terça-feira, 4 de março de 2008

ARMANDO PIRES CONFESSA-SE


Armando Pires confessou-me os segredos da gravação do disco de fados já aqui recenseado.

"Tinha um contrato com a RCA para gravar discos de fados, mas fui mobilizado para a Guiné, o que viria a inviabilizar as gravações.

"Quando regressei da Guiné em Dezembro de 1970, o João Viegas tinha saído da RCA e disse-me que, para não haver chatices, tinha inutilizado o contrato. Carlos Duarte, seu braço direito, aproveitou a deixa e mandou-me gravar imediatamente para a Musicorde.

"O disco foi gravado 48 horas depois de ter regressado da Guiné, nos estúdios da extinta Musicorde, à rua da Misericórdia, em Lisboa, após uma gloriosa noite de fados (e de copos) no Arreda, na Estrada de Birre, ali para os lados de Cascais.

"Até se notam as imperfeições.

"A fotografia da capa do disco foi tirada na Quinzena, a catedral das tabernas de Santarém.

"E sim, este é um filho único".

PS - A imagem deste post foi tirada por mim em Junho de 1982 em Maputo. O Armando está desfocado, mas na legenda da foto original eu esclarecia: "o Samora sempre é mais importante do que tu".

Gracias, Armando!

Sem comentários: