sexta-feira, 28 de novembro de 2014

REGRESSO AO LOCAL DO CRIME 45


O pai dizia-lhe que fumar cachimbo e acariciar um gato são gestos filosóficos.

Actos de tranquilidade.

Mais tarde leu em «Assinar a Pele» de Pedro Paixão:

Há dias, sabes, em que gostava de ser como o gato e que me tocasses sem desejar encontrar quaisquer sentimentos a não ser o que se exprime num espreguiçar muito lento – um vago agradecimento? – e que depois me deixasses deitado no sofá sem que nada pudesses levar da minha alma, pois nem saberias o que dela roubar.

O pai contava também a história que as gentes de posses, quando compravam um cachimbo, entregavam-no, ou alguém por eles, a pescadores para que eles os fossem queimando. Quando considerados no ponto, o cachimbo regressava e apenas punham uma boquilha nova.

Talvez por influência sherlockolmiana fumar cachimbo remete-o sempre para romances policiais.

Por falar em romances policiais, isto é como as cerejas.

Quando no longínquo ano de 1939, Raymond Chandler escreveu «À Beira do Abismo» (publicado no nº 213 da «Colecção Vampiro») ainda não havia esses slogans-historietas do «fumar mata» e «o fumo prejudica segundos-terceiros-por-aí-fora» e colocou um adoentado General Sternwood, a abençoar que fumassem junto a ele, a possibilidade de quem, proibido de fumar, se sente feliz por aspirar o fumo de outros.

«Levantei-me, despi o casaco e tirei um lenço para enxugar o rosto, o pescoço e os pulsos St. Louis, em Agosto, não era pior! Sentei-me e, maquinalmente, procurei os cigarros.

- Pode fumar – informou-me o velho, com um sorriso pálido, ao notar o meu gesto- - Gosto do cheiro do tabaco.

Acendi um cigarro e expeli uma grande baforada, que aspirou como um terrier a farejar um ninho de ratos. O sorriso acentou-se-lhe e arrepanhou-lhe as comissuras dos lábios.

- Mal vão as coisas quando um homem tem de satisfazer os seus vícios por procuração!

Colaboração de Gin-Tonic

1 comentário:

Anónimo disse...

Um abraço também e o desejo que em imagens nunca se “Cohiba” de nos intoxicar e em prosa continue sempre a nos deixar ”Delectados” e tonificados com Gin da melhor marca.

JR