segunda-feira, 14 de março de 2011

PAUL ANKA


CBS - 21089 - 1982

Side 1

Diana – Put Your Head On My Shoulder – Tonight, My Love, Tonight – Dance On Little Girl – You Are My Destiny – Lonely Boy

Side 2

My Hometown – Puppy Love – Hello Young Lovers – It’s Time To Cry – Cinderella – Loveland

Josefa, avó de José Saramago, sentada na soleira da porta, aberta para a noite estrelada, para o céu de que nada sabia e por onde nunca viajaria, para o silêncio dos campos e das árvores assombradas, e disse, com a serenidade dos seus noventa anos e o fogo duma adolescência nunca perdida: “O mundo é tão bonito e eu tenho tanta pena de morrer". Assim mesmo e disto se sabe por que Saramago estava lá nessa noite estrelada e imensa e, com ternura, deixou testemunho nas suas “Pequenas Memórias”.

Por tanta coisa, mesmo muita, ele também terá pena de, por um qualquer dia partir em direcção ao fogo: deixar de ouvir as canções de Cole Porter, outras músicas e, desculpem-lhe a fraqueza, estas canções do Paul Anka, que nos primeiros anos da adolescência tanto o marcaram, sem saber bem como, mais do que as canções do Elvis Presley e, pela heresia invoca de novo que lhe perdoem a fraqueza, mas é que nunca gostou de armar ao pingarelho.

Colaboração de Gin-Tónico

9 comentários:

Anónimo disse...

"Ele" quem? Que mania de escrever na 3ª pessoa.
LF

filhote disse...

Sem abanar a anca, o Anka também me tocou... desde cedo... obrigado pela memória, amigo Gin-Tonic!

Jack Kerouac disse...

Paul Anka faz-me lembrar os filmes da saga "Gelado de Limão"

filhote disse...

Isso, Jack! E que filmes, senhores!

("Lemon Popsicle", no título original. Tenho a banda sonora)

Jack Kerouac disse...

Sim, também me lembro de ter tido um LP com a banda sonora, nem sei se ainda o tenho, vou vefrificar isso. Na altura era uma mina de música dos 50´s, apesar dos filmes serem Israelitas. Ainda para mais, o último vi no mítico Cinema Roma, boas memórias :)

Rato disse...

Só que esta capa não casa com as memórias do Gin-Tónico. São versões requentadas e descartáveis dos anos 80 e o Hugo certamente suspira ainda é pelos originais do final da década de 50.

daniel bacelar disse...

Caro Hugo
Para nós os "velhotes" é sempre um prazer relembrar estas músicas que nos habituámos a ouvir na R.R.no "Quando o telefone toca" do saudoso Joaquim Pedro (Posso pedir o disco??)ou nos Emissores Associados no programa para os doentes dos Hospitais Civis da também inesquecível Alda Maria.
Um E.P. (quatro músicas)custava 50$00 (hoje €0.25)o que para a altura então para a malta jovem, era um "pastelão".
Portanto era colados ao rádio que ouviamos estas músicas do Paul Anka,Pat Boone (O chato dedicou-se ás religiões e deixou de gravar))Frankie Avalon,Frankie Laine,The Platters,etc etc.
Versões dos anos 50 e 60,mas absolutamente "finais",que serão sempre lembradas como tal e não em novas versões por muito requintadas que sejam.
O João Carlos (Rato),tem toda a razão,pois foi uma época absolutamente fora de série e aqueles arranjos musicais os definitivos.
Desculpem o discurso,mas estas coisas tocam-me muito especialmente e confesso que tenho saudades (apesar de tudo)desses tempos,em que pelo menos podíamos sonhar e ter um horizonte à nossa frente

gin-tonic disse...

Pois é, caro Rato, as inolvidáveis orquestrações do Don Costa em todos aqueles EPs da "ABC-Paramount", made in Spain, pela "Hispavox"
E, meu caro Daniel, se bem me lembro o programa da Alda Maria chamava-se "Disso é que eu Gosto" e, vá lá saber-se porquê, a maior parte dos ouvintes-doentes eram do Sanatório do Barro.

adilson disse...

Estou chegando agora no blog e tenho encontrado bastante coisa esta é uma delas, como poderei obter os links, se é que estão ativo.