segunda-feira, 17 de março de 2008

INÍCIO DA RÁDIO COMERCIAL


Éramos três à mesa, unidos por este blog. Não nos víamos há uns bons 20 anos, mas este blog teve o condão de nos reaproximar: eu e os meus amigos e ex-companheiros de profissão Vítor Soares e Armando Pires.

No Portal das Laranjeiras, em Lisboa, quase ficámos até à hora de jantar, tal a conversa - e a má-língua - para pôr em dia.

Reviveram-se muitas histórias da rádio e do PREC. Muita gente (conhecida) da rádio ficou com as orelhas a arder.

Vítor Soares mandou-me depois a notícia da ANOP que relata o início da Rádio Comercial em Março de 1979.

Nesta grelha, o "Em Órbita" ia até às 21H00 com Jorge Gil e Jaime Fernandes (um dos que terá ficado com as orelhas a arder).

Entre as 15H00 e as 18H00 havia o "Rock Em Stock" com Jaime Fernandes (outra vez), Paulo Coelho, Rui Morrison e Luís Filipe Barros.

Quanto à Informação, Vítor Soares, que estava na Antena 1, foi com Rui Paulo da Cruz, chefe de redacção, para a recém-baptizada Rádio Comercial.

Na frequência do antigo Rádio Clube Português, Rui Paulo da Cruz , Vítor Soares e mais uma dúzia de jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Joaquim Furtado, Armando Pires e Jorge Moreira (o grande JóJó, "voz de ouro"), procuraram retomar o espírito informativo do ex-RCP antes de ser nacionalizada, em 1975.

Segundo Vítor Soares, foi uma experiência abortada a partir de 1981 com as sucessivas incursões de influências partidárias na redacção da Comercial. Nesta fase, o socialista António Ribeiro foi o primeiro a assumir a Direcção de Informação.

Começaram as emissões já com a designação Rádio Comercial no dia 01 de Março, mas apenas com música e referências à Rádio Comercial (OM e FM) para que se fizesse a diferença dos antigos Programa 3 e Programa 4.

As primeiras grelhas de programas foram efectivamente para o ar em 12 de Março.

Eu considero que 01 de Março de 1979 é verdadeiramente o nascimento da RC, disse-me João David Nunes, primeiro director da estação.

2 comentários:

Anónimo disse...

Talvez fosse interessante recuperar este post quem que fosse como link noutro post actual.

ié-ié disse...

Isso foi feito, companheiro!

http://guedelhudos.blogspot.com/2009/03/30-anos-da-radio-comercial.html

LT