quinta-feira, 1 de outubro de 2009

SHOW JOÃO PAULO 70


No Carnaval de 1970, já na peluda, o ex-Conjunto Académico João Paulo, agora rebaptizado Show João Paulo 70, deu um concerto no Teatro Monumental, em Lisboa, após o que, disse-se na altura, os seus membros teriam sido detidos pela PIDE pela interpretação de "O Salto" que, à época, incomodava muita gente.

Ângelo Moura, membro do conjunto, nega peremptoriamente, 40 anos depois, que tal detenção tivesse alguma vez ocorrido, mas admite que as letras encerravam conteúdos que, geralmente, não eram permitidos.

Posso ainda acrescentar que, em relação às nossas letras, podemos dividi-las em duas fases, acrescenta Ãngelo Moura em email particular/privado, mas cuja publicação me autorizou (ah! ah! ah!).

Na primeira fase, entre 64 e 66, eram letras simples, como simples era o nosso modo de ver o que nos rodeava. A partir daí , surge uma nova fase (2ª fase) onde somos obrigados a cumprir o serviço militar (tal como todos os jovens do país) e que nos "lixou" a vida (tal como "lixou" a vida a todos os jovens deste país), pois estivémos durante 38 meses afastados dos palcos.

Apesar de termos solicitado, ao governo de então, que a nossa vida militar fosse cumprida em Portugal Continental, a fim de evitar o "fim" do conjunto, não foi satisfeito o nosso pedido.

O melhor que poderiam fazer, era irmos juntos para a "guerra", com o fim de suavizar o moral das tropas em combate.

Apesar de algumas pessoas pensarem que a nossa missão no Ultramar ter sido uma "peluda", tal não é correcto, até porque as zonas onde íamos actuar eram aquelas mais martirizadas pela guerra (como é lógico), portanto, as mais perigosas e onde apanhámos vários "sustos".

Claro que estes anos fizeram-nos mais adultos e mais maduros e então começámos a ver certas "coisas" de um modo diferente e mais crítico.

Naturalmente que, quando voltámos ao Continente, com o fim de continuarmos a nossa carreira, o amadurecimento humano reflectiu-se na nossa música e por conseguinte nas nossas letras.

Colaboração de Ângelo Moura, do Conjunto Académico João Paulo

7 comentários:

dk disse...

Já tinha ouvido/visto falar de João Paulo 70 no blog do Fantomas http://osreisdoyeye.blogspot.com/search/label/CONJUNTO%20JO%C3%83O%20PAULO

Também tem os dois singles com a Vickie.

O curioso é que encontrei uma hiperligação para um novo blog sobre o CJP

http://bloguedosergio.blogs.sapo.pt

Rato disse...

Apenas uma pequena rectificação: o "Conjunto João Paulo" não foi rebaptizado de "Show João Paulo 70". O espectáculo que estrearam em Lourenço Marques é que se designou daquele modo.

bissaide disse...

Ainda assististe ao espectáculo, Jota? Belo testemunho, o do Ângelo. É curioso que na foto do artigo venha ainda a anterior formação do grupo (nunca tinha visto o Rui Brazão de bigode!), quando creio que no show já estavam o Adrien e o Zé Manel logo desde o início.

Rato disse...

E eu perdia lá alguma vez o Conjunto Académico João Paulo?
Assisti a todos os espectáculos que por lá deram em diversos anos e teatros: Manuel Rodrigues, Gil Vicente e São Miguel.

bissaide disse...

Tens que contar um dia as tuas memórias desses espectáculos! Devem ter sido concertos fabulosos, tendo em conta então os discos de 1970 e posteriores.

OF disse...

1) Parabéns pelo aniversário

2) Video de Vickie com o Conjunto João Paulo

http://www.youtube.com/watch?v=72C1tnJz7D8

A sua voz soa um pouco a Shirley Bassey

OF disse...

Ouvi hoje o tema de Legendary Tiger Man com uma cantora chamada Lisa Kekaula (que é dos BellRays) que é, na minha opinião, um dos melhores temas do momento