terça-feira, 29 de março de 2011

DOUTORES & ENGENHEIROS


Estou na margem, sou a paisagem no meio da indiferença, estou na margem. Sabes que a vida na espera nas ruas da cidade, no meio da multidão, estou na margem Todos lutam ou talvez não.

Tiveram uma carreira curta, mas deixaram marcas musicais que perduram e representam os vários sucessos dos chamados gloriosos anos 80.

O grupo formado em Algés terminou em 1990, mas as letras dos seus temas continuam a estar na actualidade, assim como a sonoridade que os caracterizou.

Em 1986 gravam uma maqueta com bastante aceitação nos programas de música portuguesa e temas como “So Long”, “I´m Sick” e “Planet” ocuparam os primeiro lugares do top “Quinta dos Portugueses” do programa “Ocidental Praia” da Rádio Renascença.

O primeiro álbum “Doutores & Engenheiros” foi editado em 1988, depois de um primeiro contrato com a Edisom, e deste LP destaca-se a música “Estou na Margem”.

Dez mil exemplares vendidos e dezenas de concertos realizados deram o impulso para mais um álbum, o último desta banda.

Em 1989 é editado o LP “Lavagem de Estrada” e um ano depois os Doutores & Engenheiros saem de cena e cada um dos seus elementos segue o seu caminho.

Existem poucos registos históricos deste grupo, mas já quanto às músicas, basta uma pequena procura no youtube para se conseguir regressar rapidamente aos temas que fizeram furor na época e que ainda hoje deixam saudades a muitos.

Há quem diga que estavam à frente do seu tempo e que por isso foram penalizados pela crítica.

Comentários como “estou arrepiado por ouvir de novo esta música” ou “grande som, que pena não se repetir a história nem que fosse só mais um vez” são comuns de encontrar numa busca simples na internet, para reviver os temas deste grupo desaparecido prematuramente.

Última formação:

Ilídio Praia (bateria)
Tica Magalhães (baixo)
Alexandre Nunes (voz)
Pedro Pimentel (teclas)
Luís Moreno (guitarra)

Álbuns:

Doutores & Engenheiros (LP- 1988)
Lavagem de Estrada (LP-1989).

Colaboração de Gabriela Chagas

2 comentários:

as disse...

Não oiço há bastante tempo. Mas tenho boas lembras do "Estou Na Margem". Também me lembro que o LPA chegou a elogiar o primeiro disco mas que tal não era extensivel a toda a comunicação social da época.

as disse...

boas lembranças