terça-feira, 13 de outubro de 2009

SURPRESA! SURPRESA!


PHILIPS - 369.002 PF - edição chilena (1969)

Penina (Paul McCartney) - North (Carlos Pinto/Aníbal Cunha)

Nunca imaginei que o nosso "Penina" tivesse tido uma edição chilena!!!

Ela aqui está, pertencia ao acervo da Radio Colchagua, de Santa Cruz, em 12 de Novembro de 1969.

Esta rádio ainda existe. Mandei-lhes esta capa, para ver se reagem...

Em 1969, reinava a "asfixia democrática" de Eduardo Frei Montalva. Pouco depois, a 03 de Novembro de 1970, foi eleito Salvador Allende.

A Rádio Colchagua já me respondeu, entretanto. Transcrevo sic o email:

Entre em contato com, o que para nós é realmente uma surpresa, uma vez que este disco foi gravado no nosso clube como desaparecidos mais de 20 anos atrás.

Como chegar lá? Nós nunca saberemos, até poucos anos atrás, vendeu parte do nosso clube, não pense que foi a oportunidade que foi vendida uma vez que, como nós dizemos que o registro está ausente por mais de 20 anos.

Muito obrigado para o contato, uma grande saudação neste canto distante do mundo.

JUAN CARLOS AMPUERO ANGEL
Palestrante e Programador
Radio COLCHAGUA de SANTA CRUZ
CHILE

21 comentários:

ctx disse...

eu já tinha lido a referência à edição chilena

http://guedelhudos.blogspot.com/2009/10/1969-no-ye-ye-portugues.html

JC disse...

Oh, meu caro LT! Desde quando Eduardo Frei era um ditador e o seu regime uma ditadura? Era um político de direita, democrata-cristão, talvez tenha mesmo apoiado episodicamente a ditadura de Pinochet após o golpe de 11 de Setembro (e mesmo disso tenho sérias dúvidas), mas o seu regime, apoiado pelos USA, não foi uma ditadura.

ié-ié disse...

Sim, claro, nada que se compare a Pinochet que Frei apoiou.

LT

ctx disse...

http://beatleshelp.topcities.com/collabo/peni.html

exportação

As capas não são muito bonitas mas fica engraçado a mudança da cor nas edições francesa e chilena.

Jack Kerouac disse...

Esta versão é a mono ou a estereo ?

filhote disse...

Com ou sem ditadura, estamos na presença de um belo malhete!

Anónimo disse...

A resposta deve ter sido redigida no tradudor do GOOGLE :)

Anónimo disse...

tradutor :)

TRADUTOR, TRAIDOR :)

Anónimo disse...

Acho que se percebia melhor em espanhol do que como esta.

ctx disse...

é engraçado que o nº de referência é o mesmo em vários países. coloquei +"369002"+"penina" na máquina de procurar e encontrei uma edição italiana com a mesma referência mas capa totalmente diferente das outras já conhecidas.

produzione: joao martins

http://www.belgian-beatles-site.com/pmcguest2.htm

ctx disse...

andou pelo ebay em Maio de 2007

http://www.popsike.com/JOTTA-HERRE-BEATLES-PENINA-ITALY-7PROMO-SHEET-MINT/330123268272.html

JC disse...

Não tenho procuração para defender o Frei, nem o defendo nem com ele me identifico politicamente, mas o facto é que o seu regime não era dictatorial, era uma democracia. Allende subiu mesmo ao poder derrotando-o eleitoralmente. Cometeu o erro de apoiar Pinochet (grave erro), mas rapidamente passou à oposição e morreu pouco depois. Caro LT, o rigor histórico é imprescindível...

Abel Rosa disse...

Bom Peço desculpa de me meter na conversa, mas por falar em rigor histórico, não esquecer que nas eleições de 64 o Sr Frei ganhou as eleições de modo duvidoso com a CIA oficialmente em Campanha no Chile foi uma acção jamais vista na America Latina ( até aquela altura claro....)foi concertada e demolidora nas radios e nos Media com muito dinheirinho investido. Depois tambem tivemos os nossos amigos Chicago Boys que por lá andaram em laboratório apoiando e promovendo o regime que acabou por dar no que se sabe. Foram acções e erros tão graves que de modo algum, alguem pode escamotear, esquecer ou branquear a verdade e a vergonha no Chile, não era uma democracia a do Frei, mas pronto estamos todos reconciliados e a vidinha corre bem e o tempo está bom, tambem tivemos um Sr. que era muito bondoso e amiguinho e eu seja ceguinho se ele não era mesmo um ditador, ainda há quem duvide...

