domingo, 12 de julho de 2009

JOSÉ AFONSO E OUTRAS HISTÓRIAS


"Fotobiografia de José Afonso", Irene Flunser Pimentel, Temas & Debates, 2009, 200 págs., € 34,90

José Afonso, Zélia e a Mãe dos meus dois Filhos em Victoria Park, Londres (1970).


Se a memória não me falha, tínhamos ido ver um Festival Anti-Nuclear com John Lennon, Yoko Ono, Arthur Brown and the Crazy World e mais uns tantos.

Isto foi em Março de 1970, quando José Afonso e Carlos Correia (o célebre Boris) foram a Londres gravar "Traz Outro Amigo Também".

(só por graça, José Afonso gravou nuns estúdios da Pye, paredes-meias com os Status Quo).

Por causa da crise estudantil em Coimbra, em 1969, Rui Pato foi impedido de sair do País, falhando a sua primeira gravação com Zeca.

Gilberto Gil acompanhou-nos nesta incursão a Victoria Park. Há provas fotográficas, logo tenho a certeza.

As minhas cunhadas trabalhavam no Chelsea Kitchen (King's Road) e viviam em Oakley Street, defronte de David Bowie.

A cunhada mais nova era a companheira de José Labaredas, grande amigo de José Afonso. Está assim explicado todo este enredo.

Enquanto a cunhada metia as moedas no meter do 19 A, Oakley Street SW 3, eu jogava judo com o Zeca num dojo improvisado.

Quantas estórias...

A mais deliciosa - digo eu! - aconteceu quando nos encontrámos um dia (ou uma noite) num dos dois restaurantes portugueses de Beauchamp Place: José Afonso, Gilberto Gil, José Labaredas, eu, a Mãe dos meus dois Filhos, as duas cunhadas, a Zélia e um convidado muito especial, Caetano Veloso, ele também exilado em Londres.

Caldo verde lembro-me que comemos todos. No meio dos pastéis de bacalhau, Caetano Veloso confessou que estava atrapalhado, que os seus amigos brasileiros o pressionavam, indagando de como era a vila de um exilado político em Londres.

Queria responder com uma canção, mas não sabia como.

E foi nessa noite londrina, num recanto bem português, que José Afonso trauteou a melodia do que viria a ser o famoso "London London", de Caetano Veloso, provavelmente mais conhecido na versão de Gal Costa.

É isto verdade?

Para mim é, mas se me lembro da estória é porque não vivi os sixties...

Luís Pinheiro de Almeida

10 comentários:

Anónimo disse...

Meu Deus, que história!

Fantástico! Só pergunto por que razão estas histórias não são conhecidas...

Anónimo disse...

Parabéns!

Rato disse...

A história é na realidade conhecida, pelo menos para quem se interessa por estes tempos.
Mas confesso que foi a primeira vez que a li adornada com estes detalhes.
A propósito, ontem à noite na RTP2 passou o documentário completo - 45 minutos - daquela outra história do leão Christian, criado por dois australianos em Londres, que o compraram no Harrods, em 1969 e depois tiveram de o enviar para o Quénia. O vídeo do reencontro (um ano depois) correu mundo no YouTube e foi visto por cerca de 50 milhões de pessoas. Alguém gravou? Receio bem que não, até porque o programa estava anunciado como "Um leão chamado...Ronaldo!"

netherworldman disse...

What a nice little history to read!
As far as I was able to understand your Portuguese language (I am Dutch), this was very interesting to learn that Jose Afonso was aquainted with the London scene of the sixties and seventies. Rato's story on the 2 australians is unknown to me, though.

DANIEL BACELAR disse...

Dear Joop
First of all,congratulations for your knowledge of the portuguese language.
Luis is a man of the world,in his youth he had fantastic experiences and met extraordinary people,so this one was just one of the many stories he lived and shared with us.
As far as "Christian the lion" is concerned,Rato called me (VERY EMOTIONAL!!) when the show was on the Portuguese TV wondering if i was recording it,....beging for a copy.
As a matter of fact,i wasn´t,but i watched the show from that moment on and i must confess that tears came to my eyes not only because no reruns of the show were expected but because it's a fabulous film i missed.
Thanks to the "GODS",Internet was invented,so i runned to Amazon.uk and to my surprise and pleasure i ordered it.
It was already dispached from London,so Monday or Twesday the DVD must reach me.
As you showed interest on the film i'll be glad to send you (FREE)a copy of it.
If that's the case,contact me to DBACELAR@GMAIL.COM for your name and adress.

DANIEL BACELAR disse...

Luis
Mas que raio aconteceu á interessantissima fotografia do Zeca que ilustrou este apontamento durante um ou dois dia?????
De repente desapareceu!!!!!

Jabberwocky disse...

Boa pergunta, Daniel! Eu, por acaso, nem nunca a cheguei a ver, apenas há dias no livro.

daniel bacelar disse...

Milagre!!!!
A fotografia reapareceu!!!!

OF disse...

Etiqueta "Caetano"

Anónimo disse...

de como era a vila, não, de como era a vida de um exilado político em Londres :-)
(2017)