quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Nº 1 DO CAVALEIRO ANDANTE


Eis o nº 1 do "Cavaleiro Andante", de 05 de Janeiro de 1952, um sábado.

A revista era dirigida por Adolfo Simões Muller, cujo centenário do nascimento ocorreu no passado dia 18 de Agosto.

Entre outras histórias, este primeiro número incluía "A Epopeia Do Forte Arizona", "O Mistério do Tibet", "O Capião Audaz", "O Bólide Invencível", "Beau Geste" (que me fez encharcar palettes de lenços), "O prisioneiro Da Bastilha", "Os Pescadores De Pérolas"), "O Templo Do Sol", "Alice No País Das Maravilhas", "A Tulipa Negra", "A Flecha De Oiro", "Tarzan".

O "Cavaleiro Andante" sucedeu ao "Diabrete".

Uma última curiosidade para satisfazer as dúvidas do Rato:

A colecção completa do "Cavaleiro Andante", que inclui "Números Especiais" e "Álbuns", permanece intacta na família, muito por obra da encadernação esplêndida dos presos da Penintenciária de Coimbra.

Foi isto que intrigou o Rato.

Pois bem, como trabalho ocupacional, os presos da Penintenciária tinham artes de encadernação e foi a eles, felizmente, que o nosso Pai recorreu para preservar esta e outras verdadeiras obras de prazer.

Luís Adolfo Carreira Simões Muller, filho de Adolfo, foi meu colega na Faculdade de Direito de Lisboa (1966/1971), era o nº 222, não se sentava muito longe de mim (eu era o nº 224).

26 comentários:

gps disse...

Isso é que é serviço público :0)

gps disse...

Extracto de Letra de Carlos tê para Rui Veloso

Porque sou o cavaleiro andante
Que mora no teu livro de aventuras
Podes vir chorar no meu peito
As mágoas e as desventuras
(...)

gps disse...

Extracto de letra de Rita Guerraa e Betoo

Chega assim cavaleiro andante,
Louco e triunfante
Como um salteador
Pra no fim nos deixar a contas
Com as palavras tontas
Que dissemos por amorrr...

DANIEL BACELAR disse...

LÁ CAIU AQUELA LÁGRIMA TEIMOSA DA SAUDADE!!!!
THOSE WERE THE DAYS MY FRIENDS!!!
Que inveja eu tenho de quem tem isto tudo!!!!
Lá vem aquela frase já estafada:
APESAR DE TUDO COMO FOMOS FELIZES COM ISTO TUDO E NUNCA DEMOS POR ISSO!!!
Claro que hoje em dia o pessoal tem outros interesses (playstations etc e tal e ainda bem)mas aquela excitação de á sexta-feira (julgo que era á sexta) ir comprar o CAVALEIRO ANDANTE para saber o que tinha acontecido ao pr.Mortimer e ao capt.Edgar contra o terrivel OLRIK na MARCA AMARELA ou seguir as AVENTURAS DO TIMTIM,não esquecendo as extraordinárias pranchas historicas dos nossos desenhadores VICTOR PEON e mais tarde CARLOS ALBERTO (onde pararão???).
É absolutamente inesquecivel!!!!!!
Já agora desculpem,mas não resisto!!!
Segundo li o Cavaleiro Andante foi encadernado pelos reclusos da Penitenciária.
Pois é,apesar de "TUDO",naquele tempo ainda se tentava ensinar qualquer coisa a quem "estava dentro"que poderia vir a ser útil no futuro.
Hoje manda-se para casa com pulseira electrónica como o Costa do Banco (há que ficar a arquitectar a próxima golpada,pois haverá sempre um juiz qualquer que se esqueça dos prazos e se saia em liberdade por estes serem ultrapassados apesar de o "desgoverno" ter lá investido milhóes á nossa custa )
Claro.tudo isto politica á parte,mas de qualquer maneira não gosto de sentir que me estão a puxar as calças abaixo e eu a vêr!!!
Não sei se me faço entender!!!!
VIVA O CAVALEIRO ANDANTE E A NOSSA JUVENTUDE!!!!

vitor martinez disse...

é pá, se ao Daniel lhe vieram as lágrimas, a mim deu-me um arrepio na espinha qu'até parecia outra coisa!!!

serviço público agora era publicar, aqui ou noutro local, as páginas do Cavaleiro Andante, ou nessa impossibilidade, pelo menos as capas, para nós nos (en)salivarmo-nos todos com a playstation dos anos 60!!!!

aqui fica o desafio!!!

vitor martinez

josé disse...

O Carlos Alberto julgo que ainda é vivo, embora não saia de casa, segundo me disseram o anos passado, numa das livrarias de bd das Escadinhas do Duque. Mora em Campo de Ourique, salvo o erro.

O Carlos Alberto pintava bem as mulheres e muita capa de revistinha manhosa desenhou e pintou.
Terá ainda quadros inéditos que ninguém quer e parece que ninguém se interessa em dar a conhecer a sua obra de pintura naif e popular.

No final dos sessenta também desenhava no Mundo Moderno, o símbolo da revista, o ratolas sempre presente nas ilustrações.

Ai se eu vivesse em Lisboa...

Muleta disse...

na penitenciária de coimbra também faziam botas com sola de pneu (tive umas!!) e trabalhos de marcenaria. além dos fabulosos trabalhos de encadernação de que já se falou aqui...

JC disse...

A colecçao vale uma fortuna!

ié-ié disse...

Para mim e para os meus irmãos, vale sim!

LT

ié-ié disse...

