segunda-feira, 3 de março de 2008

FRANKIE LAINE


HALLMARK PDA 016

“Mr. Mouse” diz-nos que no dia em que nasceu a canção que estava então em voga era o “I Believe”, cantada pelo Frankie Laine.

Tinha oito anos quando “Mr. Mouse” nasceu e lembro-me de o meu pai ter comprado um “Popular Favourites” da Philips em que, para além de outras canções e cantores, estava o “I Believe” cantado pelo Frankie Laine.

Gosto muito dessa canção e volta e meia dou comigo a trauteá-la. Lembro-me de num “TV Clube” da Televisão-Portuguesa-a-Preto-e-Branco, ver um cantor brasileiro, de nome Francisco Egídio, a cantar, sentado numa escada, a versão portuguesa de “! Believe”.

Há uns 25 anos mandei vir de Londres uma antologia do Frankie Laine onde, para além de “I Believe”, podemos encontrar grandes êxitos como: “Jezebel”, “Granada”, “Your Cheatin’Heart", “A Woman in Love”, “Sixteen Tons” e “High Noon” que é a canção tema do filme, com o mesmo nome, de Fred Zinnemann com Gary Cooper e Grace Kelly.

A canção é da autoria de Dimitri Tiomkin e Washington e recebeu um Óscar da Academia para a Melhor Canção.

Hoje muito poucos saberão quem é o Frankie Laine.

Colaboração de Gin-Tonic

3 comentários:

DANIEL BACELAR disse...

Está lá?
É do programa "quando o telefone toca"?
É o sr.Joaquim Pedro?Posso pedir o disco?????

Pois é,já lá vão tantos anos que nem me lembro,mas asa saudades são muitas!!
Frankie Laine era presença obrigatória em todas as emissões deste programa de discos pedidos na Rádio Renascença.
Então "I BELIEVE" era um autêntico clássico bem como muitas outras canções deste extraordinário "crooner" americano,e o que é curioso é que a sua potentissima voz tunha um cunho tão extraordinário,que durante muito tempo não havia filme de cowboys que na sua banda sonora não incluisse a canção de abertura interpretada pelo Frankie.
Não sei se ainda estará vivo,julgo que não,pois naquela altura eu era um miudo e ele já quarentão.
De qualquer maneira aqui fica o meu muito obrigado ao Luis por se ter lembrado deste grande artista,que sem dúvida nenhuma marcou uma época!!!
Se alguém por acaso se não lembrar dele,ouçam um dos muitos CDs que há para aí á venda (felizmente)a muito bom preço.

O HOMEM,É INCONFUNDÍVEL

daniel bacelar

ié-ié disse...

Os pontos nos ii, Daniel. O mérito da convocação de Frankie Laine é do Hugo Santos, eu apenas dei guarida.

Frankie Laine morreu a 06 de Fevereiro de 2007.

"Quando O Telefone Toca?" - e então o "Unchained Melody"?

LT

DANIEL BACELAR disse...

Caros amigos Hugo e Luis
Quem deu guarida a quem acho que é irrelevante.
O que interessa é relembrar as pessoas e o seu trabalho.
Confesso que uma das coisas que me fascina neste blog,é de vêz em quando e através dos seus frequentadores virem á baila nomes totalmente esquecidos (nisso somos mestres)tanto do meio radiofónico como do meio artistico própriamente dito.
Que é feito do Joaquim Pedro voz emblemática da RR e a quem devemos tantos agradáveis serões em frente ao Rádio???
Isto não é saudosismo (se calhar até é,não vejo nenhum mal nisso)mas uma profunda saudade por vozes que marcaram a nossa juventude e que nos ajudaram a esquecer ...outras coisas!!!
Um grande abraço a todos aqueles e aquelas que ainda estão entre nós,e a eterna saudade por aqueles que já partiram.

daniel bacelar