Quanto ao Penina parece que decobriram uma versão da lapónia com a capa em tons de iceberg, já mandei vir a versão MONO sem acento no ó....

JC disse...

Caro remasterizado: na História não podemos confundir as nossas preferências pessoais com os factos. As eleições de 64 foram livres e legítimas.Quer isto dizer que não houve falcatrua.Claro que os USA, via CIA (é sabido), investiram fortemente na vitória de Frei, mas isso não era ilegal e, por isso, não o coloca à margem da lei nem o transforma em ditador. Mtªs grandes potências investiram e investem (investirão), nos vários países, nas forças políticas com as quais têm afinidades ou que servem os seus interesses. Em Portugal isso tb aconteceu a seguir ao 25 de Abril e ninguém contesta a legalidade das eleições e dos seus resultados.Quanto aos Chicago Boys, que transformaram o Chile num laboratório mtº liberal na economia e nada liberal na política, nada têm a ver com Frei mas com a ditadura de Pinochet.

JC disse...

Gostei dessa da "asfixia democrática", LT!

Abel Rosa disse...

Meu Caro JC, obrigado pelo diálogo,
com todo o respeito afirmo que não entendo a que preferências pessoais (minhas) se refere? não confundi nada, a história dos Chicago Boys é conhecida ....o plano inicial dos Chicago Boys foi desenhado para Frei e para a intenção da sua continuidade após 1970. Por amor de Deus, se me permite, vamos ficar por aqui porque quando afirma que é normal e legal uma Agência Secreta ( CIA) intervir na soberania de um Pais, está tudo dito, aliás esse comportamento transformou a América Latina e o Mundo num saco de Bananas ( Obrigatório ver o Bananas do Woody Allen) infelizmente não foi só a CIA.

Entretanto, enquanto esgrimimos, foi descoberta a versão Stereo do Penina em dialecto ALgarvio....é fantastico aquilo que uma simples capa de disco pode fazer aparecer.

JC disse...

Meu caro: eu não disse que era sempre legal ou sequer aceitável os serviços secretos intervirem num país soberano, embora todos o façam e para isso existem. Em 1973, no Chile de Allende, com total subversão das instituições legítimas e da constituição do país, não o foi. O que disse é que financiar campanhas eleitorais de forças políticas legais num país soberano, que foi o que aconteceu no Chile em 1964, não o é desde que não vá contra a legislação em vigor. Em Portugal, a Alemanha e a URSS fizeram-na no pós-25 de Abril. Falo chinês? Isso não tem nada a ver - repito - com intervenções à margem da legalidade (pronunciamentos, golpes militares, assassinatos, etc) como tantas outras da CIA na América Latina e não só.
Quanto aos Chicago Boys: por acaso, não sabia que o plano tinha sido concebido para o Chile de Frei. Mas é óbvio que tal plano (ou outro no género), com tudo o que propunha na área económica, nunca poderia funcionar em democracia. Já agora: existem mais do que fortes suspeitas (não sabia mas estive a fazer uma pequena investigação) de que Frei terá sido assassinado por ordem de Pinochet durante uma operação de rotina. Quando falo de preferências pessoais estou a generalizar e a incluir-me. Simpatias por simpatias, inclinar-me-ia mtº mais, apesar de todos as suas imprudências que acabaram por conduzir ao golpe mas que o não justificam (nada justifica a ditadura, mtº menos aquela), para Allende.
Cumprimentos

Abel Rosa disse...

Meu caro JC
JC
Gostei deste bocado, é sucinto pouco dado a maçadas mas é possível O SENTIDO CRÍTICO E interventivo sem fazer mal a ninguém. Este é o espírito dos velhos discos de vinilo, tinham sempre o lado A e o lado B e todos davam prazer....geralmente os B.

Cumprimentos do Penina.

filhote disse...

JC e Remasterizado:

Não sou grande conhecedor do tema eleições pós 25 de Abril, porém, não foi nessa época que a CIA interferiu no destino nacional, via Frank Carlucci?

JC disse...

Um abraço, meu caro Penina.
Filhote:a CIA, o KGB, o MI5... Andava cá tudo. Mas a interferência foi muito relativa. Não houve eleições falsificadas,assassinatos, golpes de estado nem nada disso. Apenas pressão diplomática, aconselhamento e ajuda na organização política e financiamentos partidários. Tudo mtº "soft"...

Abel Rosa disse...

Olá Filhote o Quadro Superior envia-te daqui aquele abraço.

Sim Sim o Frank era muito amigo de
Portugal.

Como vamos de malhetes?