarque de Hollanda, mas aprecio sobremaneira a fase inicial da sua carreira.

8 comentários:

josé disse...

A banda, de Chico e O Calhambeque, de Roberto Carlos, são das mais antigas da minha memória musical, a cantarolar.

O rapaz da camisola verde, do Frei Hermano da Câmara é outra, mas não sei se será mais recente que essas...

Rato disse...

O Chico Buarque (o De Hollanda já era) é como o Vinho do Porto, os anos só o valorizam.
Mas a sua "idade de ouro" começa efectivamente após a incubação dos primeiros anos. O ano charneira é o de 1971, em que o intérprete-compositor eleva o album "Construção" ao Olimpo. A partir daí e até meados dos anos 80 a chama manteve-se resplandescente. Depois a intensidade diminuiu um pouco mas ainda hoje se mantém acesa.

Rato disse...

E é claro que o título desta coletânea não podia ser mais errónea. Todos os temas pertencem à tal 1ª fase (e por isso deveria chamar-se, por exemplo, "The First Years") e não ao período classicista (entendendo isto como a fase mais importante e imprescendível do autor). Mas já se sabe como os anglo-americanos gostam de ser pomposos em atribuir adjectivos.

josé disse...

Nós, que falamos a língua de Camões e Camilo, temos a vantagem de poder apreciar as letras dos brasileiros que a moldaram e lhe deram sonoriade catita.

Os discos de MPB, para nós, são como os discos americanos, para os ingleses: vindos da mesma raiz musical.

Temos sorte em poder ouvir e a apreciar devidamente, ( o que os americanos não conseguem) Chico, Caetano, Gil, Ben, MIlton, Pascoal, Gilberto, Jobim, Regina, Betânia, Seixas, etc etc etc

paulo disse...

rato, a ter que recomendar uma colectânea do Chico, qual seria? Gostava de ter alguma coisa e não tenho nada.

Rato disse...

Boa ideia, Paulo, aqui o Rato vai já começar a tratar disso. Desde os primeiros anos, claro. Este fim de semana o primeiro volume irá em princípio ficar pronto, pois o (cada vez mais) Glorioso só volta a entrar em acção na segunda-feira, e por isso a disponibilidade é maior.

filhote disse...

Viva o Glorioso!

Viva o Chico!

E assim se vê um grande time em "construção"!!!

Rato disse...

Ok, Paulo, a 1ª Antologia já está disponível no blog do Rato. Prometo que outras se seguirão (cronologicamente...)