As capas, de quando em quando, posso pôr, as histórias nem por isso. Tenho medo que as coisas se desfaçam.

A minha pedra da pirâmide de Djoser está quase em pó...

LT

Camilo disse...

Director:
Adolfo Simões Muller.
Redacção: Av.da Liberdade,266 Lisboa.
--------
Também lia o "CAVALEIRO ANDANTE", mas eu era fanático (é favor) do "MUNDO DE AVENTURAS".
Foi no "CAVALEIRO ANDANTE" que "conheci" o Tin Tin e a Milú (assim se chamava o "cãozinho";
O Jerry Spring, i Marca Amarela, etc. que nunca mais esqueci.
Todavia, a minha paixão era mesmo o "MUNDO DE AVENTURAS" da Agência Portuguesa de Revistas,
Rua Saraiva de Carvalho, 207-P- Lisboa.
.....
Ainda guardo dois álbuns, encadernados (como os do Luís, aposto(!!!)...do ano de 1957.
3/1/1957 até 19 Dez. do mesmo ano.
Faltam-me alguns números, mas já descobri o alfarrabista que os tem.
.....
Depois, o "Mundo de Aventuras" mudou o formato, passou a aventuras completas e não gostei.
Entretanto, vou para Luanda.
.....
Também coleccionei "O FALCÃO" desde o nº 1... e... há uma "história" para contar...!
.....
Se eu gostava de ler (reler) os "Cavaleiros Andantes" que o Luís tem? Claro que gostava, mas, compreendo que é difícil devido ao seu manuseamento.
(Eu também não gosto nada de emprestar estas coisas... perco o sono... e o sossego)...!
.....
Colecção Tigre, alguém se lembra?
Condor Popular;
Ciclone;
Colecção Águia;
Flecha;
Titã;
Camarada... também adorava os desenhos do Carlos Roque;
e, por hoje, fecho a loja.

DANIEL BACELAR disse...

Quem é que diz que fõmos "tão felizes!!" e ninguém deu por isso????
Quem é????
Quem é que tem o MUNDO DE AVENTURAS do Roussado Pinto encadernadinho em 15 volumes???
Quem é????
O "JE",mas daqui não sai!!!
Camilo!!!
Lembras-te das aventuras to TOMAWACK TOM????(VICTOR PEON) e CISCO KID???? (SALINAS) e fico-me por aqui,pois não quero que te dê uma coisa!!!!!
Quem tiver a primeira edição do Mundo de Aventuras (aquela a côres do tamanho de um jornal diário é que pode considerar que tem uma fortuna em casa - nessa altura devia eu têr 10-11 anos)

DANIEL BACELAR disse...

Voltando á "vaca fria"!!!!
O VICTOR PEON e o CARLOS ALBERTO tinham cada um um traço diferente mas inconfundivel.
É a tal coisa,passa-se a vida a homenagear nesta "aldeia mal frequentada"todo o bicho careta que espremido não vale dois caracois (por acaso até gosto,mas já não estamos na época deles!!)e estes artistas que deram felicidade a tanta gente e deixaram obra, ficaram totalmente esquecidos.
Ditosa Pátria!!!!

josé disse...

O Victor Peon ainda chegou a desenhar para o Jornal do Cuto, em 1972 ou por aí. Tenho esses números. E o Vasco Granja dava-lhe atenção no Tintin.

filhote disse...

Eu era fanático do "Mundo de Aventuras", e ainda guardo muitos números. Que revista, senhores!

Luis Magalhães Pereira disse...

E eu comecei a gostar de BD precisamente através dumas encadernação maravilhosas do Cavaleiro Andante de casa dos meus avós e que hoje são minhas!

E a seguir conheci o jornal do Cuto com o seu logo de cara de Puto(Cuto porquê, alguém sabe?) espertinho!

Mas hoje em dia a BD globalizou-se tanto como a Internet! Uma pessoa perde-se...

Gosto muito do Ribera (Axl Moonshine) e do Guido Crepax.

ié-ié disse...

BD? Histórias aos quadradinhos... livros aos quadradinhos...

LT

filhote disse...

Ou livros de "quadrinhos"...

ié-ié disse...

só não tinha posto essa, porque estamos, menos o Sousa Tavares, zangados com a proença - eh eh eh!

LT

O Fantasma da Ópera disse...

Ié-ié

De repente (fiquei com 10 anos de idade), O que vocês foram falar...
Devorava todos e + que houvesse.

Obrigado por me fazerem recordar. Tive quase todos e perdi-os nas mudanças de casa.

+ 1 vez obrigado

Victor

arturecas disse...

Luís estudou comigo na escola da Margarida Rubim.Morava na Rodrigo da Fonseca por cima da Buzina.Visitei várias vezes a casa dos pais.Momentos únicos para um leitor inveterado do Cavaleiro Andante...saudades das grandes

ié-ié disse...

sim, lembro-me dele da Faculdade e da Rodrigo da Fonseca, onde também eu morava, mas mais para baixo junto ao Hotel Ritz.

LPA

Eliseu Gomes disse...

Encontrei agora este site.
O Cavaleiro Andante, marcou-me possivelmente como a muitos outros e de que maneira.
Em sonhos ainda espero que apareça a obra em fac similes

ié-ié disse...

ou edições modernas, por exemplo, em livro...

Anónimo disse...

Tendo o o Ie-Ie a coleção completa, tem o privilégio de fazer o gosto a ainda a alguns amantes da revista aos quadradinhos com continuação.

ié-ié disse...

o problema é que está encadernado!