sábado, 4 de julho de 2009

ENTREVISTA DE DANIEL BACELAR


in "Colecção Cinema", nº 29, inexplicavelmente, mas bem à portuguesa, sem data, mas provavelmente 1963

É um jovem discreto e educado, mentalmente muito distante das fúrias do "rock" e das histerias do "twist". Tem vinte anos de idade e dirige um conjunto cujos componentes são todos mais novos do que ele.

- Porque pensou em criar um conjunto? - perguntámos-lhe.

- Sinceramente, porque gostava de cantar e cheguei à conclusão de que é mais fácil fazê-lo quando se está ligado a um conjunto musical.

- E colheu os resultados que desejava?

- Sinceramente que colhi. Em parte, porque realmente os meus camaradas (camaradas?!? - nota do editor do blogue) tocam muito bem.

- Portanto, foi fácil pôr em prática a sua ideia e fácil tem sido também mantê-la, não é verdade?

- Fácil, até certo ponto só. Fácil porque a camaradagem (outra vez?!?! - nota do editor do blogue) tem sido excelente. Mas por vezes difícil, porque são tudo rapazes muito novos e como tal têm, por vezes, os seus problemas. Por exemplo, agora vou ficar sem baterista...

- Então porquê?

- Ora! Ainda e sempre por causa da extrema juventude dos meus colaboradores (mau! já não são camaradas?!?! - nota do editor do blogue). O meu baterista está a estudar Direito e por isso os pais não permitem que continue a perder tempo que lhe faz muita falta para estudar.

- Como resolverá o problema?


- Não tenho outro remédio senão arranjar outro baterista. Não quer dizer que, de hoje para amanhã, não esteja, de novo, a braços com o mesmo problema, porque o conjunto é essencialmente um conjunto de jovens e portanto será sempre assim.

- Há quanto tempo duram os problemas, Daniel Baclear? Ou melhor, há quanto tempo tem você o conjunto?

- Há um ano, aproximadamente, mas eles já tocavam.

- Daniel Bacelar, esta entrevista tem principalmente por fim perguntar-lhe se você tem algum sonho que gostasse realizar.

Daniel Bacelar não pára para pensar: o sonho, pelos vistos, acompanha-o permanentemente, vive com ele.

- O meu sonho seria poder organizar um "show" à maneira de Hallyday ou Sylvie Vartan e inteiramente a meu gosto, com músicas que não fossem só "rock" e ritmos turbulentos. A verdade é que eu tenho uma canção chamada "Nunca" ( do 1º EP, com os Conchas, de 1960 - nota do editor do blogue) que é uma composição mais lenta, mais sentimental e que obtém tanto êxito como as músicas consideradas modernas. Não sei porque se insiste tantos nos espectáculos em que os conjuntos são a nota barulhenta e trepidante.

- Mas não há dúvida que vocês têm sucesso...

- Pois não há. A prova é que acabámos de gravar o nosso primeiro disco em Espanha.

- Contudo...

- Contudo, eu vou continuando a sonhar com o meu... sonho.

- E porque não há-de pô-lo em prática?

- Por dificuldades materiais: o eterno problema. Mas vou esperando...

Nós também... que ele consiga o que deseja. Parece-nos absolutamente legítimo e sempre gostaríamos de ver "as suas habilidades".

Entrevista não assinada.

40 comentários:

Camilo disse...

A revista "Cinema" não era uma revista do tamanho da extinta "Crónica feminina"?
Quanto à palavra "camarada"... ó "Mister IÉ-IÉ... ela sempre fou evocada no Serviço Militar.
Foi publicado um romance "CAMARADAS" com a capa vermelha e a -horripilante- Censura... não se importou.
Há, já agora... por onde se "ouve" -vervo ouvir- o disco dos Chutos & Pontapés, terrivelmente censurado pelos "democratas-abrilinos"?
Ninguém diz nada?
Claro que não... importa é denegrir a ex-PIDE/DGS... apesar de, também, ao tempo, "cumprirem a Lei".
Tal como os esbirros, actuais, da ASAE.
Topas?!!!

daniel bacelar disse...

Oh Luis
Onde é que fôste descobrir isto??
Tem graça,mas não me lembro nada disto,de qualquer maneira estão ali coisas que só eu poderia ter dito,portanto não há dúvida que é veridica.
De qualquer maneira há uma coisa com que temos de concordar!!!!
As "vulgaridades" que se dizem quando temos vinte e poucos anos||

GATO PRETO disse...

Que pena este sítio de troca de opiniões normalmente longe da política, tenha um comentário tão fora do contexto, em que se comparam os "esbirros" da ASAE aos "simpáticos e sempre prontos a ajudar os cidadãos" agentes da PIDE.
Que pena este documento sobre a juventude do Daniel fique logo sujo com um comentário tão salazarento.

