segunda-feira, 7 de julho de 2008

CRISPIAN ST PETERS


DECCA - PEP 1159 - 1966

You Were On My Mind – Wat I’m Gonna Be – The Pied Piper – Sweet Dawn My True Love

Neste disco sei que “You Were on My Mind” é a canção forte, de referência, “o grande êxito de Crispian St. Peters”, tal como se pode ler na capa. Mas gosto muito de “The Pied Piper”.

Cândido Mota, no “Em Orbita”, a anunciar o disco, as primeiras espiras a rodarem e ele a dizer: “sigam-me que eu sou o tocador da flauta mágica".

Disco comprado na Discoteca Universal”, em Lisboa, no dia 30 de Junho de 1966, por expressa e oportuna indicação do “Em Órbita”.

Colaboração de Gin-Tonic

(nota do editor: eu, por mim, tenho a subida honra de ter sido o introdutor de Crispian St. Peters e de "You Were On My Mind" em Portugal, em 1965. Não mais me esqueci disso. Mal recebi o disco, fui imediatamente levá-lo à "23ª Hora", de João Martins. Foi o êxito total! O "Em Órbita" ainda estava a dar os primeiros passos).

7 comentários:

josé disse...

Por mim, conheci esta canção, com nome atribuido ( posso tê-la ouvido antes, mas não lembro quando), numa colectânea das Selecções do Reader´s Digest, com vários discos abarcando os anos 60 e 70.

Muito boa, essa colectânea.

Jack Kerouac disse...

Eh pá, também conheci muitas musicas com essa colectânea. Era uma caixa cor de laranja com 10 LPs, se não estou em erro. E havia um single dourado que tinha parte dessa musica...

JC disse...

Mais um "cover" de um original americano que se tornou mais famoso do que o original. De qualquer modo, excelente, embora goste tb bastante da versao de Barry McGuire.

josé disse...

Chamava-se a colectãnea Popular Music´s Golden Parade.
O You were on my mind, da colectânea nº 5 de 1966-67, contém ainda no lado Um-
Spanish Flea ( Herb Alpert); Michelle ( The Overlanders); A Gorovy kind of love( The Mindbenders; The sun ain´t gonna shine anymore( The Walker Brothers); You don´t have to say you love me ( Dusty Srpingfield); Black is Black ( Los Bravos).

Lado Dois-

Puppet on a string ( sandie Shaw)
A whiter sahde of pale ( Procul [sic] Harum)
Hey Joe ( Jimi Hendrix Experience)
San Francisco ( be sure to wear some flowers in your hair)
Massachusets ( Bee Gees)
Baby now that ii found you ( The Fiundations)
Let the heartache begins ( Long John Baldry).


Outra colectânea impecável e já esgotada e não reeditada em cd, é alemã, da WEA- Warner Bros, de 1989.
Memory Time, em vários volumes ( folge). O 10, é para o ano 1972-73 e contém pérolas como Dueling Banjos de Eric Weissberg e Give it to me do J.Geils Band.

Rato disse...

Essa coletânea do Reader's (Popular Golden Parade), saída na segunda metade dos anos 70, teve o seu mérito na época (ainda a tenho, mais por razões sentimentais e fotográficas - aquelas belas capas - do que por razões musicais). Era no entanto bastante limitada, apresentando sómente os temas mais conhecidos dos diversos anos, não havendo qualquer raridade a salientar.
Hoje em dia não é preciso procurar muito para se encontrar em CD centenas de compilações que oferecem quase sempre o prazer da descoberta de algumas relíquias entre os êxitos de outrora (já para não falar das coletâneas aqui do Rato, claro...)

Jack Kerouac disse...

E aquelas colectÂneas/covers de rock and roll, que eram indispensáveis em qualquer festa, dos Giants, tinham uma Mota na Capa, eu tenho um de capa preta e um de vermelha, e havia um de capa verde. Tinham aqueles clássicos todos dos 50´s, mas tocados pelos tais Giants que não faço ideia se existiam mesmo ou não. Esses 2 albuns mais o Single dos "Café Creme" com medleys de musicas dos Beatles, são talvez dos discos que tenho há mais tempo comigo.

Camilo disse...

Quero lembrar que...
A canção "The Pied Piper" foi gravada-interpretada pelo conjunto de Angola,"OS ROCKS", do Eduardo Nascimento.
Uma grande interpretação.
Tenho o disco, como não poderia deixar de... ter(!).