sábado, 15 de maio de 2010

OS FARRAS, DE LUÍS MOUTINHO


Já aqui se falou das passagens de Luís Moutinho, actual professor universitário na Escócia, pelos Deltons, Sheiks e Filarmónica Fraude, mas ainda ninguém tinha citado o que parece ser a sua primeira banda, os Farras, em 1964.

Os Farras ensaiavam em Benfica (Lisboa) num velho solar que serviu de décor aos Gatos Negros em "Canção da Saudade".

Eram então Luís Moutinho (bateria), António Duarte Nuno (vocalista), Manuel Pinto Basto (baixo), Daniel Del-Negro (viola-solo) e Francisco Graça (viola acompanhamento).

Rezava assim a biografia de Luís Moutinho:

"Luís Abel Magro Moutinho - o baterista de "Os Farras", verdadeiro malabarista das baquetas - é o filho de Maria Leonor e de Pedro Moutinho. Louro, de olhos claros, tem nas veias a impetuosidade, o destemor dos jovens que sabem enfrentar qualquer situação, sem perder a elegância , a correcção, a galanteria.

"Nasceu a 29 de Janeiro de 1949 e frequentou o Colégio Militar até ao 3º ano (que repetiu). Apesar de uma tendência natural para apresentador (filho de peixe... sabe falar...) a sua paixão actual, forte e avassaladora que o obriga a esquecer tudo o resto é a música.

"Não conhece uma nota e toca apenas de ouvido. Contudo, compõe também, improvisa... e gostava de fazer um grande filme musical (a ideia partiu de um convite do produtor Cunha Teles, à espera de concretização).

"Depois do Colégio Militar, passou para o Colégio S. João de Brito e no ano novo lectivo ingressa noutro estabelecimento de ensino.

"Tem uma grande discoteca, onde não falta um disco sequer dos Gentlemen e dos Beatles, os seus favoritos.

"Para os amigos, é apenas o Luís (o único dos Farras sem diminutivos ou alcunha)".

O vocalista António Duarte Nuno nasceu a 20 de Abril de 1944, em Évora. Admira o Conjunto Mistério, a que aliás pertenceu quando da sua primeira fase, quando era ainda Nova Onda.
Manuel Pinto Basto (baixo) tem 17 anos e admira o Conjunto Mistério e os Shadows.

Daniel Del-Negro (nome verdadeiro) nasceu em Lisboa no dia 13 de Agosto de 1948. É o viola-solo e os seus gostos recaem sobre os Gentlemen, a nível nacional, e os Shadows, a nível internacional.

Finalmente, Francisco Graça, viola de acompanhamento, nasceu em Leiria no dia 30 de Novembro de 1947. Gosta do Conjunto Mistério e dos Shadows e delira com o surf e o hully-gully.

7 comentários:

filhote disse...

Suspeito, tenho quase a certeza, de que o viola-ritmo dos Farras, Francisco Graça, é o conhecido fotógrafo-realizador-publicitário Chico Graça.

Chico Graça participou posteriormente num Festival RTP da Canção, integrado no grupo Fantástica Aventura, e foi autor de diversas capas-fotos de LPs de música portuguesa.

Unknown disse...

Para o meu amigo Luiz Moutinho um abraço de grande amizade dos nossos tempos em que a música era o MÁXIMO..... e a Filarmónica dava cartas.

luizscot disse...

Dear Fernando,
Unm abraco tambem com amizade ,and many thanks for your kind words!
Luiz Moutinho.

LuciaLima disse...

Que saudades!...
Um grande abraço!

s disse...

s
Dear Prof Luiz Moutinho
... The day will come...I’ll be there
With my Standing Ovations

s

Anónimo disse...

Acertou…sou mesmo eu…boa memória abraço

Anónimo disse...

eu... quem?