terça-feira, 11 de março de 2008

GILBERT BÉCAUD


Retribuo a cortesia de Rato Records.

5 comentários:

Rato disse...

Bécaud, Peggy March, Barbara, Françoise Hardy...
Será que isto ainda existe nos arquivos da RTP? Entre tantas relíquias que foram jogadas fora, esta foi provavelmente mais uma.
Por curiosidade fui verificar o dia da semana em que o programa foi transmitido: uma segunda-feira. Hoje em dia dão-nos prós e contras para começar a semana. Naquele tempo davam-nos música, e da boa...

JC disse...

Por amor de Deus, Rato, você já viu bem o que era o canal único da ditadura? Viu mesmo?, com "Meditação" e tudo? Aquilo era um pesadelo. Só falta o "Fecho" e Hino Nacional...
Para além disso,hoje as pessoas ouvem música em casa e fora dela, nos seus leitores de CD, DVD e i Pods, e têm canais de TV dedicados excluisivamente à música. Não defendo a actual programação, limito-me a raramente ver um canal generalista, mas que sentido faria?
JC

Rato disse...

Eu sempre ouvi música em casa e fora dela desde que me lembro. Só que preferia o som do vinil (e ainda prefiro) e dava-me muito mais gozo gravar as minhas músicas preferidas em cassete e sobretudo em fita magnétioa. Quanto ao software actual, digital, é muito bom para jogar no lixo, com o ipod à cabeça. A única coisa boa foi mesmo a invenção do DVD, para além do computador e da internet, é claro.
Televisão hoje? Não vejo quase nunca, porque não vale mesmo a pena, é tudo igual em todas centenas de canais disponíveis: as mesmas (más) notícias, os mesmos (maus) programas de estupidificação. Abro só uma excepção para ver os jogos do Benfica (hoje há mais um), mas isso é a minha costela masoquista a fazer-se ouvir. Da rádio nem é bom falar, esses dias já acabaram há muitos, muitos anos. Hoje, tal como a TV, está tudo perfeitamente homogenizado, sem qualquer lugar para a liberdade e criatividade individual. Dantes tínhamos locutores que nos faziam descobrir as suas preferências musicais em programas de personalidades distintas. Hoje não há "programação" sem "play-lists" que a tudo obrigam e a todos escravizam, e por isso é tudo per-fei-ta-men-te igual em todo o lado.
Onde está o gozo, jc? Quer mesmo comparar? Dantes podia haver muita coisa merdosa (havia mesmo!), mas o que existia de bom dava para compensar. Hoje a fossa é contínua, a única alternativa é mesmo pular fora. Ah, é verdade, e também tenho saudades do "fecho" da emissão com o hino a acompanhar...

ié-ié disse...

"57 Channels (And Nothin' On)" - e tanto dá para a televisão como para a rádio.

LT

JC disse...

Caro Rato:
Em algumas coisas não posso deixar de estar de acordo consigo; noutras nem tanto. Assim sendo, só me resta enviar-lhe o meu abraço de solidariedade benfiquista nesta hora difícil. Às oito lá estarei a sofrer. Triste sina!!!