Ex-baterista dos Farras, dos Deltons, dos Sheiks, da Filarmónica Fraude, Luís Moutinho esteve hoje à noite na SIC Notícias metralhando o telespectador com as suas noções de marketing e de comportamento de consumidores em tempo de crise, de que, aliás, é mestre.
Filho de Pedro Moutinho e de Maria Leonor, Luís é hoje em dia professor universitário na Escócia e geralmente coonsiderado um dos crâneos europeus de marketing.
Quase fiquei cansado de ouvir, tal a velocidade com que fala... deve ser do ritmo dos anos 60!
Ah! E teve uma frase que eu vou adoptar e que acho genial: os blogues são megafones digitais!
Com 60 anos, Luís Moutinho saiu há mais de 30 de Portugal para fazer o seu mestrado em Inglaterra, na Universidade de Shefield, onde também se doutorou.
Partiu, então, para o Brasil, onde permaneceu durante um curto período. Foi professor em várias escolas nos Estados Unidos da América, nomeadamente na Universidade do Arizona.
Em 1986 voltou para a Europa, para a Universidade de Glasgow. Foi nessa altura que se apaixonou pela Escócia. "Sou escocês adoptado", define-se. Três anos mais tarde ganhou a Cátedra na Universidade do País de Gales.
Permaneceu em Inglaterra durante 7 anos, mas a paixão pela Escócia foi mais forte, para onde regressou para ganhar a primeira "Cátedra de Fundação" de sempre em Marketing atribuída pela Universidade de Glasgow, onde é professor catedrático.
Conhecido pela sua pesquisa académica e científica, conta com 17 livros editados na área do Marketing, além de cerca de 250 artigos científicos publicados.
Filho de Pedro Moutinho e de Maria Leonor, Luís é hoje em dia professor universitário na Escócia e geralmente coonsiderado um dos crâneos europeus de marketing.
Quase fiquei cansado de ouvir, tal a velocidade com que fala... deve ser do ritmo dos anos 60!
Ah! E teve uma frase que eu vou adoptar e que acho genial: os blogues são megafones digitais!
Com 60 anos, Luís Moutinho saiu há mais de 30 de Portugal para fazer o seu mestrado em Inglaterra, na Universidade de Shefield, onde também se doutorou.
Partiu, então, para o Brasil, onde permaneceu durante um curto período. Foi professor em várias escolas nos Estados Unidos da América, nomeadamente na Universidade do Arizona.
Em 1986 voltou para a Europa, para a Universidade de Glasgow. Foi nessa altura que se apaixonou pela Escócia. "Sou escocês adoptado", define-se. Três anos mais tarde ganhou a Cátedra na Universidade do País de Gales.
Permaneceu em Inglaterra durante 7 anos, mas a paixão pela Escócia foi mais forte, para onde regressou para ganhar a primeira "Cátedra de Fundação" de sempre em Marketing atribuída pela Universidade de Glasgow, onde é professor catedrático.
Conhecido pela sua pesquisa académica e científica, conta com 17 livros editados na área do Marketing, além de cerca de 250 artigos científicos publicados.
17 comentários:
É por causa de frases dessas que o marketing tem má fama...
Que disparate!
Raios! Não vi. Um tipo interessante, parece-me.
Olha o Luis!!
Que pena que eu tenho de o não ter visto na SIC.
Já lá vão tantos anos que teria tido um imenso prazer em revê-lo.
Foi uma época gira com todas as rivalidades entre os chamados "conjuntos",mas o que interessa é a malta tocava mesmo,e passou tempos muito agradáveis.
Folgo em saber que a sua vida profissional transformou-se num enorme sucesso!!!
Caro LPA,
Também retive essa expressão dos megafones digitais que, no contexto em que foi explicada, é muito feliz. Infelizmente a "velocidade de expressão" não permitiu absorver toda a sabedoria debitada na entrevista.
Abc
JA
Caro JC,
Explique lá essa do disparate e da má fama do marketing...
JA
Um dos mais impressionantes cábulas que conheci! Doutorado em quê...?! Onde...?!
