segunda-feira, 24 de março de 2008

JÁ QUE O TIBETE ESTÁ NA MODA


Semanário Juvenil. Director: Adolfo Simões Muller. Preço 2$00. Nº 516, de 18 de Novembro de 1961.

12 comentários:

filhote disse...

Sou um fanático de Hergé! E este é um dos meus albuns favoritos de sempre!!!

Rato disse...

Também eu filhote, também eu. E nunca vi publicidade mais verdadeira: "dos 8 aos 80". Iniciei-me com "A Estrela Misteriosa" no início dos anos 60 (tinha 7 ou 8 anos portanto) e, ainda miúdo, não descansei enquanto não consegui toda a coleção, e no original, em francês. Tenho também os meus favoritos mas o nº 1, talvez pela sua simplicidade (tudo o que é genial é simples, não é?) será sempre "A Ilha Negra", livrinho a que volto vezes sem conta e sempre com o mesmo prazer.

ié-ié disse...

Nunca fui grande fã de "livros aos quadradinhos", mas lá em casa, via meu Pai, havia (e há) volumes de "Cavaleiro Andante", "Diabrete", "Mundo de Aventuras", "Foguetão", sei lá...

LT

filhote disse...

"A Ilha Negra" talvez seja também o meu nº1. Talvez, não. É mesmo!

Em miúdo, aquela sequência do macaco na torre deixava-me aterrorizado!!!!!

filhote disse...

Dúvida:

O lema das aventuras de Tintim era dos "8 aos 80", ou dos "7 aos 77"??????

Rato disse...

Agora deixaste-me confundido nessa dúvida. As minhas memórias dizem-me "dos 8 aos 80", mas se calhar era "dos 7 aos 77".
Olha, a verdade é que comecei nos 7/8 anos, aos 54 ainda continuo e espero ultrapassar os 80, eheheh...

Rato disse...

E a seguir ao Tintin sempre tive também uma preferência muito especial pelas aventuras do Blake e Mortimer, do Edgar P. Jacobs. Aquela "Marca Amarela", então, sempre me encantou.
Esta banda desenhada sobreviveu à morte do seu criador através de Benoit e Van Hamme primeiro e depois com Yves Sente e André Juillard. Também tenho a coleção completa - ainda ontem comprei na FNAC os dois últimos tomos ("Os Sarcófagos do 6º Continente), com que me vou deliciar no próximo fim de semana (já os folhei, claro, e o estilo parece-me inalterável)

Rato disse...

Ao contrário do YéYé (não podemos ser "iguais" em tudo, não é companheiro?) eu "devorava" quadradinhos entre os meus 7 e 12 anos. Depois outros interesses se levantaram. Mas ainda tenho para aí muita coisa, sobretudo dos meus heróis favoritos: Fantasma, Mandrake, Rip Kirby, Cisco Kid, Principe Valente, Corto Maltese, eu sei lá...
Sempre preferi a simplicidade no traço e por isso sou um grande adepto da chamada "escola belga".

filhote disse...

Nesse aspecto, estamos sintonizados na mesma onda. Também eu fui arrebatado pela BD franco-belga - aquela linha clara -, na minha infância/adolescência. Depois, outros interesses tomaram o poder. A música, os discos, a literatura... enfim...

Os meus heróis eram praticamente os mesmos!!! E a propósito do inultrapassável Edgar P. Jacobs, não nos podemos esquecer de um genial album fora da série Blake & Mortimer: "O Raio U".

Blake & Mortimer ainda acompanho, é irresistivel, embora a efémera fase Benoit/Van Hamme fosse uma desgraça (a nível dos desenhos). Agora sim, Sente e Juillard representam bem o legado de Jacobs...

Mandrake, Fantasma, Maltese... eram fantásticos não eram? Eu devorava o "Mundo de Aventuras"!!!

ié-ié disse...

Mas esses também eu devorava, Rato, sobretudo Cisco Kid e Mandrake. Como se chamava o ajudante de Mandrake que se vestia com uma pele de leopardo?

Acho que já o disse aqui, mas eu papava o "Mundo de Aventuras", o "Cavaleiro Andante", o "Diabrete", o "Foguetão"... que me lembre.

LT

LT

filhote disse...

O ajudante do Mandrake não era o Lothar????

Camilo disse...

Como já disse numa postagem anterior, eu era fanático pelo "Mundo de Aventuras".
Porém, era evidente que passava uma vista de olhos pelo "Cavaleiro Andante".
Lembro-me desta aventura do Tin Tin.
Foi através do "CA" que "conheci" o Jerry Spring, Luke Luke e os célebres detectives da "Marca Amarela".
Embora estivesse em Macedo de Cavaleiros, ainda me lembro da direcção completa do "CA":
Director:Adolfo Simões Muller:
Redacção: Avenida da Liberdade,266-Lisboa.
Direcção do "Mundo de Aventuras":
Director e editor:
Aguiar & Dias,Lda.
Rua Saraiva de Carvalho,207-P-Lisboa
O "ié-ié" fala do "Foguetão". Era impresso num formato maior que os demais. Não gostei. Mas coleccionei centenas de "Condor Popular" "Ciclone", etc. etc.
Saudades, meu Deus!!!