quinta-feira, 29 de outubro de 2009

OS MELHORES LPs PORTUGUESES DOS ANOS 80


EMI - C 072-40 523 - 1980

"Ar de Rock", de Rui Veloso, foi eleito o melhor álbum português dos anos 80 por um painel instigado pela revista Blitz que está a comemorar 25 anos.

É a seguinte a votação:

01 - Ar de Rock - Rui Veloso (1980)
02 - Heróis do Mar - Heróis do Mar (1981)
03 - Independança - GNR (1982)
04 - Por Este Rio Acima - Fausto (1982)
05 - Os Dias de Madrdeus - Madredeus (1987)
06 - Anjo da Guarda - António Variações (1983)
07 - Circo de Feras - Xutos e Pontapés (1985)
08 - A Um Deus Desconhecido - Sétima Legião (1984)
09 - Ser Solidário - José Mário Branco (1982)
10 - Free Pop - Pop Dell'Arte (1987)

Não há ninguém que trise...

32 comentários:

bissaide disse...

E Fausto também. 2 dos 3 cantos ;-)

LSO disse...

Gostos são gostos e listas são listas. A minha dos anos 80 seria diferente, mas, tirando o LP dos Heróis do Mar os resultados estão próximos do que previa. Dentro da logica da lista só estranho que Mler Ife Dada não esteja nos 10 primeiros. A ausência do "À Flor da Pele" dos UHF é mais uma injustiça para o AMR... se bem que eu considere o "Noites Negras de Azul" o melhor LP do grupo.

XicoR disse...

Luis, já deixei o meu desagrado no blitz, pois embora seja habitual não têm o direito de reescrever tendênciosamente a história, AMR é dos melhores escritores de canções dos ultimos 30 anos, ainda recentemente a TVI foi buscar ao baú uma canção do album a solo Sierra Maestra: Porque será que amo; mas a verdadeira história irá fazer justiça a este e a outros artistas que têm sido maltratados por estes senhores.
Um Abraço
Francisco

filhote disse...

Também votei no "Ar de Rock" (tínhamos de votar em 3 LPs e 5 canções).

Acho estranho que o "Independança" apareça no TOP 10 - embora seja um disco marcante - quando existem outros LPs dos G.N.R., da mesma década, muito superiores a todos os níveis artísticos. "Psicopátria", por exemplo.

No resto, subscrevo a opinião do amigo LSO. Aliás, também não compreendo a crónica omissão de António Manuel Ribeiro. Ou melhor: compreendo, mas não aceito. Nas escolhas/votações que enviei ao Blitz, figuram duas canções de AMR...

bissaide disse...

Presumo que um ou mais discos dos UHF estejam nos lugares seguintes da lista - será bem merecido. Votei numa canção dos UHF também. Sempre me identifiquei muito mais com UHF do que com Xutos, aliás - embora uma coisa não invalide a outra, claro.

LSO disse...

Amigo filhote, 3 LP's e 5 canções no total ou dentro de cada década?

LSO disse...

Sinceramente até esperava que o Independança ficasse mais bem colocado. No final dos anos 80 e até meados dos 90 era considerado "por largos sectores da crítica" o melhor álbum da música moderna portuguesa. Por outro lado o Vitor Rua deve ter votado 3 vezes no álbum. hehe

bissaide disse...

3 LP's e 5 canções por década. Mesmo assim já custou...

LSO disse...

Realmente escolher apenas 3 LP's de cada década... assim de repente escolhia, de caras, o "Independança" e o "À Flor da Pele". Depois inclinava-me para o "Circo de Feras", mas, provavelmente, o "Por Este Rio Acima" fazia-me mudar de ideias. 3 álbuns é realmente escasso porque também seria complicado esquecer o "Ar de Rock", "Taxi", "Os Dias de Madredeus", etc, etc, etc! :)

Edward Soja disse...

O Por Este Rio Acima não é de 1982?

Jorge Bernardo disse...