É referido no "post" que se doutorou na Universidade de Sheffield (terra dos Human League)
Um dos projectos do recentemente falecido João Aguardela também se chamava MEGAFONE
Bom, caro anónimo: basta estar atento aos "media" para entender que a maioria dos que se pronunciam sobre marketing nem sabe do que está a falar. Confunde mktg c/ campanhas de publicidade, promoções, comunicação, vendas etc, etc. Um chorrilho de disparates. Do género: temos aqui "isto" e agora o que faz falta é um "bocado de mktg" (sic). Esquece que o "isto" já deverá conter, em si mesmo, o resultado de muito trabalho de mktg (passe a expressão pouco rigorosa). E, refere o mktg sempre com um certo sentido pejorativo, como algo que se destina a enganar os incautos e não se apoia em nada de estruturalmente sólido ou material. Costumo dizer que, neste país, de treinador de futebol e de "marketeer" toda a gente pensa que sabe. É que, aparentemente, parece fácil, evidente, mas é, isso sim, das áreas mais complexas da gestão. Ressalvo que não estou a referir-me a Luís Moutinho. Não conheço o seu trabalho e o meu conhecimento pessoal limita-se a ter sido episódico monitor de um curso de "Finanças para Gestores de MKTG" que eu frequentei - em horário pós-laboral e já trabalhava na área - já há longos anos. O curso até era interessante, retive.
Quanto à frase "os blogues são megafones digitais" é de facto um "sound byte", uma "boutade", mas pouco acrescenta à compreensão da blogosfera, que está longe de ser algo de homogéneo. Reduz a blogosfera a algo de militante, agitador das massas, imediatista, superficial, tal qual era o papel do megafone nos "anos de "antigamente" (em certa medida, ainda o é). Como "blogger", recuso esse papel restritivo e essa menorização intelectual da blogosfera.
Esclarecido?
Mande sempre.
Oh ANÓNIMO!!(se és o anónimo do costume)
Parece-me que pela primeira vêz estamos de acordo.
Realmente o Luis que conheci era um grande cábula,portanto fiquei agradávelmente surpreendido quando soube do seu doutoramento e sucesso na Escócia.
YOU'LL NEVER KNOW!!!!
Será mesmo verdade,ou estamos mais uma vês perante um "espertalhão" em "terra de trouxas"??????
dESCULPEM!!!
"VÊZ" escreve-se com Z e não com S como saiu!!!!
Caro JC,
Não podia estar mais de acordo com a explicação. A razão da minha questão tem exactamente a ver com ter interpretado o seu comentário como uma dessas leituras erróneas e imediatistas que refere.
Quanto à sua visão da expressão "megafones digitais" creio que é fruto de não ter visto a entrevista. O que o Prof. LM queria exemplificar é que na blogosfera há milhares (creio que ele referiu 200 mil) de blogs que expressam pontos de vista de clientes sobre determinadas marcas (negativos neste caso) e que os blogs funcionam aqui como megafones digitais. A expressão isolada tem, como creio que foi a sua interpretação, uma leitura completamente diferente.
ABC
JA
Ora aí está algo mtº importante e inovador: os clientes e consumidores passarem a ter oportunidade de expressar publicamente os seus pontos de vista negativos s/ as marcas. Algo que as marcas devem passar a ter em conta para a sua edificação enquanto marcas e quando da definição das suas estratégias.
Gostei de ver o Luis Moutinho, filho de uma Senhora (Tia Leonor) que ajudava (se pudesse) os miúdos da musica .
Um abraço Daniel
Litó
Olá litó,um grande abraço também para ti
Como disse antes,não tive o prazer de rever o Luis na TV.
De qualquer maneira foi um prazer saber que tinha descoberto o seu caminho e que encontrara o sucesso em terras de SA.MAJESTADE (antes lá do que cá..não sei se me faço entender)
Que é feito do Anterosoide?????
Bons tempos!!!!
Daniel:
O Anterozoide (ou o "puto Antero", faleceu há uns anos já!
Luis Nabais
Bons cafés que tomámos na "Tentadora" em Campo de Ourique (Rua Ferreira Borges), ele tinha um triumph GT6 branco e eu tinha um spitfire mark III, branco e como nós gostávamos dos carritos.
Victor
Carocha
Branco não, era verde.
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