quarta-feira, 28 de julho de 2010

LIZ BREWER, PIONEIRA NO ALGARVE


"The Party Bible", Liz Brewer, Artnik, 2003, 144 págs

Aqui há uns dias, a revista "Visão" publicou uma reportagem sobre o Algarve Yé-Yé e referiu o nome da inglesa Liz Brewer como a pioneira das noites de Albufeira na qualidade de proprietária da primeira boîte local, o famoso 7 e 1/2.

Agosto de 1964. Uma debutante inglesa abrir uma discoteca é coisa estranha na época. Estranha em Londres e ainda mais no Algarve, onde apenas se dança nos hotéis e quase sempre ao som de conjuntos que tocam versões dos êxitos da época.

Quando a elite londrina sabe, por uma coluna de gossip, que a filha de Hugh Gansel Brewer, corretor da City, vai estrear-se no negócio das noites numa aldeia de pescadores portuguesa de que ninguém ouviu falar, assiste-se a uma romagem de curiosos.

Mais de 600 pessoas vão à inauguração, de carro, de barco, de avião privado.

E, a partir daí, o bar 7 e a discoteca 7 e 1/2 estão sempre cheios.

Longe do estereótipo da debutante loira e burra, Liz Brewer sabia o que queria quando convenceu quatro amigos a emprestarem-lhe 2 mil libras cada um para poder comprar e remodelar uma velha adega, em Albufeira.

Com esses 640 contos, ia tentar recriar a famosa discoteca Saddle Room, a primeira que apareceu em Londres, nos anos 50. Em baixo, no 7, ouve-se fado e assiste-se a espectáculos de folclore. Em cima, no 7 e 1/2, dança-se até às tantas da manhã.

Há ainda um terraço com vista para o mar e não faltam os bancos feitos a partir de barris de vinho, iguais aos da Saddle Room, tal como não hão-de faltar os discos com os hits que John Reid, futuro manager dos Queen e de Elton John, traz de Londres às escondidas da alfândega.

Liz encontrara a adega por intermédio do pintor João Bailote, que conheceu na noite em que chegou a Albufeira.


(...)

A adega fica situada a dois passos da praia dos Pescadores - um excelente negócio, acha Liz, antes de o interior ruir às primeiras investidas dos pedreiros. Nada que a desmoralize. O seu jeito para as relações públicas ultrapassa qualquer contratempo e com a ajuda do namorado da altura, Neville Roberts, há-de organizar festas que atraem gente famosa.

Pelo 7 e 7 e 1/2 passam Cliff Richard e alguns músicos dos Shadows, as cantoras Lulu e Cilla Black, ícones dos swinging sixties, Tom Jones e Paul McCartney.

Até aparecer o Sobe e Desce, no Carvoeiro, a casa de Liz não tem concorrência.

Uma rápida busca pelo Google permitiu conhecer um pouco melhor esta mulher audaciosa, hoje em dia ainda uma especialista na organização de grandes eventos.

Liz Brewer é conhecida como the woman who claims to know what everyone who is anyone is doing (and to whom).

4 comentários:

gps disse...

Estamos sempre a "aprender" :)

Etiqueta anos 60 ?

Porquê etiqueta McCartney e não Cliff, Shadows, etc. :)

ié-ié disse...

Boas questões, GPS, vou providenciar...

LT

JT disse...

Ou todos ou nenhum :)

Anónimo disse...

o que se aprende por aqui :)