quinta-feira, 28 de maio de 2009

OS EUNUCOS


ORFEU - ATEP 6433 - 1970

Os Eunucos (No Reino da Etiópia) - Verdes São Os Campos - Avenida de Angola - Cantiga do Monte

Estas são canções do 4º LP "Traz Outro Amigo Também".

3 comentários:

josé disse...

Uma pergunta para quem souber responder:

Este disco esteve proibido pela DGS?

E o álbum?

JC disse...

Vamos lá ver se consigo ajudar na resposta, José.
1. A PIDE (ou DGS)não proíbia. Como polícia que era, prendia e apreendia. Em caso de necessidade, tb dava uns tabefes, torturava e matava.
2. Penso que os discos, tal como os livros (estes tenho a certeza) não era submetidos à Censura (mais tarde, "exame prévio"). Caso não estivessem conforme as determinações da ditadura, eram apreendidos "à posteriori", o que era sempre uma boa maneira de evitar que fossem editados: nínguem queria investir em algo para deitar fora e que, portanto, não iria ter retorno em termos de investimento.
3. Quem dava a ordem oficial de apreensão? Penso que o SNI e o seu sucessor, por comunicação ao Ministério do Interior que mandava na PIDE. Mas aqui tenho dúvidas. "Grosso modo" o governo!
4. Não me lembro se algum disco de José Afonso esteve efectivamente proibido (em termos de venda, já que vários temas estavam impedidos de passar na rádio e isso, por vezes, variava de emissora para emissora. Tenho uma ideia de que um EP com baladas de Coimbra, entre as quais "Vila de Olhão", "Os Vampiros" e "Menino do Bairro Negro" estaria "fora do mercado", que era o eufemismo utilizado para a proibição. Mas não estou certo.
Lamento não poder ser mais preciso, mas alguém quer adicionar algo mais asclarecedor?

gin-tonic disse...

Está aqui uma capa interessante.
É a primeira vez que a vejo em formato EP. Percebo agora a razão de Mr. Ié-Ié ter dado 1 milhão de dólares pela sua aquisição.
O que é curioso é que o disco tem canções do LP "Traz Outro Amigo Também" mas a capa é, quase, igul à 1ª edição do LP "Contos Velhos Rumos Novos". O dizer "quase" equivale a dizer que nesta capa - a mesma sala, a mesma mesa, as mesmas cadeiras - falta a filha do José Afonso que na capa do LP ele tem sentada nos joelhos enquanto a ajuda a escrver ou desenhar. Na capa do LP consegue ver-se mais um quadro para além do que aqui se vê.
Quanto ao resto, o que sei é aquilo que JC diz. Que saiba as pribições estavam apenas destinadas às estações de rádio. José Afondo tinha uma série de canções pribidas de passarem o que não acontecia com "Grândola Vila Morena" que assim pôde servi de senha para o 25 de Abril.