BGO - DCD2 - 1990
You've Lost That Lovin' Feelin' - Only A Fool Breaks His Own Heart - Make It Easy On Yourself - Let Him Go (And Let Me Love You) - The Drifter - Cry Me A River - Stop Her On Sight (S.O.S.) - Turn On Your Lovelight - I Love Paris - Keep On Running - Ain't Nothing You Can Do - Bad Luck Soul - Got My Mojo Working - Gee Baby Ain't I Good To You - Roll 'Em Pete - You're Breaking My Heart - Hoochie Coochie - Everyday (I Have The Blues) ("Can't Buy Me Love") - Dimples - Five Long Years - My Babe - Times Are Getting Tougher Than Tough - Goin' Down Slow - Rock The Joint
John William Baldry foi dos primeiros britânicos a cantar blues. Fê-lo a partir de 1955 nos clubes de folk e também na Roundhouse, onde pontificavam Cyril Davies e Alexis Korner, e, mais tarde, no Marquee.
Em 1961, esteve nos Blues Incorporated, por onde também passaram Mick Jagger, Charlie watts, John McLaughlin, Paul Jones, Jack Bruce, Ginger Baker...
Como era moda na altura, foi para a Alemanha, mas regressou em 1963 para se juntar à Cyril Davis All Stars. Com a morte de Cyril em 64, Long John Baldry tomou conta da banda e mudou-lhe o nome para Hoochie Coochie, com Rod Stewart como segundo vocalista.
Depois dos Hoochie Coochie, surgiu o Steampacket e após este o Bluesology, com o futuro Elton John.
Em 1967, a Pye quis torná-lo num segundo Engelbert Humperdinck, mas Tony Macaulay conseguiu dar a volta com "Let The Heartaches Begin".
O John de Elton John é o de Long John Baldry e o Elton é o de Elton Dean, companheiro de ambos nos Bluesology.
A primeira canção jamais escrita por Elton John, "Come Back Baby", ainda no tempo dos Bluesology, foi incluída na caixa de 4 CDs de Elton John, "To Be Continued...", editada em 1990.
You've Lost That Lovin' Feelin' - Only A Fool Breaks His Own Heart - Make It Easy On Yourself - Let Him Go (And Let Me Love You) - The Drifter - Cry Me A River - Stop Her On Sight (S.O.S.) - Turn On Your Lovelight - I Love Paris - Keep On Running - Ain't Nothing You Can Do - Bad Luck Soul - Got My Mojo Working - Gee Baby Ain't I Good To You - Roll 'Em Pete - You're Breaking My Heart - Hoochie Coochie - Everyday (I Have The Blues) ("Can't Buy Me Love") - Dimples - Five Long Years - My Babe - Times Are Getting Tougher Than Tough - Goin' Down Slow - Rock The Joint
John William Baldry foi dos primeiros britânicos a cantar blues. Fê-lo a partir de 1955 nos clubes de folk e também na Roundhouse, onde pontificavam Cyril Davies e Alexis Korner, e, mais tarde, no Marquee.
Em 1961, esteve nos Blues Incorporated, por onde também passaram Mick Jagger, Charlie watts, John McLaughlin, Paul Jones, Jack Bruce, Ginger Baker...
Como era moda na altura, foi para a Alemanha, mas regressou em 1963 para se juntar à Cyril Davis All Stars. Com a morte de Cyril em 64, Long John Baldry tomou conta da banda e mudou-lhe o nome para Hoochie Coochie, com Rod Stewart como segundo vocalista.
Depois dos Hoochie Coochie, surgiu o Steampacket e após este o Bluesology, com o futuro Elton John.
Em 1967, a Pye quis torná-lo num segundo Engelbert Humperdinck, mas Tony Macaulay conseguiu dar a volta com "Let The Heartaches Begin".
O John de Elton John é o de Long John Baldry e o Elton é o de Elton Dean, companheiro de ambos nos Bluesology.
A primeira canção jamais escrita por Elton John, "Come Back Baby", ainda no tempo dos Bluesology, foi incluída na caixa de 4 CDs de Elton John, "To Be Continued...", editada em 1990.
4 comentários:
falta a etiqueta JAMAIS
http://guedelhudos.blogspot.com/search?q=jamais
Nos dois posts sobre Neil Young também falta o nome do artista.
Bom, "R&B From The Marquee" é um marco do blues britânico (Long John, Cyril Davies, Alexis Korner). Gravações de 1957 a 1964.Por lá passam tb mtºs dos nomes que o LT indica, e ainda faltam Jack Bruce, Dick Heckstall-Smith (futuro Bluesbreakers) e por aí fora.
Da outra faceta de Long John, existe uma interessante e barata colectânea que inclui além do conhecido "Let The Heartaches Begin" versões de "Stay With Me Baby" (ver, sff, o meu "Gato Maltês"), "Sunshine Of Your Love" (Cream), "Spanish Harlem" (Leiber-Stoller), "How Sweet It Is" (H-D-H), "River Deep, Mountain High" (Barry-Greenwich)e... o original de Jim Webb/Richard Harris "Mac Arthur Park".
Este blogue obriga-me de quando em quando a ouvir coisas que já não entravam nos meus ouvidos há décadas.
Long John Baldry é um desses casos e, para dizer a verdade, tenho hoje outra opinião, mais positiva, sobre o "matulão".
Até já o acho compatível com Scott Walker.
LT
Na colectânea de que falo, além de "Stay With Me Baby" ainda há "Lights Of Cincinnati", dos WB.
Enviar um comentário