segunda-feira, 13 de julho de 2009

PERFORMANCE (FILME)


Filme de Donald Cammell e Nicolas Roeg (1968/1970), com James Fox, Mick Jagger e Anita Pallenberg.

Da banda sonora faz parte o notável "Memo From Turner", a primeira gravação a solo do vocalista dos Stones.

3 comentários:

Luis Magalhães Pereira disse...

A 1ª vez que vi este filme já iá preparado para gravá-lo na RTP2 - talvez um ciclo do grande Nicolas Roeg - e sabia que se tratava duma raridade e dum cult-movie( para além da presença de Jagger).

O filme tem um argumento... psicadélico e há uma frase que me ficou e que ecoa na minha cabeça sempre que ouço falar de "Performance" - The only performance that makes it, that really makes it, that makes it all the way is the one that achieves madness, right?"!!!!

Brilhante!

filhote disse...

Filme incontornável. E a única boa interpretação de Jagger como actor, inspirando-se na personalidade do "irmão" Keith, e aproveitando para "provar" a deslumbrante Anita - à época, mulher de Keith, ex de Brian.

A "degustação" de Mick - ou será que Anita é que o degustou? -, aconteceu no próprio set das filmagens...

... e rezam as crónicas que Keith ficava horas e horas dentro do carro, roído de ciúmes e raiva, à espera que Anita acabasse as filmagens, largasse Mick, voltando para os seus braços...

... esta, a principal razão por que a versão de "Memo from Turner" usada no filme, e na banda sonora, é a de Jagger a solo, acompanhado por músicos exteriores aos Stones... Keith nem queria ouvir falar de "Performance"...

A versão de "Memo from Turner" gravada pelos Rolling Stones (17 Novembro de 1968, Olympic Studios), acabou por sair na compilação "Metamorphosis" (Decca/ABCKO, 1975).

filhote disse...

Acrescento que esta nova edição em DVD é de "chocolate". Um luxo. Imagem restaurada e som remasterizado.

Cool!!!!!