domingo, 30 de março de 2008

THOSE WERE THE DAYS


ALVORADA/APPLE - N-38-1 - edição portuguesa

Those Were The Days - Turn! Turn! Turn!

Gosto desta canção: “Those Were The Days”, a nostalgia dos primeiros versos: “Once upon a time, there was a tavern, where we used to raise a glass or two”.

Passados todos estes anos gostar do exercício de olhar tudo isto: a capa com uma Mary Hopkin, florida, fresca, singularmente provocante.

Ouvir a canção, lembrar as histórias que a rodeiam, prazeres secretos…. “Those were the days, my friend, we thought they'd never end”.

Comprei-o na “Discoteca Melodia”, em Lisboa, no dia 14 de Dezembro de 1968.

É um single produzido por Paul McCartney. Foi um grande sucesso e será sempre uma grande canção.

Colaboração de Gin-Tonic

9 comentários:

filhote disse...

Produzido e tocado pelo Macca!

Um dos singles da minha infância - a minha tia tocava-o incessantemente -, embora não seja propriamente fã da canção...

Rato disse...

Foram muitas as versões multi-linguisticas desta clássica canção. Não sei se é por causa da estrutura musical, longa e repetitiva, mas a verdade é que ao longo dos anos só a consegui apreciar de tempos a tempos e nunca em escutas sucessivas (contrariamente a muitos outros temas "da minha vida" que consigo ouvir em "loop contínuo" e sempre com o mesmo prazer). Ou seja, ouvi-la uma só vez, e só quando "o rei faz anos". É ainda um tema óptimo para abrir ou fechar qualquer compilação daqueles anos.

ié-ié disse...

Tal como o Rato, gosto desta canção, mas só a consigo apreciar de tempos a tempos. E não, Filhote, Paul não participa, apenas produz.

Há uma versão em português, de Natércia Barreto, chamada "Primavera do Amor". Os Pop Five Music Incorporated também têm uma versão, em inglês, bem como Cynthia Lennon, Sandie Shaw, Leningrad Cowboys, etc.

Mary Hopkin foi descoberta por Twiggy no programa de TV "Opportunity Knocks" e falou dela a McCartney.

LT

Fantomas disse...

Eu gosto da versão da Natércia Barreto. Também temos a versão da Simone.

gin-tonic disse...

Este blogue tem um ligeiro problema: desencadeia memórias e obriga a descobertas.
Alguém me dá elementos para tentar encontrar as versões da Simone e da Natércia Barreto?
De repente parece-me que desci aqui pela primeira vez: nunca ouvi essas versões, assim como as que Mr. Ié-Ié refere.
Ou então a minha memória já é um completo queijo suiço.

ié-ié disse...

Não conheço a de Simone - talvez o Fantomas te possa ajudar - mas mando-te já o ficheiro da Natércia Barreto. Queres as outras também?

LT

gin-tonic disse...

Se mandares as restantes é a cereja no topo do bolo.
Mas dá-me a referência do disco da Natércia Barreto para o tentar encontrar. Há situações em que não dispenso ter o disco aqui por casa. E, note-se, não sou coleccionador. Olha. se fosse!...

Fantomas disse...

Eu vou colocar a capa da Simone no meu Blog.

jne disse...

airplay - 1968 (cinedisco 1)

http://queimador-recortesretalhos.blogspot.pt/2014/11/cine-disco-n1-hit-parade-cd-1968.html