segunda-feira, 9 de novembro de 2009

JOHN D. LOUDERMILK


Perguntava o José no sábado quem era o "tal" John D. Loudermilk, de quem eu e o Luís Mira falávamos aqui no Ié-Ié a propósito do "Sunglasses".

Em resposta, aqui está a colectânea, em CD, "Blue Train" (Bear Family Records), que tanto eu como o Luís Mira chegámos à conclusão ter nas nossas discotecas.

Integra o original do "Calhambeque", de Roberto Carlos ("Road Hog"), mais 25 temas não sendo nenhum deles, infelizmente, aquele que mais famoso tornou o seu autor: "Tobacco Road", que todos provavelmente conhecemos na versão dos Nashville Teens, mas do qual existem também um boa dúzia de versões, de Eric Burdon a Lou Rawls passando por muitos eteceteras, uns mais famosos (Bobbie Gentry e Jefferson Airplane, por exemplo) do que outros.

Já agora: confirmo Loudermilk nunca gravou "Sunglasses", talvez por ser um tema demasiado "do feminino".

Para além da versão em português da moçambicana Natércia Barreto, de 1969, "Óculos de Sol", as mais conhecidas serão as de Sandy Posey e Skeeter "The End of the World" Davies (ambas de 1965, salvo erro), para além da muito posterior de Tracey Ullman (1984), que se tornou talvez a mais conhecida.

Alinhamento:

01. Blue Train (Of the Heartbreak Line)
02. Mr. Jones
03. Language of Love
04. Jimmie's Song
05. Angela Jones
06. Bully of the Beach
07. Rhythm and Blues
08. What Would You Take for Me?
09. Great Snowman
10. Everybody Knows
11. Google Eye
12. Darling Jane
13. Song of the Lonely Teen
14. All of This for Sally
15. Road Hog
16. He's Just a Scientist (That's All)
17. Rocks of Reno
18. Big Daddy
19. Callin' Doctor Casey
20. You Reap Just What You Sow
21. Little Wind-Up Doll
22. Two Strangers in Love
23. Th' Wife
24. Bad News
25. Run on Home, Baby Brother
26. Oh How Sad

Cortesia de JC

13 comentários:

Rato disse...

Bela coletânea, também habita sob o mesmo tecto da toca.

josé disse...

Completamente desconhecido para mim. O que prova que sou um ignaro nestas coisas da música...

Vou tentar o You Tube.

Luis Mira disse...

Obrigado pela confirmação, JC. Bem poderia eu passar o resto da vida a...

Mas já agora, que estou em maré de pedir coisas que, provavelmente, não existem: algum de vocés conhece, ou tem, a versão original do "Lemon Tree", interpretada pelo seu autor, Will Holt...? Eu tenho dois vinis muito antigos dele, mas essa música não consta em nunhum deles...

JC disse...

Nein, LM. Não há Will Holt cá por casa.

JC disse...

Já agora, José, o LT fez o favor de me enviar o "Tobacco Road" original, que não está nesta colectânea. Se ele for um tipo porreiro manda tb para si, já que eu penso não ter o seu e-mail. Mas vou verificar no adress book.

ié-ié disse...

Mandei para ambos em simultâneo, mas só JC acusou. Será que LM não recebeu?

LT

ié-ié disse...

E sim, vou mandar para o José.

LT

ié-ié disse...

Nem por cá há Will Holt.

LT

josé disse...

Obrigado, companheiro destas alegrias. Logo ouço.
Ando a arranjar fôlego para escrever sobre música instrumental.

Ando a ouvir Mike Oldfield e lembrei-me dos Tangerine Dream e de Deodato.

Anónimo disse...

1. No (louder)milk today

2. (Para quem não saiba) O Eumir Deodato é brasileiro

Luis MIra disse...

Cá recebi, Ié-Ié, embora só tenha dado por isso no final do dia...
Obrigado!

Luiz Alberto Gomes (bugrim) disse...

Alô amigo,

Não há como fazer download deste CD?

Não encontrei nenhum link...

ié-ié disse...

Sorry, amigo, este é um blogue apenas de informação.

LT