PARLOPHONE - 11C 008-40631 - 1983 (reedição)
Óculos de Sol (Sunglasses) - Primavera Do Amor (Those Were The Days)
"Sunglasses" é um original de John Loudermilk tornado famoso por Tracey Ullman. Loudermilk nunca cantou a canção, provavelmente por ser no feminino.
Óculos de Sol (Sunglasses) - Primavera Do Amor (Those Were The Days)
"Sunglasses" é um original de John Loudermilk tornado famoso por Tracey Ullman. Loudermilk nunca cantou a canção, provavelmente por ser no feminino.
13 comentários:
Pois, mas a versão de Natércia Barreto é anterior à de Tracey Ullman, que é de 1984. Acho que a de Natércia será do final dos anos 60, talvez 1969. A 1ª gravação talvez seja de Skeeter Davis, já que penso John Loudermilk nunca a interpretou. Estou certo ou errado?
a versao da natercia é um espectaculo!!!!
Gaita! Nunca me tinha apercebido disso! Vou já ver o que consigo descobrir. Bem visto, JC, e obrigado!
LT
Depois, confirma, LT, pois tb tenho algumas dúvidas e ás vezes engano-me.
JC deu o mote e eu fui atrás. Nunca antes tinha pensado verdadeiramente na origem da gravação de "Óculos de Sol". Dera-me satisfeito com Tracy Ullman. Mas como JC muito bem notou, a versão de Tracy são uns bons 15 anos depois da de Natércia.
Então como Natércia conheceu esta obscura canção de John Loudermilk?
Sim, não acredito que conhecesse a versão original de Skeeter Davis, de 1965.
Então, só há duas hipóteses: se, à época, em 68/69, Natércia já vivia na África do Sul, então não poderia ter ficado indiferente à versão da sul-africana Hilary, que foi um grande êxito em 68, ou à versão cómica de Al Debbo que foi igualmente um êxito na mesma altura e também na África do Sul.
Se Natércia Barreto ainda não vivia na África do Sul, então é provável que conhecesse a versão francesa de Sheila, "Dans La Glace", de 1965. Como nós, por cá, ouvíamos estas gaulesianices...
Obrigado, JC
LT
Do wikipedia
"In 1983, Ullman succeeded as a singer on the legendary punk label Stiff Records, although her style was more comic romantic than punk. She had six songs in the British Top 100 in less than two years, including her first hit "Breakaway" (famous for her performance with a hairbrush as a microphone); the international hit cover version of label-mate Kirsty MacColl's "They Don't Know," which went to #2 in the UK (#8, U.S. - MacColl also sang backing vocals on Ullman's version), and which became the theme song to most of Ullman's later television series; and the cover of Madness's "My Girl," which Ullman changed to "My Guy's Mad At Me." (The "My Guy" video featured the British politician Neil Kinnock, at the time the Leader of the Opposition).)
Her songs were over-the-top evocations of 1960s and 1970s pop music with a 1980s edge, "somewhere between Minnie Mouse and The Supremes" as Britain's Melody Maker put it, or "retro before retro was cool", as a retrospective reviewer wrote in 2002. Her career received another boost when the video for "They Don't Know" featured a cameo from Paul McCartney; at the time Ullman was filming a minor role in McCartney's film Give My Regards To Broad Street. Her final hit was Sunglasses (1984) whose video featured Adrian Edmondson. During this time, she also appeared as a guest VJ on MTV in the United States.
In October 2006, Ullman recounted her music days in the BBC Four documentary series, If It Ain't Stiff."
Num invent�rio das obras de John Loudermilk apenas refere Skeeter Davis (de 1965) e Tracy Ullman
Link:
http://www.lib.unc.edu/mss/inv/l/Loudermilk,John_D.html
A vers�o original dever� ser de Skeeter Davis
"Skeeter Davis received five Grammy nominations including four for Best Female Country Vocal Performance in 1964 ("He Says the Same Things to Me"), 1965 ("Sunglasses"), 1967 ("What Does It Take"), and 1972 ("One Tin Soldier")."
Desta cantora apenas conhe�o "Angel of the morning" (*) e "End of the Word" (**)
(*) Segundo o wikipedia, "AOTM" foi interpretado inicialmente por Merrilee Rush. A vers�o de Juice Newton alcan�ou o n� 1 nos EUA em 1981. Existem igualmente vers�es de Nina Simone, The Pretenders, etc.
(**) "EOTW" foi igualmente interpretado por The Carpenters, Loretta Lynn, Herman's Hermits, Bobby Vinton, John Cougar Mellencamp, Johnny Mathis, Julie London, Eddy Arnold, Dottie West, Nancy Sinatra, Sonia Evans, Twiggy, Claudine Longet, Agnetha F�ltskog (of ABBA fame), Rosie Flores, Patti Page, Anne Murray, Nina Gordon, Vonda Shepard, Expos� The Vanguards, Leigh Nash, Lobo, Sonia, ...
Apenas coloquei o extracto do wikipedia por fazer referência a Paul McCartney (Ullman participou no filme "Give My Regards to BroadStreet" e McCartney aparece no clip de "They don't know").
Ullman mais tarde foi para os E.U.A. tendo "apadrinhado" os Simpsons no seu Tracy Ullman Show
De nada, LT. Eu tb conheci a versão da Natércia Barreto antes de qualquer outra. Foi por ela que descobri era do Loudermilk e, assim, cheguei mais tarde à Tracey. Agora quem influenciou a Natércia... A Sandy Posey não era + ou - conhecida em todo o mundo?Já agora, de que ano, ao certo, é a versão da NB? É que não tenho a certeza seja de 1969.
Seguramente, o meu single favorito da Pop portuguesa dos anos 60. E só conheço a versão da Natércia. Chega-me. É uma versão notável.
A Tracy Ullman só a conheço do "Give My Regards to Broad Street", filme mal-amado do Macca que contém memoráveis momentos como "Ballroom Dancing"...
Pequena provocação a dois dos "nossos" bloguistas: deviam ouvir a inesquecível versão de "Óculos de Sol" das esposas de Daniel Bacelar e Jaime (Rockfellas). Um dueto em uníssono. Existe um filme da actuação... algures...
Vou já cravá-los!
LT
Só para confirmar: a versão (inultrapassável) da Techa é de 1969, residindo ela em Moçambique nessa altura. Portanto, e tal como o YéYé refere, a "fonte" deverá mesmo ter sido a sul-africana Hilary. Aliás, era isso mesmo que era habitual nessa altura, isto é, a forte influência que a África do Sul exercia em Moçambique; e, claro, não apenas no mundo da música mas em todo o "modus vivendis" das gentes.
Eu tenho o single da Hillary, mas nao tem data.
Exatamente Rato, a Natércia baseou-se na versão Sul Africana de Hilary, podes crer.
Abraço,
Carlos
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