Camilo disse...

Lá diz o (velho) ditado:
De noite... ...

GATO PRETO disse...

O ditado diz que são pardos!
Mas perdoa-se, ninguém sabe tudo!

El Campeador disse...

O ressabiamento que existe dentro da criatura revela-se sob as mais variadas vertentes: música, futebol, política.

Não deve mesmo estar de bem com a vida e depois vem para aqui destilar!

Camilo disse...

Essa forma de "julgamento" tem a ver com algum complexo político?!!!

afonmari disse...

Abençoadas "vulgaridades", caro Daniel. E a certeza que as temos de dizer enquanto é tempo. Depois tornamo-nos uns chatos.
Só não compreendo como Jack Kerouac ainda não apareceu a falar-lhe na "Marcianita"
Abreijos, como diz a minha filha.

Jack Kerouac disse...

Bem, realmente acho estranho como é que numa entrevista destas não falam na Marcianita, mas como não sei se foi antes ou depois da sua gravação, não me ia pronunciar sobre isso. Mas fica no entanto o registo.

daniel bacelar disse...

MEUS QUERIDOS AMIGOS E COLEGAS DE BLOG
Será que vocês ainda não repararam que o nosso Camilo adora provocar para depois ficar a "cortir" as reacçõrs do pessoal???
é como as piadas sobre o Benfica que de vêz em quando aparecem por aqui.
É PARA ANIMAR A MALTA,E NÃO HÁ QUE LEVAR A MAL!!!!
Quanto há historia da Marcianita há um grupo de amigos deste blog mais chegados,que sabe que eu detesto a versão ´que gravei desta música,pois conhecia a deliciosa versão do brasileiro Sergio Murillo,e a pedido do Pozal Domingues acedi em gravar esta canção.
Quando cheguei ao estúdio o conjunto de músicos profissionais que me acompanhou tinha feito uma versão "á la Marino Marini" (conjunto italiano muito em voga na altura)e como tendo na altura 19 anos e nenhum voto na matéria,vi-me obrigado a gravar aquilo.
Era um tipo de música de baile mas nada rock'n roll e apesar de os músicos serem óptimos aquele tipo de arranjo não tinha nada a ver com a canção.
Daí,o Luis e esta "cambada de amigos da onça" para a vida a entrar comigo devido a este facto.
Desculpem ter ocupado tanto espaço,mas tinha de explicar a razão desta "private joke".
Agora camaradas ou não,era uma expressão sem qualquer sentido politico,num pais que infelizmente de politica as +essoas se sentem cada vêz mais baralhadas e com a carteira mais vazia
Um abraço a todos os amigos e camaradas e basta irem a quqlquer dos nossos encontros para verem que camaradagem não é uma palavra vâ.
Não esqueçam que se está a preparar um grande PIC-NIC para a rentrée e espero que seja um sucesso.

ié-ié disse...

Sim, a "Colecção Cinema" é uma revista muito pequena, tipo "Crónica Feminina".

Sim, o termo "camarada" é o apropriado no serviço militar e nos jornalistas, por exemplo, porque "colegas, são as p*", mas que eu saiba o Daniel, à altura, não era uma coisa nem outra.

LT

daniel bacelar disse...

Exactamente CARO LUIS
Tens toda a razão,naquela altura não era nem uma coisa nem outra,seria quanto muito um PUTO!!!

Muleta disse...

e havia uma revista de banda desenhada da Mocidade Portuguesa que tinha precisamente por nome "Camarada". era bem boa, com excelente BD portuguesa e estrangeira.apareceu lá, pela 1ª vez, o clorofila e o fantasio e o marsupilami...
jpa

daniel bacelar disse...

Caro Muleta
Lembro-me perfeitamente da revista "Camarada"da Mocidade Portuguesa,e realmente por muito estranho que parêça era bem gira,e sem "lavagens ao cérebro"!!!!
Além disso,todos nós "velhotes" participámos nas actividades desportivas da dita Mocidade,(o que acho muitissimo bem!!!!...HOJE O QUE É QUE HÁ????)portanto,se alguém se considera "virgem"que atire a primeira pedra!!!!

Muleta disse...

olha, olha, o daniel escreveu esta msg depois de atravessar a 24 de julho, junto ao viaduto da infante santo, acompanhado pela inestimável fernanda. :)
mesmo assim demorou tempo até chegar a casa, abrir o computador, etc. eh eh

quanto ao resto, plenamente de acordo!
jpa

Camilo disse...

Bolas... estava a ver que não...!

daniel bacelar disse...

