quinta-feira, 3 de julho de 2008

THE SINGER NOT THE SONG


DECCA F 12263 - 1965 - edição britânica

Não sei a razão pela qual os Stones trocaram "I'm Free" por "The Singer Not The Song" como lado B de "Get Off Of My Cloud", mas seguramente o Filhote a explicará.

A opção também não foi má. "The Singer Not The Song" é uma das minhas favoritas da dupla Jagger/Richard.

O estado deste single revela o muuuuuuuuuuuuuuuito que foi tocado.

Expedido de Inglaterra no dia 23 de Dezembro de 1965 e recebido em Lisboa a 29, já depois do Natal.

6 comentários:

josé disse...

Gosto de ler é o "expedido a...e recebido a..."

Denota o valor que era dado a estas pequenas coisas e que deve ter sobrado como um património afectivo de grande dimensão.

Cada vez mais me convenço que são estas pequenas coisas que dão um retrato de vida, do que fomos e afinal somos, nas escolhas e opções.

Para mim, é uma alegria descobrir e reviver a sensação que experimentei há 40 anos, em receber ou descobrir ou adivinhar a dimensão de certas coisas.

Ao ler papéis com anotações ou ao ver desenhos, com mais de trinta anos, renovo o gosto por certas coisas, pelo que não é uma tarefa estéril de todo.

josé disse...

Há quem refira este olhar nostálgico como um saudosismo passadista.

Não me parece que assim seja.

Reler um bom livro ou rever um bom filme ou ouvir uma boa composição musical com dezenas ou centenas de anos em cima, não releva necessariamente de um saudosismo da época em que tais obras se criaram, mas apenas uma renovação da alegria intelectual que tivemos ao descobri-las.

gin-tonic disse...

Contemplar a nostalgia...
Nada de me melhor me aconteceu na vida. Mas só o descobri quando passei a ter tempo para essa contemplação. Há quem diga que a nostalgia não é deste mundo. Não sei de que mundo será, mas dou-me bem com essa contemplação.

ié-ié disse...

É verdade, Gin-Tonic, contemplar a nostalgia - no bom sentido da expressão - requer tempo, amor e dedicação. Temos esse privilégio, não é?

Agora estou a reler cartas de 1966. Numa, de Agosto, relembrei que me foi roubado o grande single dos Them, "Here Comes The Night". Só pode ter sido no "caveau" do MiraSol, na Praia de Mira.

LT

filhote disse...

Contemplo a nostalgia... ouvindo "I Can't Get You Off of My Mind" de Hank Williams, e relembrando um notável repasto celebrado algures nas instalações do lendário clube Olivais e Moscavide...

filhote disse...

Sobre as duas versões inglesas do single "Get Off of My Cloud"...

A primeira versão saiu com "I'm Free" no Lado B, por alegadamente tratar-se de uma edição para exportação. No entanto, um erro na distribuição da Decca - propositado ou não -, colocou o single nas lojas britânicas. Consequência: rapidamente foi levada a cabo uma segunda prensagem com "The Singer not the Song" no Lado B...

Presumo que a troca de lados B tivesse a ver com a política de Andrew Loog Oldham de apresentar diferentes produtos para o mercado americano e inglês... e como "I'm Free" era o Lado B destinado aos ianques...