sábado, 3 de julho de 2010

TRAVESSA DA FÁBRICA DOS PENTES


Amoreiras, Lisboa.

5 comentários:

Fernando Correia de Oliveira disse...

a fábrica dos pentes fez parte do complexo industrial que o marquês de pombal fez construir na zona das Amoreiras, e que incluía uma Fábrica das Sedas, uma Fábrica de Botões, uma Fábrica de Cartas de Jogar ou uma outra Fábrica de Relojoaria - por estranho que pareça, Portugal gastava, já então, o que não tinha para importar faustosos pentes e botões em marfim e carapaça de tartaruga, luxuosos baralhos, vistosos relógios... as fábricas faliram praticamente todas ao fim de algumas décadas, e o esforço de industrialização pombalino terá sido em vão...

ié-ié disse...

Obrigado pela lição!

LT

Carlos Caria disse...

Quanto á fábrica das sedas, embora não com a pujança de antigamente ainda aí funciona uma fábrica de fitas de seda,- para medalhística e condecorações - com processos de produção ainda artesanais, e que pede meças às mais modernas fábricas Europeias em termos de qualidade.

JC disse...

Daí a zona chamar-se "das amoreiras", pois existiam muitas árvores c/ esse nome destinadas a alimentar os bichos da seda que produziam a matéria-prima para a fábrica a tal fábrica das sedas.

ié-ié disse...

Aprender até morrer!

LT