MULETA!!!MULETA!!!quem és tu???
Esta coisa dos pseudónimos deixa-me desorientado,pois acabo por ficar sem saber com quem estou em contacto!!!
Se me viste na 24 de julho (depois de nos termos batido em Alcântara com umas fabulosas CARACOLETAS ASSADAS)ou és meu vizinho e podias ter dito OLÁ!!!!ou andas a seguir-me o que é esquisito!!!!
MULETA!!!MULETA!!!quem és tu????

filhote disse...

O Raúl Seixas também gravou a "Marcianita"!

Muleta disse...

MULETA!!!MULETA!!!quem és tu???

NINGUÉM!
("Frei Luís de Sousa", Almeida Garret)

:)

Muleta disse...

andas distraído....

nao parei pois tu não me conheces pessoalmente, além de estar de auto a passar no local, naquele momento, precisamente.
e a pensar que sabia que moravas por aqueles lados, tantando imaginar onde.
como te reconheci?
mas quem é que não conhece o daniel bacelar mai-la famosa poupa???.

Muleta disse...

e muleta nao é pseudonimo mas a alcunha que me puseram no Camoes, nos idos de 60.....

daniel bacelar disse...

OLÁ PEDRO
Pois além do Sérgio Murillo (que foi o primeiro)houve uma série de artistas brasileiros que gravaram a Marcianita,mas sempre respeitando o arranjo original,não como cá que se meteram em italianices estilo tarantela.
É A TAL COISA......

daniel bacelar disse...

Olá Muleta
Foi uma pêna não te teres apresentado,pois assim ficava a saber que és meu vizinho.
Também andei no Camões até ao
5ºano (antigo)depois fiz o 8º e o 7º no Passos Manuel e Pedro Nunes

Muleta disse...

mas como, se ia de carro??? nao sou teu vizinho nada....
sou um dos irmãos do lpa....

afonmari disse...

Daniel: é por estas e outras que se diz que o "Ié-Ié" é uma grande família.

daniel bacelar disse...

Mas quantos irmãos é que o luis p.almeida tem???
Bem,não tem importância,lá nos encontraremos todos no PIC-NIC da RENTRÉE!!!!

daniel bacelar disse...

Caro AFONMARI (vocês pôem-me doido com os pseudónimos!!)
Estou realmente a ver que o GANDA LUIS tem irmãos por todo o lado....

Muleta disse...

meu caro daniel, estás mesmo esquecido de mim?
tsk tsk.....ate
é me mandaste o teu cd/dvd duplo......
isso deve ser das caracoletas.... isso é pior que as radiaçoes de telemoveis....

gps disse...

LPA = LT

JPA = Muleta = avô da menina do ballet

MPA = Santoantoninho (também deverá ser irmão

Muleta disse...

ainda há quem não reconheça a importância de um gps para um tipo se orientar......

ié-ié disse...

Sempre achei que o GPS é a melhor ferramenta para enfiar um carro para dentro do rio.

Um amigo meu, com GPS, quis estacionar o carro em Campo de Ourique e foi parar ao Terreiro do Paço.

Ah! Ah! Ah!

LT

daniel bacelar disse...

Muleta
As minhas desculpas,pois se te dei a caixita com os CDs+DVD,é porque realmente te conheço,ou és participante nas nossas tertúlias,pois aquilo é uma brincadeira que vou fazendo a pedido dos amigos.
Agora por Muleta,confesso que não estou a ver quem és.

lol disse...

Nem com gps :)

Camilo disse...

Posso?!!!
-Ó MULETA, olhó sononoro!...
Bolas, não é marreta é...!!!

Camilo disse...

Errata:
sonoro!...

Anónimo disse...

Será muleta por andar sempre ao lado de Mr. ié-ié ??

Muleta disse...

ele não precisa de muleta, eh eh.
quem precisa de uma muleta, ou melhor de uma bengala, e branca, é o daniel, pois não está a ver nada quem eu sou.....

Anónimo disse...

Mais ajuda :)

http://cavalinhoselvagem.blogspot.com/2008/05/praa-p-aores-n-6-22mai08.html

Camilo disse...

Muleta...
Coleccionei o CAMARADA, tal como O FALCÃO, O Mundo de Aventuras e o Condor Popular...
O que eu mais gostava na revista CAMARADA era dos desenhos do CARLOS ROQUE.
Era português e tinha um traço bestial.
Foi para a Bélgica.

Muleta disse...

nós tambem tinhamos o camarada, o mundo de aventuras, o diabrete, o cavaleiro andante, etc.
muitos deles estao encadernados e devidamente guardados. de outros, como o foguetão, o camarada, o joao ratao, etc só resta um ou outro exemplar solto, fruto da mudança de coimbra para lisboa.....
ainda tem os camaradas? eu adorava aquilo. o carlos roque tb desenhou para a ediçao portuguesa do tintin