quarta-feira, 5 de novembro de 2014

A PRIMEIRA NOTÍCIA DOS BEATLES


Até prova em contrário, esta é a primeira notícia sobre os Beatles publicada em Portugal.

Trata-se de uma notícia do "Diário Popular", de 05 de Novembro de 1963 (suplemento às terças-feiras, "Volta Ao Mundo", nº 225, pág. 6).

É mais uma foto legendada do que propriamente uma notícia:

"Os QUATRO BEATLES" - Estão a causar extraordinário êxito, no Teatro Príncipe de Gales, em Londres, "os quatro Beatles" - agrupamento artístico, composto por jovens, o mais velho dos quais tem 19 anos e o mais novo apenas 15. Os seus números de canto são apreciadíssimos, a ponto de, todas as noites, os repetirem cinco e seis vezes cada um. Os nomes dos rapazes são: da direita para a esquerda - Paul McCartney, John Lennon, Rango (sic) Starr e George Harrison. Logo que terminem a sua actuação no "Príncipe de Gales" darão uma série de recitais na B.B.C. e vão, em seguida, para Liverpool, onde os espera um belo contrato.

Na Grã-Bretanha, a primeira notícia sobre os Beatles foi publicada no dia 06 de Julho de 1961 no "Mersey Beat", de Liverpool, curiosamente um texto assinado por John Lennon e George Harrison.

O primeiro disco dos Beatles, "Love Me Do", foi editado na Grã-Bretanha a 05 de Outubro de 1962.

Em Portugal, o primeiro disco dos Beatles a ser editado foi o EP "She Loves You", no dia 22 de Novembro de 1963, no mesmo dia do assassínio de Kennedy.

O primeiro filme dos Beatles, "A Hard Day´s Night", foi estreado em Londres no dia 06 de Julho de 1964 e em Lisboa oito meses depois, a 11 de Março de 1965, no São Jorge.

O segundo, "Help!", foi estreado na capital londrina a 29 de Julho de 1965 e no São Jorge, Lisboa, quase 2 anos depois (!!!!), a 22 de Junho de 1967.

3 comentários:

Anónimo disse...

Malhetaço!!!!

JCC disse...

Já neste primeiro texto é evidente a tendência para a asneira.

Muleta disse...

da direita para a esquerda?? só podia, claro....