O 2º lugar dos Heróis do Mar é insólito e na mesma linha do 10º do Corpo Diplomático nos anos 70. Ainda nesta tabela o 10º lugar de Free Pop dos Pop Dell'Arte é dar relevância ao próprio ego do/da Blitz.
A ausência de UHF é um atentado à História da música rock em Portugal. Os melhores discos dos anos 80 são "Por Este Rio Acima" de Fausto e o "À Flor da Pele" dos UHF, sem omitir as obras seguintes dos UHF que são clássicos de poesia rock: "Estou de Passagem" e "Persona Non Grata". Infelizmente compreende-se bem as opções da Blitz que sempre ostracizou o António Manuel Ribeiro e nunca lhe reconheceu a importância e valor indiscutivel que tem. A "crónica omissão" como muito bem diz filhote é uma vergonha. A Blitz sempre detestou o António Manuel Ribeiro e o pior que pode acontecer é um jornal de música confundir os gostos pessoais com a qualidade artistica e a relevância real dos projectos. Os UHF até podem ter 5 discos nos lugares seguintes mas não estarem nos 10 primeiros é um verdadeiro atentado à inteligência e à verdade daquilo que foi produzido nos anos 80. Basta compararmos esse disco mediano dos Heróis do Mar que foi promovido a 2º melhor da década de 80. Alguém que me diga de cor o nome de 4 canções desse álbum. Ou de apenas 2 ou 3. Conseguem? No "À Flor da Pele" assim de repente lembro-me do "Modelo Fotográfico", "Rapaz Caleidoscopio", "Geraldine" e "Rua do Carmo". Já para não falar como muito bem diz o LSO no "Noites Negras de Azul" de que me recordo de "Na Tua Cama", "Sonhos Na Estrada de Sintra", "Completamente Infiel", "Em Violência" e "Nove Anos". Estou como o bissaide sempre me identifiquei muito mais com UHF do que com Xutos apesar de reconhecer como lógica a inclusão do "Circo de Feras" no Top 10.

dlt disse...

Os fãs dos UHF não podem olhar apenas para o umbigo. Apesar dos UHF terem melhorado recentemente houve bastante tempo em que andaram algo erráticos. Lembro-me de um texto do António Pires em que dizia que já não se ia para a cama com a primeira namorada ou qualquer coisa parecida. O que é tem mais valor: um 10º lugar ou dois álbuns no top 20, caso isso aconteça.

Temos o blog ovelhoblitz para o comprovar: O António Manuel Ribeiro foi capa num dos primeiros blitz's e eram constantes as noticias sobre o grupo naquelas primeiras páginas do Luis Vitta (acho que se chamava OK). No link http://underrrreview.blogspot.com/2009/07/uhf.html tem indicação de vários artigos do Blitz sobre os UHF.

JT disse...

Do disco dos UHF apenas me lembro do "Rua do Carmo" e "Modelo Fotográfico" (apesar de só conhecer bem o 1º desses temas), enquanto que do disco dos Heróis do Mar me recordo (e gosto bastante) de "Brava Dança dos Heróis" e "Saudade" (dos melhores temas da música portuguesa)

Jorge Bernardo disse...

Caro dlt, pode explicar isso "dos UHF terem melhorado recentemente"? Que tem isso a ver com o valor de trabalhos como "À Flor da Pele", "Estou de Passagem" ou "Persona Non Grata"? Terá o João Peste melhorado nos últimos anos? A lista da Blitz é sobre o presente ou sobre discos de décadas passadas? O "Ar de Rock" ficou com melhor qualidade porque o Rui Veloso está no activo? Vamos aos factos e à História. Quem conhece a História sabe que o António Manuel Ribeiro foi massacrado pelo Blitz a partir do LP "Comédia Humana". A crítica foi bastante negativa, o António Manuel Ribeiro mandou publicar um anúncio a ironizar a crítica de que foi alvo e a partir dai foi completamente ignorado. Desde "Comédia Humana" de 1991 que os UHF não são destaque no Blitz. Acha normal? Acha normal que álbuns como "Santa Loucura", "Cheio" ou "Dançando na noite" não tenham recebido uma linha de atenção? Não compreendi o seu comentário mas admito que tenho dificuldade em ler quando me acusam de estar a olhar para o umbigo. É que enquanto estou a olhar para o umbigo não consigo ver o monitor.

Ao contrário dos UHF em que sou grande apreciador dos álbuns, quanto ao Heróis do Mar sou um grande fã dos singles e máxis. Os Heróis dos álbuns nunca me convenceram. Agora temas como "Amor", "Paixão", "O Inventor" são pérolas celestiais que espero não tenham sido esquecidas na lista do Blitz.

JT disse...

Encontrei este link com bandas portuguesas

http://www.cultkitsch.org/musica/portugas_h.htm

JT disse...

Os meus temas preferidos dos UHF

"Cavalos de Corrida"
"Rua do Carmo"
"Estou de Passagem"
"Mau Rapaz"
"Na tua Cama"

Os meus temas favoritos dos UHF

"Saudade"
"Brava Dança dos Heróis"
"Só gosto de ti"
"Glória do Mundo"
"Alegria"
"Fado"
"Café"

dlt disse...

Quem votou não foi o jornal Blitz (e alguns dos colaboradores até são bastante jovens).

O livro do Público apenas tinha o disco "Á Flor da Pele" e o "69 stereo" nas listas dos anos posteriores à escolha inicial.

