quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

MEGAFONE DIGITAL


Ex-baterista dos Farras, dos Deltons, dos Sheiks, da Filarmónica Fraude, Luís Moutinho esteve hoje à noite na SIC Notícias metralhando o telespectador com as suas noções de marketing e de comportamento de consumidores em tempo de crise, de que, aliás, é mestre.

Filho de Pedro Moutinho e de Maria Leonor, Luís é hoje em dia professor universitário na Escócia e geralmente coonsiderado um dos crâneos europeus de marketing.

Quase fiquei cansado de ouvir, tal a velocidade com que fala... deve ser do ritmo dos anos 60!

Ah! E teve uma frase que eu vou adoptar e que acho genial: os blogues são megafones digitais!

Com 60 anos, Luís Moutinho saiu há mais de 30 de Portugal para fazer o seu mestrado em Inglaterra, na Universidade de Shefield, onde também se doutorou.

Partiu, então, para o Brasil, onde permaneceu durante um curto período. Foi professor em várias escolas nos Estados Unidos da América, nomeadamente na Universidade do Arizona.

Em 1986 voltou para a Europa, para a Universidade de Glasgow. Foi nessa altura que se apaixonou pela Escócia. "Sou escocês adoptado", define-se. Três anos mais tarde ganhou a Cátedra na Universidade do País de Gales.

Permaneceu em Inglaterra durante 7 anos, mas a paixão pela Escócia foi mais forte, para onde regressou para ganhar a primeira "Cátedra de Fundação" de sempre em Marketing atribuída pela Universidade de Glasgow, onde é professor catedrático.

Conhecido pela sua pesquisa académica e científica, conta com 17 livros editados na área do Marketing, além de cerca de 250 artigos científicos publicados.

17 comentários:

JC disse...

É por causa de frases dessas que o marketing tem má fama...
Que disparate!

josé disse...

Raios! Não vi. Um tipo interessante, parece-me.

daniel bacelar disse...

Olha o Luis!!
Que pena que eu tenho de o não ter visto na SIC.
Já lá vão tantos anos que teria tido um imenso prazer em revê-lo.
Foi uma época gira com todas as rivalidades entre os chamados "conjuntos",mas o que interessa é a malta tocava mesmo,e passou tempos muito agradáveis.
Folgo em saber que a sua vida profissional transformou-se num enorme sucesso!!!

Anónimo disse...

Caro LPA,

Também retive essa expressão dos megafones digitais que, no contexto em que foi explicada, é muito feliz. Infelizmente a "velocidade de expressão" não permitiu absorver toda a sabedoria debitada na entrevista.

Abc

JA

Anónimo disse...

Caro JC,

Explique lá essa do disparate e da má fama do marketing...

JA

Anónimo disse...

Um dos mais impressionantes cábulas que conheci! Doutorado em quê...?! Onde...?!

Anónimo disse...

É referido no "post" que se doutorou na Universidade de Sheffield (terra dos Human League)

Um dos projectos do recentemente falecido João Aguardela também se chamava MEGAFONE

JC disse...

Bom, caro anónimo: basta estar atento aos "media" para entender que a maioria dos que se pronunciam sobre marketing nem sabe do que está a falar. Confunde mktg c/ campanhas de publicidade, promoções, comunicação, vendas etc, etc. Um chorrilho de disparates. Do género: temos aqui "isto" e agora o que faz falta é um "bocado de mktg" (sic). Esquece que o "isto" já deverá conter, em si mesmo, o resultado de muito trabalho de mktg (passe a expressão pouco rigorosa). E, refere o mktg sempre com um certo sentido pejorativo, como algo que se destina a enganar os incautos e não se apoia em nada de estruturalmente sólido ou material. Costumo dizer que, neste país, de treinador de futebol e de "marketeer" toda a gente pensa que sabe. É que, aparentemente, parece fácil, evidente, mas é, isso sim, das áreas mais complexas da gestão. Ressalvo que não estou a referir-me a Luís Moutinho. Não conheço o seu trabalho e o meu conhecimento pessoal limita-se a ter sido episódico monitor de um curso de "Finanças para Gestores de MKTG" que eu frequentei - em horário pós-laboral e já trabalhava na área - já há longos anos. O curso até era interessante, retive.
Quanto à frase "os blogues são megafones digitais" é de facto um "sound byte", uma "boutade", mas pouco acrescenta à compreensão da blogosfera, que está longe de ser algo de homogéneo. Reduz a blogosfera a algo de militante, agitador das massas, imediatista, superficial, tal qual era o papel do megafone nos "anos de "antigamente" (em certa medida, ainda o é). Como "blogger", recuso esse papel restritivo e essa menorização intelectual da blogosfera.
Esclarecido?
Mande sempre.

daniel bacelar disse...

Oh ANÓNIMO!!(se és o anónimo do costume)
Parece-me que pela primeira vêz estamos de acordo.
Realmente o Luis que conheci era um grande cábula,portanto fiquei agradávelmente surpreendido quando soube do seu doutoramento e sucesso na Escócia.
YOU'LL NEVER KNOW!!!!
Será mesmo verdade,ou estamos mais uma vês perante um "espertalhão" em "terra de trouxas"??????

daniel bacelar disse...

dESCULPEM!!!
"VÊZ" escreve-se com Z e não com S como saiu!!!!

Anónimo disse...

Caro JC,

Não podia estar mais de acordo com a explicação. A razão da minha questão tem exactamente a ver com ter interpretado o seu comentário como uma dessas leituras erróneas e imediatistas que refere.
Quanto à sua visão da expressão "megafones digitais" creio que é fruto de não ter visto a entrevista. O que o Prof. LM queria exemplificar é que na blogosfera há milhares (creio que ele referiu 200 mil) de blogs que expressam pontos de vista de clientes sobre determinadas marcas (negativos neste caso) e que os blogs funcionam aqui como megafones digitais. A expressão isolada tem, como creio que foi a sua interpretação, uma leitura completamente diferente.

ABC

JA

JC disse...

Ora aí está algo mtº importante e inovador: os clientes e consumidores passarem a ter oportunidade de expressar publicamente os seus pontos de vista negativos s/ as marcas. Algo que as marcas devem passar a ter em conta para a sua edificação enquanto marcas e quando da definição das suas estratégias.

Anónimo disse...

Gostei de ver o Luis Moutinho, filho de uma Senhora (Tia Leonor) que ajudava (se pudesse) os miúdos da musica .
Um abraço Daniel
Litó

daniel bacelar disse...

Olá litó,um grande abraço também para ti
Como disse antes,não tive o prazer de rever o Luis na TV.
De qualquer maneira foi um prazer saber que tinha descoberto o seu caminho e que encontrara o sucesso em terras de SA.MAJESTADE (antes lá do que cá..não sei se me faço entender)
Que é feito do Anterosoide?????
Bons tempos!!!!

Anónimo disse...

Daniel:
O Anterozoide (ou o "puto Antero", faleceu há uns anos já!
Luis Nabais

O Fantasma da Ópera disse...

Bons cafés que tomámos na "Tentadora" em Campo de Ourique (Rua Ferreira Borges), ele tinha um triumph GT6 branco e eu tinha um spitfire mark III, branco e como nós gostávamos dos carritos.



Victor
Carocha

O Fantasma da Ópera disse...

Branco não, era verde.