segunda-feira, 19 de outubro de 2009

THE RESTLESS GENERATION


O meu amigo Pete Frame não precisa de apresentações. Ou talvez precise...

Conhecido pelas suas fabulosas Rock Family Trees, quatro antologias em que investiu anos de trabalho para retratar, com um humor muito próprio e um conhecimento pessoal de centenas de músicos, a história das bandas que fizeram o rock inglês, desde os primórdios, saber-se-á menos que foi produtor da BBC, A&R da Charisma e da Stiff, colunista do New Musical Express, Melody Maker, Rolling Stone, fundador da revista Zigzag, investigador e autor premiado. As pranchas originais das Rock Family Trees foram exibidas em galerias de arte e algumas fazem parte da exposição permanente do Museum of Liverpool Life.

Mas não lhe chegava. Tendo assistido aos primeiros passos do rock inglês, com Tommy Steele, Lonnie Donegan, Marty Wilde e Cliff Richards, entre tantos outros, tinha há muito o projecto de contar a história desses anos que mudaram a vida de tanta gente, tal como ele os viveu.

Começando no trad jazz, no skiffle que abalou uma Inglaterra cinzenta, mal saída de uma guerra e que em breve se veria a braços com outras, na Coreia e na expedição do Suez, o percurso de Pete Frame é paradigmático de uma geração que está a desaparecer e cujos sonhos e ambições nos marcaram irremediavelmente.

Isolado no seu refúgio na Escócia, montou peça a peça o espantoso fresco que é "The Restless Generation", a crónica social, histórica e musical da época que permitiu a explosão da música moderna, tal como a conhecemos. Uma observação fina da Inglaterra do seu tempo, recheada de histórias vividas pessoalmente ou contadas directamente pelos muitos músicos que passaram ou ainda hoje passam com ele horas esquecidas partilhando uma garrafa de whisky. A lista é interminável...

O saudoso John Peel dizia dele que tinha "uma erudição quase lunática". Ou, nas palavras lapidares da Time Out, "Pete Frame is mad".

Ainda bem, diria eu...

Colaboração de Queirosiano

1 comentário:

JC disse...

Para ver, sugiro algo relacionado com a mesma geração e idêntico tema. Algo que todos os leitores do Ié-Ié não deveriam deixar escapar por nada deste e de qualquer outro mundo: a série de TV de Dennis Potter "Lipstick On Your Collar". Tive oportunidade de passar alguns excertos lá na minha "tasca" "on-line". Vão já à Amazon e encomendem. JÁ mesmo!