quarta-feira, 22 de julho de 2009

MUSICIAN'S CAFÉ


Nos anos 60, La Gioconda, em Denmark Street, Londres, era o café dos músicos. Era aqui, por exemplo, que Dick James tinha o seu escritório de publishing. Os compositores vinham aqui mostrar-lhe as suas criações que Dick James depois vendia.

Não, o processo dos Beatles foi diferente. Dick James ganhou o publishing da dupla Lennon/McCartney simplesmente por ter chegado a horas a uma reunião com Brian Epstein e por ter vendido "Please Please Me", num ápice, a Philip Jones, produtor televisivo de "Thank Your Lucky Stars", revelando assim eficácia.

O verdadeiro escritório de Dick James (e, depois, da Northern Songs) funcionava na esquina, no edifício Shaldon Mansions, 1º andar, no 132 Charing Cross Road, desde 1961 até 1964, mudando-se depois para 71-75 New Oxford Street.

Foi também aqui, no Gioconda - hoje um restaurante - que David Bowie, então David Jones, encontrou a sua primeira banda, Lower Third, e que os Small Faces decidiram tornar-se profissionais.

Nos anos 70, La Gioconda era frequentada pelos punks, nomeadamente Clash e Slits.

3 comentários:

Queirosiano disse...

Curioso. A versão contada pelo George Martin em "All You Need Is Ears" sobre o aparecimento de Dick James no universo dos Beatles e a forma como adquiriu progressivamente os publishing rights não coincide com esta.

ié-ié disse...

A versão que reproduzi é muito, muito reduzida. Há muitíssimo mais a dizer (há livros só com este tema), desde o papel (importante) de George Martin à fugaz representação da Ardmore & Beechwood, que era do universo EMI. Sim, foi George Martin que indicou Dick James, entre outras soluções.

Mas enfim é só um post...

LT

gps disse...

Musician's café :)