sexta-feira, 14 de novembro de 2014

FOLK 2


AQUILA - EP 01-1 - edição portuguesa (1966)

Golden Ring (Valadares Marques/Vasco Luís) - Depending (Vasco Luís) - Pretty Girl (Vasco Luís) - The World (Vasco Luís)

Em 1966, sendo eu dirigente associativo na Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa (AAFDL) "contratei" para um daqueles fantásticos "convívios" que se realizavam na Sala de Leitura da Faculdade, este duo, constituído por Vasco Luís, 20 anos, precisamente estudante de Direito, e Rui Manuel, 22, estudante dos Estudos Ultramarinos.

Indiferentes ao yé-yé, optaram pelo folk, então um horizonte praticamente inédito nos conjuntos de então.

Bob Dylan e Peter, Paul and Mary eram os músicos preferidos. De Donovan, exaltavam as suas qualidades de instrumentalista, melhor do que Dylan, e a sua voz doce, agradável. De Joan Baez diziam que era "única, apesar de a voz não ser a ideal".

Na contracapa do EP escreve Valadares Marques:

A folk-music teve em 1965 o seu primeiro ano de popularidade. A rádio lançou-se abertamente na "exploração" desta "nova" expressão musical, o público aceitou e... começaram a surgir discos, a serem comercializados novos artistas.

Em Portugal, dois jovens se vinham dedicando já há alguns anos a este género de música, embora desconhecidos do grande público: Vasco Luís e Rui Manuel.


Nas horas livres, em reuniões de amigos, lá estavam cantando e tocando "aquilo", sempre com agrado geral.


Até que chegou a vez de se "mostrarem" ao público anónimo da rádio. Imediatamente se revelaram diferentes, não permitindo que se lhes chame "mais um conjunto". Folk 2 tem personalidade, boa execução e maioria de reportório inédito.


Folk 2, na rádio, é êxito. No disco, é... isto!


Este EP inaugurou a etiqueta Aquila, dirigida por João Martins, então "patrão" da "23ª Hora".

Os jovens de cá não ficaram indiferentes ao aparecimento, em 1965, de um novo género musical que logo conseguiu apaniguados - folk music. A comprová-lo, temos o caso específico de Rui Manuel e Vasco Luís, dois moços que, após actuações privadas, se decidiram a gravar comercialmente. Trata-se de um duo afinadinho, plenamente. Mas porquê títulos em inglês?

Rádio & Televisão, 7 de Janeiro de 1967

7 comentários:

Jack Kerouac disse...

Por falar em grupos quase desconhecidos, alguém conhece um grupo chamado "Os 5 Reis" ? pelas musicas, penso que seria do Porto, e é assim uma espécie de Doo Wop á portuguesa. Tenho umas musicas deles que uma vez comprei, pirateadas para CD, mas nem na "Enciclopédia Da Musica Ligeira" encontro referência a eles.


Estes FOLK2 a tocar no dia do Trabalhador de 1966 e eu a nascer, boa malha...

josé disse...

Novamente o Em Órbita.

Ontem, na RTP1, Júlio Isidro esteve a recordar os anos 60 do Maio 68. Os dele, com piroseira em barda.

O Em Órbita, numa existiu.

Mas, mal por mal, sempre é preferível o Isidro ao Malato.

musicalissimo disse...

Tenho o EP DECCA PEP 1030 do grupo 'Os 5Reis',c/ Recordando-te/Canção ao Porto/Pepe e Estando Contigo. No entanto, nunca consegui quaisquer elementos sobre o conjunto, formado por quatro rapazes e uma rapariga.

vinilsuporter disse...

já tive o Folk2 que acabei por vender a um amigo que colecciona a parte "física" dos discos. Fiquei com a gravação em CD para mais tarde recordar. Criou-se muito a ideia do que o que é antigo é que é bom, eu não concordo, acho o disco muito fraco sonicamente falando.

joebarbosa@sapo.pt

João Pedro disse...

Boas. A canção ao Porto é a mesma que o Paco Bandeira interpreta no seu ep "brasileiro" ? Ou seja, é uma versão do tema do Paco ?

dg disse...

Na RTP memória anda a dar o "Discorama" de carlos Cruz e Diniz de Abreu. O Carlos Cruz já referiu várias vezes que não gostam do termo "yé-yé". Começou em 1966 e agora está em 1967. Este fim de semana deu os Folk 2. Num dos últimos programas falaram com os responsáveis do "Em Órbita".

ié-ié disse...

obrigado!
LPA