O DN+ fez uma escolha na edição nº 100 e não aparece nenhum disco dos UHF (será por o Nuno Galopim estar no Blitz de 90 e pouco?). Também não apareceu nenhum disco dos UHF na lista recente do Jornal de Letras.

conferir em http://anos80.no.sapo.pt/listas.htm

Em fins de 80 o Blitz escolheu os Melhores da década e no boletim de voto não apareciam os UHF que depois também não apareceriam na lista final. Será que os anti-UHF já estavam activos.

http://anos80.no.sapo.pt/tops.htm

Como alguém refere o "Cantigas de Maio" até pode não ser o melhor disco de JA mas há factores que acabam por pesar nestas escolhas. Se o AMR tem "má imprensa" isso também acontece noutros meandros como a politica: tudo o que o Santana Lopes fazia era mau, etc.. Mas o painel era bastante heterógeneo por isso a explicação é que são discos que não serão reconhecidos porque esss pessoas desligaram-se dos UHF e já não os ouvem actualmente tendo apenas a lembrança de algumas dessas canções.

JS disse...

esta lista dos 80s é algo duvidosa.
o AR DE ROCK não é, nem de longe, o melhor disco da década, é sim, o mais emblematico.
mas nos 40 há outras, como dizer, estranhesas.
Por exemplo, fica muito dificil de aceitar que "Açucar" dos Afonsinhos tenha sequer, lugar nos 40, menos ainda quando aparece á frente de discos como o "Mar D' Outubro", do "Cairo", etc....
os UHF não foram os unicos postos de lado, os Delfins tambem foram, nem nos 40 aparecem e o !LUGAR AO SOL tem mais musicas memoraveis d e um dos lados, que muitos dos que aparecem nos 40 +, em todo o álbum.
são as Blitzótendencias!!!

LSO disse...

Por acaso alguém tem a lista que possa disponibilizar? Ainda não conseguir comprar... nas estações de serviço da A2 por onde passei não tinham a Blitz...
A confirmar-se a ausência de "Libertação" e "U Outro Lado Existe" dos Delfins é uma injustiça. São dois clássicos da música portuguesa com imensos temas de sucesso. Também sinto curiosidade para verificar se o melhor álbum dos UHF, "Noites Negras de Azul", entra nos 40 primeiros assim como o álbum de estreia dos Taxi e primeiro disco de ouro do rock português. :)

bissaide disse...

Não há de facto nenhum disco dos Delfins no Top 40 dos anos 80, tal como também não figura o "Noites Negras de Azul", dos UHF. Dos Taxi, "Taxi" está em 24º e "Cairo" em 36º.

LSO disse...

Bissaide, obrigado pela informação.

filhote disse...

Fui um dos colaboradores das listas e posso revelar:

1. Optei por escolher os LPs e as canções que foram mais importantes na minha vida. Que mais me influenciaram emocional e artisticamente. Independentemente da sua importância histórica.

2. Sou fã dos UHF desde a primeira hora. Porém, na época, costumava comprar os singles da banda em vez dos LPs. Ou seja, comprei o "À Flor da Pele" 10 anos depois (embora conhecesse as canções todas pela rádio e concertos). Curiosamente, apesar das más críticas, "Comédia Humana" é, para mim, um dos melhores discos dos anos 90...

3. Para os anos 80, esta foi a minha votação:

LPs

"Ar de Rock", Rui Veloso
"Psicopátria", G.N.R.
"Canto da Boca", Sérgio Godinho

Canções

"Porto Sentido", Rui Veloso
"Saudade", Trovante
"Cavalos de Corrida", UHF
"Natação Obrigatória", Banda do casaco
"Bellevue", G.N.R.

filhote disse...

Ié-Ié: Dá para guardar para mim um exemplar da revista?

LSO disse...

"Bellevue" é uma fantástica música.

ié-ié disse...

Na próxima terça há mais revistas disponíveis nas lojas - fonte oficial.

LT

Edward Soja disse...

Como assim, amigo?

Rectificações? Ou melhoramentos e extensão das listas?

:)

ié-ié disse...

Não, não, é o resto da edição que não chegou a todos os locais...

LT

Edward Soja disse...

Ah, ok.

Mas oh.
:)

JT disse...

Os fãs dos UHF queixam-se, mas há mais grupos injustiçados: Ban (apenas referência no texto do Miguel Cadete), Delfins (apenas nº 40 com "Ser maior" na década de 90)

Ouvi hoje uma versão de "video Maria" por um novo grupo (3 Marias) que me pareceu interessante

filhote disse...

Repito: Ié-Ié, dá para guardar um exemplar para mim?

ié-ié disse...

Não te respondi? Sorry! Já o tenho de lado. É para trocar pelo "The Beatles" 00001. O mais baixo que tenho é 39.063.

LT

filhote disse...

Obrigado, Ié-Ié.

Porém, lamento não poder honrar a citada transação. O "The Beatles" que tenho para troca é o 00000... eheheheh...