sábado, 19 de março de 2011

MORREU JET HARRIS


Jet Harris, MBE, antigo baixista dos Shadows, morreu esta sexta-feira (18MAR11), vítima de cancro na garganta. Tinha 71 anos e, outrora, problemas de alcoolismo e agressividade.

O músico, que estava doente há muito tempo, morreu em casa da sua companheira Janet Hemingway em Winchester, no Reino Unido.

Cliff Richard, companheiro de Harris nos tempos dos Shadows, disse à BBC estar "muito triste" com a notícia, prestando-lhe tributo: "Jet vai ser sempre parte integral da história do rock 'n' roll britânico. Perdê-lo é triste, mas as boas memórias ficam para sempre comigo".

Jet Harris ficou conhecido com os Shadows, mas em Abril de 1962 abandonou o grupo para uma carreira a solo. "Besame Mucho" e "The Man With The Golden Arm" foram dois dos seus sucessos.

Fez também duo com Tony Meehan, igualmente ex-Shadows, "Diamonds", que teve a participação de Jimmy Page.

Antes dos Drifters/Shadows, Jet Harris esteve no Vipers Skiffle Group (com Hank Marvin) que foram produzidos por George Martin.

Mais tarde, dedicou-se à fotografia, tendo voltado à música em 2007, quando editou o seu último trabalho, o álbum "The Journey".

4 comentários:

JC disse...

Soube aqui em 1ª mão. Obrigado.Tb já fiz menção lá pela minha "tasca"

filhote disse...

Também já fiz menção no Facebook...

Falta apenas dizer que Jet Harris, rezam as crónicas, terá sido o primeiro músico, em Inglaterra, a utilizar um baixo eléctrico - pelo menos publicamente.

O baixo era um Framus, importado da Alemanha.

daniel bacelar disse...

Pois é!!!
Mais um que já lá está!!
Tony Meehan bateriata dos Shadows também já faleceu em 2005
Em 2009 Cliff Richard para o fabuloso espectáculo comemorativo dos 70 anos "Final Reunion" (vejam o DVD)tentou reunir os antigos Shadows sobreviventes,mas devido aos problemas de alcoolismo e mau feitio de Jet Harris (que deu origem á sua saida dos Shadows há muitos anos!)os outros elementos recusaram.
É uma pena,pois era um extraordinário baixista,mas na realidade quando um grupo tem um bom hambiente de trabalho ,como se veio a provar nos anos seguintes,um mau elemento é realmente muito desagradável.
Que descanse em PAX!!

Zeca do Rock disse...

Amen!