sábado, 12 de julho de 2008

BE MY BABY


"Be My Baby" é também, seguramente, uma das minhas canções favoritas.

Agora imaginem o que é estar no já inexistente estádio do Manchester City, Maine Road, à espera do início do concerto dos Oasis e, de repente, as colunas de som começarem a debitar "Be My Baby" e a multidão, sei lá, umas 75 mil pessoas, desatar a cantar em uníssono.

Nunca tinha visto (ouvido) semelhante coisa. A multidão a reagir à música ambiente (OK, era na versão dos Bay City Rollers, mas que importa?).

Só de pensar nisto - e já lá vão 12 anos - ainda fico com arrepios de pele...

13 comentários:

Jack Kerouac disse...

Ronettes que entrara para o Rock and Roll HOF o ano passado, segundo vi no youtube, e está lá a Ronnie a cantar, e ainda com pinta. Mas as imagens clássicas, aquilo arrepia, aquela fase foi muito boa, também gosto do Da Do Roon Roon das Crystals, das Shirelles etc., mas realmente este Be My Baby é a mais marcante, para mim. Só por isto já o Phil Spector tem um lugat na história, o pior foi depois.

filhote disse...

E não esquecer a versão de "Baby I Love You" dos Ramones. De antologia, e produzida também por Phil Spector.

Quanto a esse episódio vivido pelo Ié-Ié no estádio do Manchester City antes do lendário show dos Oasis, devo dizer que vivi uma experiência semelhante. Foi em 1999 no demolido Estádio de Wembley. Show dos Stones da "No Security Tour". Recinto lotado, chuva a cair, "Come On Eileen" a sair do PA e umas 80 mil almas a entoar a canção a plenos pulmões! Inesquecível!!!

Jack Kerouac disse...

Irra...estádio onde vocês entrem, vai a baixo...vade retro !!!

Eu parecido com isso só num concerto em Alvalade, que depois foi demolido, onde tocaram o Sugar Sugar, mas com karaoke no ecrã gigante, não me lembro é de quem era o concerto. Mas que o estádio tmabém já se foi, isso foi.

ié-ié disse...

"Sugar Sugar"? Então foi no concerto dos U2 a 11 de Setembro de 1997. Como é possível não lembrar? Devo confessar, aliás, que essa versão foi por nós sugerida (nós, eu a Teresa Lage e o Nuno Galopim) a Edge e Clayton numa conversa anterior ao concerto. Em cada concerto eles faziam uma versão especial diferente. Andei atrás dos U2 nesse ano por todo o Mundo (EUA, Belfast, Sarajevo, Varsóvia...)

LT

ié-ié disse...

Para ser rigoroso, os U2 tinham "Sugar Sugar" e "I Got You, Babe" para cantar e pediram-nos a nossa opinião. Sugerimos "Sugar Sugar" com o argumento de que era mais conhecida em Portugal.

LT

Jack Kerouac disse...

Logo vi que uma ideia daquelas não podia vir daquela banda. Tinha que ser de alguém com outra visão. Eu lembro-me do concerto, só não me lembrava que tinha sido nesse que tocaram o Sugar Sugar. Em relação aos estádios, tou á espera que o de Coimbra seja demolido, desde que lá fui ver os Xutos, acho que a 2ªparte foi feita por uns tais de ...Rolling Stones.

filhote disse...

Grande concerto, o de Coimbra... versão memorável de "Paint It Black"!

Os Xutos também estiveram em grande. Puseram a malta a cantar. Medíocre mesmo, só a actuação dos Primal Scream, entre os Xutos e os "Animais do Antigamente".

ié-ié disse...

Brilhante mesmo, foi o Keith Richard com o cachecol da Briosa!!!

LT

Jack Kerouac disse...

O Keith nunca teve grande gosto para adereços, é um facto. Filhote, os Primal Scream deram jeito para ir beber uma cerveja e comer um cachorro, que aquilo eram horas para se chegar aos bares. Musicalmente eram dispensáveis. Quem acho que delirou mesmo foi o Zé Pedro, "partilhar" o palco com o Keith RIchard, segundo ele valeu a pena a carreira dos Xutos só para poder estar ali, diz a "lenda" que eles tocaram de borla.

ié-ié disse...

Vê lá se te cai um dentinho, Jack! Não comes mais tremoços!

LT

cruz disse...

Há neste blog um claro défice de abordagem de música soul (Tamla-Motown, Stax-Atlantic)

Aceitam-se sugestões ?

ié-ié disse...

Que perspicácia, meu amigo! A razão é simples. Salvo raras excepções, não domino muito bem a matéria. Mas obviamente que estou aberto - e agradeço - colaborações sobre este assunto.

LT

Anónimo disse...

As Ronettes começaram em 1959, mas será mais correcto considera-las como Anos 60 :)