segunda-feira, 13 de julho de 2009

SNOBS GANHAM 13ª ELIMINATÓRIA


Os Snobs, de Setúbal, venceram a 13ª eliminatória do Concurso Yé-Yé que se realizou no Teatro Monumental, em Lisboa, no dia 20 de Novembro de 1965.

Os Snobs arrebataram 24 pontos, contra 15,5 dos Celtas (Póvoa de Santo Adrião), 15 dos Playboys (Moscavide), 11,5 dos Marialvas (Lisboa) e apenas 1,5 dos Não Brinques Comigo (Gafanha da Nazaré).

Os Snobs iniciaram a sua carreira artística no Verão de 65 e são todos amigos e companheiros de folguedos: Victor Raposeiro, 17 anos, estudante, viola-solo, Waldemar Baptista, 18 anos, empregado de escritório, vocalista, Jacinto Costa Albino, 17 anos, estudante, viola-baixo, Luís Henrique Nascimento, 17 anos, estudante, bateria, e José Augusto Baptista, 18 anos, empregado de escritório, viola-ritmo.

No palco do Monumental, vestidos de casacos azuis de listas pretas, tocaram "Shaddogie", "Shut Gone", "Vem" e "Só Por Ti".

O público gostou deles e aplaudiu-os demoradamente, rezam as crónicas.

Os Snobs viriam a perder a 3ª meia-final, no dia 22 de Janeiro de 1966, para os Espaciais, do Porto. Ficaram em 2º à frente dos Bábulas, Guitarras de Fogo, Átomos e Krawas.

O curioso é que 44 anos depois, a filha de José Augusto Baptista entrou em contacto com este blogue para dar conta de que os Snobs ainda se mantêm, agora com a designação de 4 Sixties, actuando na região de Setúbal, e que desejam encontrar-se com outros conjuntos da época.
"O conjunto do meu Pai esteve presente numa emissão em directo no Radio Clube Português... apresentou dois temas dos Shadows, "FBI" e "Wonderful Land", e um tema , editado e interpretado pelos Snobs, uma canção lindíssima que foi gravada na altura , mas que infelizmente se "perdeu" ficando apenas na memória de quem a escreveu , e tocou , tão bela e harmoniosa canção ao estilo de Cliff Richard.

"Actualmente, ao fim de todos estes anos... o conjunto voltou a reunir os seus antigos membros, foi uma ideia do meu pai, e um amor sem precedentes pela música dos anos 60 que o fez empreender tanta energia neste novo projecto...

"Agora com um novo nome... os 4 Sixties já fizeram várias actuações e têm já uma agenda preenchida para este ano. Uma das actuações que estará para breve será realizada dia 31 de Julho pelas 22h30 no Palco Principal da Feira Anual de S'antiago em Setúbal. Pel 2º ano consecutivo, tanto na Feira Anual de Santiago em Setúbal, bem como, na Feira das Vindimas em Palmela, também no Palco Principal.

"O meu Pai esteve bastante doente e creio que a paixão pela música foi o que mais o impulsionou para uma rápida recuperação.

"Estes "jovens" na faixa etária dos 60 anos, fazem com que muitas memórias daqueles belos tempos, transpareceram agora nos rostos de quem já viveu a loucura dos 60s, do Rock n'Roll e de quem agora admira a persistência e dedicação deste conjunto.

"A camaradagem que se vivia intensamente era reflexo de tanta opressão e resultado de quem foi ao Ultramar e que tristemente deixava para trás a familía, esposas, filhos ou namoradas, como foi o caso do meu Pai".
myspace.com/4sixties

contacto: José Augusto Baptista (918 501 557)

5 comentários:

JT disse...

Snobs é o nome de um cão e de uma série juvenil que costuma ser difundida pela SIC


http://pt.wikipedia.org/wiki/Snobs

Snobs é uma série australiana sobre dois amigos, Marian Freeman, um menino "cigano" que chega à cidade australiana de Eden Beach, e Abby, uma menina da classe média-alta que mora na cidade.

Snobs é o nome do cachorro de Marian.

Fernando Correia de Oliveira disse...

Verdadeiro serviço público, o deste blog, a ligar eventos, memórias e boas-vontades. Parabéns!

DANIEL BACELAR disse...

Lá me tocaram na "corda sensível"
O que acabo de lêr,é mais uma vêz o exemplo de que a amizade e vontade de fazer "coisas",não era palavra vâ nos anos 60 (apesar de todas as dificuldades que conhecemos).
Recebi há horas,(enviado pelo Luis...claro)um mp3 da interpretação deste grupo do tema "Wonderful Land" e dêvo dizer que pareciam mesmo os Shadows.
Só isso prova o que já disse antes,esta geração aprendeu mesmo a tocar e isso deve-o a esses fabulosos músicos dos Shadows,Ventures,Eric Clapton ou o incomparável James Burton.
Força rapaziada,provem que estão cá para durar e que os nossos anos 60 e todas as dificuldades porque passámos serviu para alguma coisa .
Pelo menos temos o exemplo do José Augusro Baptista que segundo a sua filha,venceu a doença auxiliado pelo seu amôr pela música!!!
BEM HAJA!!!!!!

Camilo disse...

Fiquei cheio de... saudades, pronto,... quando vi a foto... com toda aquela "confusão" de micros e fios no palco, mais os músicos vestidos à maneira...
(Escolher a fatiota era uma chatice... para os alfaiates)...!
A gente olha para esta -e outras imagens, todas parecidas- e reporta-se àquelas alturas dos 60... e por aí fora.
Logo,vêm-nos momentos inesquecíveis à lembrança.

Unknown disse...

Já tive o prazer de ouvir uma excelente interpretação deste Conjunto de "jovens" talentosos...na Feira de Santiago, e fiquei abismado com a qualidade...qualquer semelhança entre eles e os shadows é pura coincidência!!!

Eduardo Silva