segunda-feira, 14 de julho de 2008

FERNANDO TORDO



TOMA LÁ DISCO - TLEP 004


Carta Para Um Amigo (Fernando Tordo) - Mesa Para Dois (Ary dos Santos/Fernando Tordo) - Canta, Canta, Cavaquinho (Ary dos Santos/Fewrnando Tordo) - Carta Para Uma Amiga (Ary dos Santos/Fernando Tordo)

10 comentários:

paulo disse...

Existe alguma boa compilação de Fernando Tordo?

Acho estranho como ainda ninguém se lembrou de fazer uma edição de luxo com os temas de Ary dos Santos. Não existe, pois não?

JC disse...

E de Nobrega e Sousa, ja agora? E, para continuar a ser polemico: Tordo foi uma figura apenas sofrivel (ou menos) da musica ligeira portuguesa, que teve a sorte de interpretar "Tourada", um tema do universo musical pequeno-burgues ligado ao frentismo do PCP que aproveitou a chamada "primavera" marcelista para se infiltrar nas estruturas do regime, tais como o festival TV da cancao. Gozou tb da tradicional benevolencia da critica, sempre pouco dada a apontar reis que vao nus fora daquilo que e o obvio.

paulo disse...

Já agora, se existisse uma antologia de músicas com poemas de Ary, qual seria o alinhamento? Edição de luxo, com dvd a incluir clips, depoimentos e entrevistas + livro com fotografias e reprodução de poemas (preço: 25 euros)...

Eu só consigo, por ignorância, lembrar-me de algumas:
- Cavalo à solta
- Tourada
- Portugal no coração
- Desfolhada
- Menina (tb é dele, não é?)

Precisa-se de mais 15 para ser uma coisa como deve ser.

Fernando Batista disse...

ó paulo , só 15 temas do ary ?
este grande poeta tem mais de 500 registos na sociedade portuguesa de autores . o mais difícil é escolher . e já agora porque não incluir também alguns fados ? e se for caso disso , pode contar comigo .

paulo disse...

fernando, eu pedia 15 para serem 20.
Venham os fados!

ié-ié disse...

Genericamente de acordo com JC, do Gato Maltês.

daniel bacelar disse...

Meus queridos amigos
Permitam-me discordar quando alguém considera o Fernando uma figura sofrivel (ou menos) da musica ligeira portuguesa.
É certo que depois do 25 de Abril e com os calores da (pseudo-revolução???)disse coisas menos próprias aos microfones de algumas estações de rádio que muito o prejudicaram.
Não comungo de maneira nenhuma com as suas ideias da altura,(já passaram 33 anos,muitos cabelos brancos e com certeza já todos aprendemos que em politica não há "virgens")mas acho errado misturar ideias politicas com talento arte e qualidade.
Para mim (e não passo de um vulgar apreciador de bôa música)o Fernando foi o compositor certo para os maravilhosos poemas de Ary dos Santos.
Têm uma obra de vulto,e é lamentável que agora que anda aí a onda do "MELHOR DE... (por amôr de Deus,tirem-me daqui!!!::::)ainda não se tenha feito a tal edição de luxo destes dois vultos da nossa música e não só.
No próximo sábado no nosso "almoço dos guedelhudos" que tal "engatarem"o RATO para fazer uma das suas fantáticas antologias para download dedicada a estes dois "monstros"????
Teria todo o prazer em fornecer "os disquinhos"para serem trabalhados pelo "conde falido"em mais um bom trabalho de digitilização para assim nos podermos deliciar com o trabalho destes artistas por vezes tão incompreendidos.
Sempre achei que politica é politica,TALENTO é TALENTO!!!
RIGHT!!!!????

Anónimo disse...

Sou Uma GATA PERSA e gostava de saber como posso participar dos vossos comentários por forma a serem publicados neste espaço?.Porque tenho algumas coisas a dizer. GP

ié-ié disse...

Do mesmo modo como fez este comentário, poderá fazer todos os outros...

LT

Anónimo disse...

todas as discografias do Fernando Tordo existentes na net estão erradas. O festival de camaradagem é um ep e não um lp, a colectânea do carlos mendes/tordo tem o nº 67, a do tordo tem o nº 76 mas é só dele (classicos da renascença), o canta ary é um single, etc etc. joebarbosa@sapo.pt