domingo, 16 de novembro de 2014

O SNOB FAZ HOJE 50 ANOS!


Rua do Século, 178, Lisboa - 213 463 723

O Snob, catedral de jornalistas, resiste desde 16 de Novembro de 1964 e faz hoje 50 anos!

A D. Maria, com 90 anos, mãe do jornalista Manuel da Costa (RTP), ainda lá ia de vez em quando fazer o espectacular bife com o famoso molho, que não leva café. O sr. Albino continua firme e hirto, bem como a Cuba Livre a 5 €.

Já lá não entrava há uns bons 25 anos! Está na mesma.

Gostei de ver - porque não conhecia - uma estante de livros. Chama-se "Autores do Snob" e lá estão os exemplares do pessoal. Boa!

Ah! E é um bar de porta fechada, propriedade do sr. Albino Oliveira, 68 anos, e do seu irmão Adriano, 91, que já tinha gerido o Maxime e, também, o Galo.

O bar foi aberto por Paulo Guilherme d'Eça Leal, falecido em 2010, "desenhador do jornal 'O Século' na mesma rua", escritor, realizador. Antes, tinha sido uma latoaria, da qual ainda se aproveitam os móveis.

O Snob tem uma regra de ouro: não se escreve o que se ouve no Snob ou o que se passa no Snob fica no Snob.

No seu género, é o mais antigo bar-restaurante de Lisboa. Além do bife, é também conhecido por se poder fumar e por estar aberto até às 03H00 todos os dias do ano, excepto nos dias 24 e 25 de Dezembro, este último também dia de anos do sr. Albino.

Nos últimos 50 anos, muito pouco mudou: os armários são de madeira escura, castanha, forrados de garrafas, vitrinas iluminadas por dentro, toalhas como as das mesas de jogo, o bife não mudou muito também, o café é de saco, Frank Sinatra continua a dominar a música de fundo.

Fontes: jornais I e Diário de Notícias, de 15 de Novembro de 2014.

3 comentários:

fer disse...

não conhecia ou náo tinha explorado?

http://guedelhudos.blogspot.pt/2012/07/autores-do-snob.html

onde anda?

http://guedelhudos.blogspot.pt/2012/03/o-bife-do-snob.html

ié-ié disse...

desfasado no tempo...

LT

Anónimo disse...

Foi pena o Paulo-Guilherme que era um óptimo artista gráfico nunca ter desenhado capas de discos. Tenho várias capas de livros feitas por ele e são fantásticas!